Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 24º

AO MINUTO: Polónia quer "missão de paz" armada; 3 milhões em fuga

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a guerra na Ucrânia.

AO MINUTO: Polónia quer "missão de paz" armada; 3 milhões em fuga

Aquele que é já o 20.º dia da invasão russa sobre território ucraniano fica marcado pela retoma das negociações entre ambas as partes envolvidas neste conflito. Em causa estão conversações de paz que, até ao momento, conseguiram garantir a abertura de corredores humanitários a partir de algumas das cidades mais afetadas pela guerra. Mas que foram, porém, incapazes de contribuir para um cessar-fogo prolongado na Ucrânia.

As sanções aplicadas à Rússia na sequência deste conflito armado continuam, também, na ordem do dia. Esta terça-feira, o Reino Unido deu conta de que vai  vai aplicar novas sanções contra esse mesmo país, mas também contra a aliada Bielorrússia. Algo de semelhante acontece com a União Europeia, que adotou formalmente aquele que é já o quarto pacote de sanções económicas e individuais à Rússia.

Até ao momento, a guerra na Ucrânia terá provocado, pelo menos, 691 mortes de civis, com outros 1.143 a terem ficado feridos, segundo os dados recentemente divulgados pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a guerra na Ucrânia:

00h00 - Boa noite. Encerramos aqui este registo AO MINUTO do conflito entre a Rússia e a Ucrânia. O acompanhamento será retomado na manhã de quarta-feira.

23h52 - Rússia com progressos limitados pode sentir necessidade de reforçar meios

As forças russas obtiveram progressos limitados nas últimas 24 horas e podem concluir que necessitam de mais meios, enquanto mantêm os esforços para tomar as principais cidades da Ucrânia, revelou hoje uma autoridade da Defesa norte-americana.

23h39 - As sanções russas sobre Joe Biden foram, afinal, aplicadas ao seu falecido pai?

A atual secretária de Imprensa da Casa Branca, Jen Psaki, diz que a Rússia pode ter, na verdade, aplicado as sanções ao falecido pai do presidente Joe Biden, reporta a CNN. Isto porque as sanções foram aplicadas, na verdade, a Joseph Robinette Biden (nome do pai do atual chefe de Estado) e não a Joseph Robinette Biden Jr., nome completo do presidente.

23h21 - Antes da Eurovisão, membro dos Kalush Orchestra luta pela Ucrânia

Um membro da banda Kalush Orchestra - apontada como a favorita a vencer a 66.ª edição do Festival Eurovisão da Canção - encontra-se na linha da frente a lutar pela Ucrânia face à invasão russa.

23h08 - Polónia pede autorização à NATO para "missão de paz" na Ucrânia

Após o encontro que reuniu o presidente da Ucrânia e os líderes da Polónia, Eslovénia e República Checa, a Polónia pediu à NATO autorização para a realização de uma "missão de paz" para ajudar a Ucrânia, que seria "protegida pelas forças armadas".

"Esta missão não pode ser uma missão desarmada. Deve tentar fornecer ajuda humanitária e pacífica à Ucrânia", afirmou o vice-primeiro-ministro polaco, Jaroslaw Kacyznski, citado pela agência de notícias PAP.

22h56 - Sp. Braga ajuda a trazer mãe e irmã de jovem guarda-redes ucraniano

O Sporting de Braga ajudou a trazer da Ucrânia a mãe e irmã de Bohdan Isachenko, de 18 anos, a pedido do guarda-redes ucraniano recentemente contratado pelos minhotos, informou hoje o clube bracarense.

22h55 - Assembleia Municipal de Lisboa aprova moção pela libertação do autarca de Melitopol

A Assembleia Municipal de Lisboa aprovou hoje, com o voto contra do PCP e a abstenção do PEV, uma moção do PSD pela libertação imediata de Ivan Fedorov, presidente da Câmara Municipal de Melitopol, na Ucrânia.

22h43  - Cão "paralisado" pelo medo em Irpin. Dono tenta confortá-lo

A guerra na Ucrânia não tem apenas provocado dor e medo nos seres humanos que estão a vivenciar essa realidade. Nas redes sociais tem circulado a imagem de um cão que ficou "paralisado pelo medo", recusando mover-se após um "bombardeamento". Na fotografia, captada em Irpin, vemos ainda o seu dono, Andriy Kulik, a tentar "confortar" o seu animal de estimação.

22h30 - Kremlin não quis converter jornalista russa em mártir, diz ONG

A organização internacional Repórteres Sem Fronteiras (RSF) considerou hoje que a libertação da jornalista Marina Ovsianikova, que na segunda-feira protestou contra a guerra num telejornal russo, significa que o Kremlin não quer convertê-la em mártir.

22h02 - Rússia oficialmente expulsa do Conselho da Europa

A Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa expulsou oficialmente a Rússia deste que é considerado o principal organismo em matérias de Direitos Humanos do continente. A decisão surge apenas horas depois do país ter, por si mesmo, formalizado a sua saída.

O Conselho da Europa garante, no entanto, continuar a apoiar as organizações russas que se oponham ao regime ditatorial do país.

21h54 - Mais de 122.000 britânicos mostram interesse em alojar refugiados ucranianos

O número de pessoas residentes no Reino Unido que registaram o seu interesse em receber, em suas casas, refugiados ucranianos através do programa 'Homes for Ukraine' chega já aos 122.305, noticia a Sky News.

21h44 - Cruz Vermelha inicia retirada de civis de Sumy em 80 autocarros

Dois comboios de 80 autocarros escoltados pelo Comité Internacional da Cruz Vermelha (CICV) iniciaram hoje a retirada de civis da cidade ucraniana de Sumy, próxima da fronteira com a Rússia, informou a organização humanitária.

21h34 - Ucrânia recebe mais 170 milhões de euros para prestar apoio a refugiados

Os Estados Unidos vão conceder à Ucrânia mais de 186 milhões de dólares (169,79 milhões de euros) em ajuda adicional para apoiar os refugiados em fuga do país, bem como os deslocados que ainda permanecem dentro da Ucrânia, avançou o secretário de Estado norte-americano Antony Blinken, citado pela Reuters.

21h28 - Líderes muçulmano e croata bósnios alertam para impacto da guerra

Os membros muçulmano e croata da presidência colegial da Bósnia-Herzegovina alertaram hoje para as repercussões que a guerra da Rússia na Ucrânia pode implicar para o país balcânico e toda a região.

21h27 - UNESCO pede respeito por segurança de jornalistas no país

A diretora-geral da UNESCO, Audrey Azulay, condenou as mortes de dois jornalistas hoje ocorridas na guerra da Ucrânia e pediu respeito pela segurança física dos profissionais da comunicação social durante os combates.

21h22 - Cerca de 29.000 civis abandonaram cidades afetadas pelo conflito, diz governo ucraniano

Cerca de 29.000 civis saíram em segurança de algumas das cidades ucranianas mais atingidas pelo conflito com a Rússia, através dos corredores humanitários concebidos para o efeito, disse hoje um alto funcionário do Governo ucraniano, citado pela Sky News.

Kyrylo Tymoshenko disse ainda que cerca de 20.000 deixaram a cidade portuária sitiada de Mariupol.

21h12 - Zelensky agradece a líderes europeus por estarem em Kyiv

Através do Facebook, o presidente ucraniano fez questão de agradecer aos líderes europeus que se deslocaram a Kyiv. "Chefe do governo polaco, Mateush Moravetsky, vice-primeiro-ministro, Yaroslav Kachinisky, primeiro-ministro da República Checa, Peter Fiala, e primeiro-ministro da Eslovénia, Yanez Yansha. A vossa visita a Kiev neste momento difícil para a Ucrânia é um poderoso testemunho de apoio", ressalvou.

21h07 - Negociações continuam amanhã. Ucrânia fala em "processo difícil"

As negociações entre as delegações russa e ucraniana, com vista para um cessar-fogo na Ucrânia, foram suspensas esta terça-feira e serão retomadas já amanhã, à semelhança do que aconteceu no dia anterior. Segundo Mykhailo Podolyak, conselheiro de Volodymyr Zelensky e membro da delegação ucraniana, trata-se de um “processo de negociação muito difícil”, mas acredita que “existe espaço para concessões”.

20h54 - OSCE vai averiguar existência de crimes de guerra e contra a humanidade

Uma missão independente da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE) vai averiguar a existência de crimes de guerra e contra a humanidade na invasão da Ucrânia pela Rússia, revelou o Ministério dos Negócios Estrangeiros português.

20h41 - Eslovénia aprova estacionamento de forças da NATO no território

O Parlamento eslovaco autorizou hoje o estacionamento no país de até 2.100 soldados estrangeiros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO), no contexto da invasão russa da Ucrânia. Inicialmente, a Aliança terá naquele país uma unidade da "presença avançada reforçada" de cerca de 1.200 soldados, oriundos da República Checa, Alemanha, Países Baixos, Estados Unidos, Polónia e Eslovénia.

20h19 - China "deveria juntar-se ao resto do mundo, condenando a invasão"

O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, defendeu hoje que a China "deveria juntar-se ao resto do mundo, condenando firmemente a brutal invasão da Ucrânia por parte da Rússia".

"Qualquer apoio à Rússia - apoio militar, qualquer outro tipo de apoio - ajudará a Rússia a levar a cabo uma guerra brutal contra uma nação independente e soberana, a Ucrânia, e ajudá-la-á a continuar a travar uma guerra que está a causar morte, sofrimento e uma enorme quantidade de destruição", frisou.

20h15 - Portugal já concedeu mais de 10 mil pedidos de proteção

Portugal já concedeu mais de 10 mil pedidos de proteção temporária a pessoas vindas da Ucrânia em consequência da situação de guerra, segundo um balanço hoje atualizado à Lusa por fonte do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).

20h11 - Ministro turco viajou para Moscovo para prosseguir mediação do conflito

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Turquia viajou hoje para Moscovo, capital da Rússia, e na quarta-feira viajará para a Ucrânia, na tentativa de mediar um cessar-fogo em território ucraniano.

20h09 - Primeiros-ministros polaco, checo e esloveno chegam a Kyiv

Os primeiros-ministros polaco, checo e esloveno chegaram esta noite a Kyiv para afirmar "o apoio sem equívoco" da União Europeia à Ucrânia, anunciou no Facebook o chefe do Governo polaco, Mateusz Morawiecki.

19h41 - Central nuclear de Chernobyl voltou a estar ligada à rede elétrica

A Agência Internacional de Energia Atómica informou, esta terça-feira, que as autoridades ucranianas deram conta de que a central nuclear de Chernobyl foi novamente ligada à rede elétrica.

Lembre-se que o sistema de fornecimento de energia da mesma tinha sido danificado em combate e que, desde 9 de março, a central tinha vindo a ser alimentada por geradores a diesel.

19h36 - Conversações de paz com a Rússia estão "mais construtivas", diz a Ucrânia

A Rússia "amenizou" a sua posição nas conversações que têm em vista o alcançar de um acordo para a resolução do conflito na Ucrânia, adiantou esta terça-feira um alto assessor do presidente ucraniano, citado pela Sky News.

Ihor Zhokovka, um chefe de gabinete adjunto do presidente Volodymyr Zelensky, afirma que Moscovo tinha mudado de tom e deixado de exigir a rendição da Ucrânia. Porém, refere que, para que sejam alcançados "grandes progressos", o presidente russo Vladimir Putin terá de se reunir com o homólogo ucraniano.

19h34 - 20.º dia. Ucrânia não aderirá à NATO e CE repensa política de Defesa

O Presidente ucraniano reconheceu hoje que o seu país não poderá integrar a NATO, horas antes de receber em Kiev três primeiros-ministros europeus e de a Comissão Europeia anunciar que vai repensar a sua política de Defesa.

19h29 - Quarenta membros da OMC anunciam ações contra a Rússia e a Bielorrússia

Quarenta membros da Organização Mundial do Comércio (OMC), incluindo os EUA, o Reino Unido e os 27 países da UE, anunciaram hoje que vão tomar medidas contra a Rússia e a Bielorrússia para "proteger interesses essenciais" em matéria de segurança.

19h27 - Inquérito do IRN a nacionalidade de Abramovich dá origem a processo

O Instituto de Registos e Notariado (IRN) adiantou hoje que o inquérito à atribuição de nacionalidade portuguesa ao oligarca russo Roman Abramovich resultou num "procedimento disciplinar", sem especificar quantos funcionários são visados.

19h04 - Ucrânia diz ter sido afetada por 3.000 ciberataques desde meados de fevereiro

Um total de 3.000 ataques cibernéticos contra alvos ucranianos foram registados desde meados de fevereiro, de acordo com Victor Zhora, o vice-presidente da agência de segurança cibernética do país (SSSCIP), citado pelo The Guardian.

A mesma fonte revela que muitos dos ataques pretenderam derrubar fornecedores de serviços de Internet e outras comunicações, bem como serviços governamentais e financeiros, numa altura em que a Rússia preparava ou levava já a cabo a sua invasão à Ucrânia.

18h49 - Quase 100 crianças morreram desde o início da invasão russa da Ucrânia

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, revelou esta terça-feira que cerca de 100 crianças morreram na sequência de ataques levados a cabo por tropas russas.

18h48 - Rússia e Ucrânia vão ser consagradas ao Imaculado Coração de Maria

O Papa Francisco vai consagrar a Rússia e a Ucrânia ao Imaculado Coração de Maria em 25 de março, em Roma, enquanto em Fátima, como Legado Pontifício, o cardeal Konrad Krajewski fará o mesmo ato na Capelinha das Aparições.

18h46 - EUA aplicam sanções a 11 altos funcionários de Defesa russos

O Departamento de Estado norte-americano anunciou hoje sanções contra 11 altos funcionários da Defesa da Rússia, do Governo e do Exército, em retaliação pela invasão da Ucrânia.

18h44 - Abramovich na lista de sanções da UE pelos "estreitos laços" com Putin

A União Europeia (UE) justificou hoje a inclusão do oligarca russo Roman Abramovich na lista de indivíduos sujeitos a sanções no quadro da agressão militar russa à Ucrânia pelos "estreitos laços" com o Presidente russo, Vladimir Putin.

18h36 - "Todo o comércio com a Rússia deve ser interrompido", pede Zelensky

O presidente da Ucrânia recorreu, esta terça-feira, ao Twitter para defender que todo o "comércio com a Rússia deve ser interrompido", para que este não acabe por "patrocinar a matança" das crianças ucranianas.

Num apelo direto aos "ucranianos de todo o mundo", Volodymyr Zelensky faz-lhes um pedido: "Contactem políticos, falem com jornalistas, exerçam pressão sobre os negócios para que estes deixem o mercado russo". Isto para que "os seus dólares e euros não sejam pagos" com o "sangue" dos cidadãos da Ucrânia.

18h31 - Sete corpos encontrados após ataque aéreo sobre escola em Kykolayiv

Sete corpos foram encontrados nos escombros de uma escola, localizada no sul da Ucrânia, após a mesma ter sido atingida por um ataque aéreo russo no domingo, adiantaram os Serviços de Emergências da Ucrânia, citados pela Sky News.

A mesma fonte confirmou que três pessoas foram retiradas com vida dos escombros desta escola, localizada na região de Kykolayiv. Os trabalhos de resgate no terreno foram já dados como concluídos.

18h23 - Justin Trudeau e mais 300 canadianos proibidos de entrar na Rússia

Numa ação de retaliação contra as sanções que têm vindo a a ser impostas ao país pelo Ocidente, a Rússia veio agora proibir o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, e mais de 300 canadianos de entrarem em território russo.

A lista inclui a ministra dos Negócios Estrangeiros, Melanie Jolie, a ministra da Defesa, Anita Anand, e quase todos os deputados do país, informa o The Kyiv Independent.

18h04 - Boavista enviou camião com toneladas de bens essenciais para a Ucrânia

Um camião com 12 toneladas de bens essenciais recolhidos numa ação solidária promovida pelo Boavista partiu hoje com destino à Ucrânia, cuja população tem sido afetada pela invasão russa, anunciou o clube.

18h03 - PSD exige mais contra aumento de preços, BE e IL perguntam sobre russos

O PSD exigiu hoje ao Governo mais medidas para travar o aumento do preço dos combustíveis, enquanto o Bloco de Esquerda e a Iniciativa Liberal perguntaram pelos resultados da aplicação de sanções a russos residentes em Portugal.

17h59 - Mais de 3 milhões de pessoas fugiram da Ucrânia desde início da invasão, diz a ONU

3.000.381 pessoas abandonaram a Ucrânia desde 24 de fevereiro, dia em que teve início a invasão russa, relata a Agência das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) - que espera que esse número chegue, pelo menos, aos quatro milhões de indivíduos.

O número de pessoas deslocadas dentro de território ucraniano está estimado em 1,85 milhões, disse a Organização das Nações Unidas (ONU) na semana passada. Um número que, de acordo com as estimativas, poderá chegar perto dos sete milhões nos próximos meses.

17h46 - UE planeia compra de vacinas contra doenças infeciosas para refugiados

A União Europeia (UE) está a planear a compra e distribuição de vacinas contra doenças infeciosas - entre as quais sarampo, poliomielite, tuberculose e Covid-19 - para imunizar crianças ucranianas e refugiados não vacinados.

17h45 - EUA anunciam novas sanções contra Lukashenko e funcionários russos

Washington anunciou hoje novas sanções contra o Presidente bielorrusso, Alexander Lukashenko, e a sua mulher, bem como contra pessoas e uma entidade russas, por corrupção e violações de direitos humanos.

17h16 - Jornalista que protestou na TV russa multada em 255 euros

Marina Ovsyannikova, jornalista russa do canal Channel One que interrompeu, em direto, a emissão televisiva do programa de notícias mais visto da Rússia para condenar a invasão sobre a Ucrânia, foi multada em 280 dólares (cerca de 255 euros) pelas autoridades russas, noticia a Sky News.

17h09 - DocLisboa e Cinema Ideal programam sessões de solidariedade

O festival DocLisboa e o Cinema Ideal organizam este mês, em Lisboa, sessões de cinema em solidariedade com a Ucrânia, e as receitas de bilheteira revertem para uma associação que apoia o acolhimento de refugiados ucranianos em Portugal.

17h06 - 10 mil doentes ucranianos transferidos para hospitais da União Europeia

Cerca de 10 mil pacientes a necessitar de cuidados na Ucrânia estão já a ser transferidos para hospitais na União Europeia (UE), anunciou hoje a Comissão Europeia, estimando que esta "não será uma crise de curto prazo".

16h59 - Pacientes e funcionários feitos reféns pelas tropas russas em hospital de Mariupol

O vice-presidente da Câmara de Mariupol, Sergei Orlov, informou que as tropas russas fizeram reféns vários pacientes e pessoal médico do hospital de Mariupol, noticia a BBC. 

"Podemos confirmar esta informação e também o governador da região de Donetsk o fez. Recebemos a informação de que há 400 pessoas lá", acrescentou Sergei Orlov.

16h50 - Produtora da Fox News também morreu em ataque russo sobre Kyiv

Após ter sido confirmada a morte do repórter de imagem Pierre Zakrevsky, que estava na Ucrânia a serviço da Fox News, o Ministério da Defesa da Ucrânia veio dar conta de que o ataque russo perpetrado, perto de Kyiv, sobre essa mesma equipa de filmagens resultou ainda na morte de Oleksandra Kurshynova, produtora que estava a trabalhar para o canal desde o início da invasão.

"O jornalista Benjamin Hall sobreviveu, mas perdeu parte da sua perna", lê-se ainda na publicação, divulgada na rede social Twitter.

16h46 - Novas sanções comprometem capacidade da Rússia financiar a guerra, diz Josep Borrell

O chefe da diplomacia europeia, Josep Borrell, assegurou hoje em Tirana que o quarto pacote de sanções contra a Rússia aprovado pela União Europeia ajudará a "paralisar" a capacidade de Moscovo de "financiar a ocupação da Ucrânia".

16h36 - TAS rejeita pedido. Rússia continua afastada das provas da UEFA

O Tribunal Arbitral do Desporto (TAS) anunciou que "rejeitou o pedido da Federação Russa de Futebol para adiar a execução da decisão do Comité Executivo da UEFA em suspender todas as equipas e clubes russos das suas competições".

16h35 - Matosinhos prepara sede de escuteiros para acolher mais ucranianos

A Câmara Municipal de Matosinhos, no distrito do Porto, está a preparar a sede dos escuteiros de São Mamede de Infesta para receber mais ucranianos depois de, na semana passada, ter acolhido os 12 primeiros, adiantou hoje.

16h34 - "Acredito que não me queriam magoar", disse menina que ficou sem braço

Os bombardeamentos na Ucrânia, que duram já há 20 dias, não só provocaram a morte do pai de Sasha, como também fizeram com que a menina de nove anos ficasse sem braço enquanto tentava sair de Kyiv com a família.

16h34 - Yair Lapid falou com homólogo ucraniano sobre ajuda humanitária

O ministro dos Negócios Estrangeiros israelita, Yair Lapid, conversou hoje com o homólogo ucraniano, Dmytro Kuleba, sobre os esforços que Israel está a fazer na mediação do confito com a Rússia e sobre a ajuda humanitária.

16h33 - "Não admito culpa", diz em tribunal jornalista que protestou na TV russa

A jornalista russa que protestou contra a guerra na Ucrânia na televisão russa está a ser julgada hoje por se ter manifestado ilegalmente e declarou-se inocente da acusação, segundo um tribunal moscovita.

16h27 - Biden em Bruxelas na próxima semana para participar em cimeiras

Joe Biden desloca-se à Europa, na próxima semana, para abordar os esforços de dissuasão e defesa com os aliados da NATO e avaliar, com a União Europeia (UE), as sanções económicas à Rússia, perante a invasão da Ucrânia.

O presidente dos Estados Unidos irá "muito provavelmente" juntar-se a uma cimeira, marcada para 24 de março, em Bruxelas, onde estarão reunidos os líderes dos 27 Estados-membros da União Europeia. A informação foi avançada por um funcionário da entidade, aqui citado pela Reuters.

Entretanto, através da rede social Twitter, o secretário-geral da NATO anunciou uma "cimeira extraordinária a 24 de março na sede" da Organização do Tratado do Atlântico Norte, também na capital belga. Joe Biden estará, também, presente na mesma.

16h17 - Rússia formaliza saída do Conselho da Europa

A Rússia formalizou, esta terça-feira, a saída do Conselho da Europa, considerada a principal organização de Direitos Humanos do continente. A notícia foi avançada pela agência noticiosa russa TASS, aqui citada pela Reuters, explicando que esta se trata de uma medida que pretende prevenir uma possível expulsão do mesmo organismo, devido à invasão levada a cabo pelo país sobre a Ucrânia.

Pyotr Tolstoy, chefe da delegação russa na Assembleia Parlamentar do Conselho, terá entregado uma carta do ministro dos Negócios Estrangeiros, Sergei Lavrov, dirigida ao Secretário-Geral do Conselho, onde anunciava a decisão de Moscovo.

16h09 - Invasão da Rússia é "abalo tectónico" que merece "toda a nossa oposição", diz Santos Silva

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, condenou novamente, esta terça-feira, a invasão da Rússia à Ucrânia, e sublinhou que “à luz do direito” o atual conflito no leste da Europa é “uma guerra de agressão”

16h02 - Rússia impõe sanções a Joe Biden e Antony Blinken

A Rússia diz ter colocado o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, o secretário de Estado Antony Blinken e outros altos funcionários da Casa Branca numa "lista negra" que os impede de entrarem no país, reporta a Reuters.

No total, são 13 os indivíduos incluídos nesta lista, que se trata de uma resposta às sanções que têm vindo a ser impostas por Washington a vários altos funcionários russos.

O secretário da Defesa dos Estados Unidos Lloyd Austin, o chefe da CIA William Burns, o conselheiro do presidente para a Segurança Nacional Jake Sullivan, e a ex-secretária de Estado norte-americana Hillary Clinton fazem parte desta listagem agora criada pelo Kremlin.

15h56 - "Putin quer destruir todo o Ocidente", avisa ex-presidente ucraniano

Petro Poroshenko, ex-presidente ucraniano, disse, esta terça-feira, que Vladimir Putin não vai parar a invasão à Ucrânia se os países Ocidentais não intervirem e alertou que o presidente russo poderá avançar para outros territórios.

15h50 - Macron equaciona ir a Kyiv ou Moscovo quando houver condições para isso

O presidente de França, Emmanuel Macron, anunciou hoje que está a equacionar uma visita a Kyiv ou a Moscovo por causa da guerra na Ucrânia, mas rejeitou fazê-la "nos próximos dias" por falta de condições para viajar.

15h49 - Zelensky reconhece impossibilidade da adesão do país à NATO

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, reconheceu hoje que a Ucrânia não poderá integrar a NATO, uma das exigências da Rússia para terminar a guerra, e disse que os ucranianos estão a tomar consciência dessa impossibilidade.

15h48 - NATO "preocupada" com "bandeira falsa" com recurso a armas químicas

O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, alertou esta terça-feira para a possibilidade de a Rússia utilizar armas químicas num ataque de “bandeira falsa” na Ucrânia.

15h47 - Moscovo propõe resolução "humanitária" no Conselho de Segurança da ONU

A Rússia vai propor aos Estados-membros do Conselho de Segurança da ONU que votem, na quarta-feira, uma resolução "humanitária" associada à "operação militar especial" na Ucrânia, anunciaram hoje diplomatas russos.

15h43 - Von der Leyen vai propor à UE "investimento" em defesa

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, disse hoje que a guerra ucraniana é um "momento decisivo" para a União Europeia (UE) repensar a estratégia de defesa, anunciando que vai propor "oportunidades de investimento" no setor.

15h42 - Cerca de 2.000 viaturas saíram de Mariupol por corredor humanitário

Cerca de 2.000 viaturas conseguiram sair hoje através de um corredor humanitário da cidade ucraniana de Mariupol (leste), cercada há vários dias pelas forças russas e pelos separatistas pró-russos, indicou o município da localidade portuária.

15h40 - Ucraniana de 18 anos terá sido violada por refugiados na Alemanha

Uma jovem ucraniana, de 18 anos, foi, segundo o jornal alemão, BILD, vítima de agressão sexual, no dia 6 de março, no hotel ‘Oscar Wilde’, um alojamento para refugiados em Düsseldorf, na Alemanha.

15h33 - Repórter de imagem da Fox News morto na Ucrânia

Morreu o repórter de imagem da Fox News que estava com o correspondente Benjamin Hall quando este foi ferido num incidente.

15h33 - Ministro da Defesa ucraniano participa em reunião de homólogos da NATO

O ministro da Defesa ucraniano, Oleksii Reznikov, participa na quarta-feira na reunião dos seus homólogos da NATO, bem como representantes da Geórgia, Finlândia, Suécia e União Europeia (UE), anunciou hoje o secretário-geral da organização, Jens Soltenberg.

15h32 - Como Odessa se está a proteger de uma iminente invasão russa

Barreiras antitanque e sacos de areia a proteger as estátuas, é o que se vê um pouco por toda Odessa. O Conselho de Segurança ucraniano acredita que o ataque a Odessa vai ser através do Mar Negro.

15h31 - Jornalista de famoso canal russo demitiu-se e fugiu do país

Uma famosa jornalista russa abandonou o país em protesto contra a decisão de Vladimir Putin de invadir a Ucrânia, noticia a BBC.

15h30 - Zelensky diz que mais cinco pessoas foram mortas em ataques sobre Kyiv

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, confirmou a morte de cinco pessoas nos ataques aéreos russos desta madrugada sobre zonas residenciais na região de Kyiv, mais concretamente nos distritos de Svyatoshynskyi e Podilskyi. Entretanto, terá também havido um novo ataque sobre a estação de metro de Lukyanivska, revela o chefe de Estado, citado pela Sky News.

Zelensky acrescentou ainda, num outro âmbito, que os corredores humanitários definidos para esta terça-feira tinham conseguido "abrir parcialmente".

15h30 - Boa tarde. Damos início a um novo registo de acompanhamento AO MINUTO do conflito entre a Rússia e a Ucrânia. Pode recordar aqui o anterior.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório