Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 19º

Ucrânia: UNESCO pede respeito por segurança de jornalistas no país

A diretora-geral da UNESCO, Audrey Azulay, condenou as mortes de dois jornalistas hoje ocorridas na guerra da Ucrânia e pediu respeito pela segurança física dos profissionais da comunicação social durante os combates.

Ucrânia: UNESCO pede respeito por segurança de jornalistas no país
Notícias ao Minuto

21:22 - 15/03/22 por Lusa

Mundo Guerra na Ucrânia

"Os jornalistas desempenham um papel essencial na difusão da informação durante um conflito e nunca devem ser um alvo", afirmou, num comunicado, a responsável da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura), sobre as mortes da ucraniana Oleksandra Kuvshynova, de 24 anos, e do repórter de imagem irlandês Pierre Zakrzewski, de 52 anos.

Ambos trabalhavam para o canal televisivo norte-americano Fox News e morreram quando o veículo em que seguiam foi baleado enquanto faziam uma reportagem perto de Kiev, ao passo que um terceiro elemento da equipa, o britânico Benjamin Hall, ficou gravemente ferido.

Azulay pediu "o respeito das normas humanitárias internacionais para garantir a proteção dos jornalistas e dos profissionais da informação".

Com estas mortes, são já cinco os jornalistas mortos durante este conflito, que começou a 24 de fevereiro.

A Rússia lançou na madrugada de 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que causou já a fuga de 4,8 milhões de pessoas, mais de três milhões das quais para os países vizinhos, de acordo com os mais recentes dados da ONU -- a pior crise na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, e muitos países e organizações impuseram à Rússia sanções que atingem praticamente todos os setores, da banca ao desporto.

A guerra na Ucrânia, que entrou hoje no 20.º dia, causou um número ainda por determinar de mortos e feridos, que poderá ser da ordem dos milhares.

Embora admitindo que "os números reais são consideravelmente mais elevados", a ONU confirmou hoje pelo menos 691 mortos e 1.143 feridos entre a população civil, incluindo mais de uma centena de crianças.

Leia Também: AO MINUTO: Mais negociações amanhã; Crimes de guerra? OSCE vai averiguar

Recomendados para si

;
Campo obrigatório