Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 19º

UE planeia compra de vacinas contra doenças infecciosas para refugiados

Serão compradas vacinas para o sarampo, poliomielite, tuberculose e Covid-19.

UE planeia compra de vacinas contra doenças infecciosas para refugiados
Notícias ao Minuto

17:43 - 15/03/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Guerra na Ucrânia

A União Europeia (UE) está a planear a compra e distribuição de vacinas contra doenças infecciosas - entre as quais sarampo, poliomielite, tuberculose e Covid-19 - para imunizar crianças ucranianas e refugiados não vacinados. O anúncio foi feito pela comissária europeia da Saúde, Stella Kyriakides, após uma videoconferência extraordinária de ministros da Saúde da UE.

A decisão surge numa altura em que cerca de três milhões de pessoas, metade das quais crianças, já abandonaram a Ucrânia, na sequência da invasão russa, e rumaram principalmente para Estados-membros da UE. 

“A cobertura de vacinação na Ucrânia foi muito baixa para várias doenças que são evitáveis, especialmente para crianças, como tuberculose, poliomielite, sarampo, mas também para a Covid-19”, frisou Kyriakides aos ministros. 

A vacinação não será obrigatória para os refugiados ucranianos, mas a responsável anunciou que serão realizadas campanhas para aumentar a consciencialização sobre a necessidade de vacinas.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), menos de 35% da população ucraniana está imunizada contra o vírus SARS-CoV-2, uma discrepância face aos 70% da média da UE. 

Leia Também: Ucrânia: 10 mil doentes transferidos para hospitais da União Europeia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório