Meteorologia

  • 18 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 20º

Fundo Global para o Meio Ambiente apoia gestão sustentável da terra

Um projeto de gestão sustentável da terra em Cabo Verde vai contar com um financiamento de quase dois milhões de euros do Fundo Global para o Meio Ambiente, para melhorar também a segurança alimentar, foi hoje anunciado.

Fundo Global para o Meio Ambiente apoia gestão sustentável da terra
Notícias ao Minuto

10:55 - 06/04/22 por Lusa

Mundo Cabo Verde

Segundo informação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), que vai apoiar a execução deste projeto por parte do Ministério da Agricultura e do Ambiente cabo-verdiano, o objetivo é "promover a gestão sustentável da terra, a restauração da paisagem e soluções baseadas na natureza para melhorar a segurança alimentar e nutricional, os meios de subsistência e a resiliência", apoiando desta forma a concretização dos compromissos da Neutralidade da Degradação da Terra (NDT) do país.

A abordagem NDT pretende "evitar, reduzir, reverter" e permite a perspetiva e a atenção das partes interessadas de vários setores "para trabalharem juntos em questões de degradação da terra", com enfoque nas bacias hidrográficas de Ribeira Seca, Vale de Garça e Ribeira das Patas, em Cabo Verde.

O objetivo é propor "soluções baseadas na natureza visando a segurança alimentar e nutricional, meios de subsistência melhorados e resiliência, e gestão de dados de degradação da terra, informações, conhecimento e monitoramento do projeto", refere a mesma informação.

Promovido pela FAO e Fundo Global para o Meio Ambiente, o projeto "Rumo à neutralidade da degradação das terras para melhoria da Equidade, Sustentabilidade e Resiliência" em Cabo Verde foi aprovado em dezembro de 2021, com um financiamento de pouco mais de 2,1 milhões de dólares (quase dois milhões de euros), e a sua implementação será analisada hoje pelas partes envolvidas, na cidade de Praia.

Cabo Verde enfrenta mais de três anos de seca e de acordo com dados do Governo necessita de importar 80% dos produtos que consome, situação agravada pela escalada de preços no mercado internacional após a guerra na Ucrânia.

Criado em 1991, o Fundo Global para o Meio Ambiente é considerado um dos maiores financiadores de projetos ambientais no mundo, iniciativa de cooperação internacional por sua vez financiada pelo Banco Mundial para apoiar a proteção do meio ambiente global e promover o desenvolvimento sustentável.

Leia Também: Cabo Verde avança para Zona Económica Especial para a Tecnologia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório