Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

NATO "preocupada" com "bandeira falsa" com recurso a armas químicas

O objetivo é culpar as tropas ucranianas e justificar mais ataques ao país.

NATO "preocupada" com "bandeira falsa" com recurso a armas químicas
Notícias ao Minuto

15:46 - 15/03/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Guerra na Ucrânia

O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, alertou esta terça-feira para a possibilidade de a Rússia utilizar armas químicas num ataque de “bandeira falsa” na Ucrânia.

“Estamos preocupados que Moscovo possa orquestrar uma operação de ‘bandeira falsa’ na Ucrânia, possivelmente com armas químicas”, afirmou, em conferência de imprensa, o responsável da aliança transatlântica.

Recorde-se que uma operação de "bandeira falsa" consiste em orquestrar um ataque com o objetivo de culpar o inimigo. 

Já ontem, o Ministério da Defesa do Reino Unido voltou também a alertar para o potencial uso de armas químicas numa operação de “bandeira falsa”. No relatório diário sobre a situação da invasão russa da Ucrânia, as autoridades britânicas afirmaram que uma operação de bandeira falsa "teria a forma de um ataque falsificado, uma 'descoberta' de agentes ou munições ou provas fabricadas de alegados planos da Ucrânia de usar estas armas".

A Rússia lançou a 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia. A Organização das Nações Unidas (ONU) estima que, nos últimos 20 dias, já foram registadas pelo menos 1.834 vítimas civis: 691 mortos e 1.143 feridos.

Leia Também: AO MINUTO: Aceites 9.200 pedidos de proteção; Negociações retomadas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório