Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 19º

Rússia formaliza saída do Conselho da Europa

A decisão surge depois dos representantes dos cinco grupos políticos da Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa se mostrarem a favor da expulsão do país da organização. 

Rússia formaliza saída do Conselho da Europa

A Rússia formalizou esta terça-feira a sua saída do Conselho da Europa (COE), segundo avança a Reuters. A decisão surge depois dos representantes dos cinco grupos políticos da Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa se mostrarem a favor da expulsão do país da organização devido à invasão da Ucrânia. 

Segundo a Reuters, que cita a agência de notícias russa TASS, Pyotr Tolstoy, chefe da delegação russa na organização, entregou uma carta do ministro dos Negócios Estrangeiros, Sergei Lavrov, com a decisão de Moscovo ao secretário-geral do Conselho da Europa.

Na segunda-feira, a Ucrânia pediu a expulsão imediata da Rússia do Conselho da Europa e alegou que o país não pode ser membro do organismo depois da invasão. “Instamo-los a decidir sobre a expulsão imediata da Rússia do Conselho da Europa”, afirmou o primeiro-ministro da Ucrânia, Denys Shmybal, numa videochamada, onde frisou à PACE que a Rússia “não pode continuar na família europeia”.

Os representantes da Assembleia Parlamentar não têm o poder de expulsar um país do Conselho da Europa, mas podem fazer tal recomendação ao Comité de Ministros. Se se confirmasse, a Rússia - cuja participação já se encontrava suspensa desde 25 de fevereiro - seria o primeiro país a ser expulso do organismo. 

[Notícia atualizada às 16h38]

Leia Também: AO MINUTO: Rússia sai do Conselho da Europa; "Quer destruir Ocidente"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório