Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 19º
Matosinhos prepara sede de escuteiro...

Matosinhos prepara sede de escuteiros para acolher mais ucranianos

A Câmara Municipal de Matosinhos, no distrito do Porto, está a preparar a sede dos escuteiros de São Mamede de Infesta para receber mais ucranianos depois de, na semana passada, ter acolhido os 12 primeiros, adiantou hoje.

Matosinhos prepara sede de escuteiros para acolher mais ucranianos
Notícias ao Minuto

16:17 - 15/03/22 por Lusa

Casa Ucrânia/Rússia

A sede dos escuteiros, que ficará pronta hoje, terá capacidade para acolher mais 12 pessoas vindas da Ucrânia devido à invasão russa, referiu fonte da autarquia.

Neste momento, Matosinhos já recebeu 12 ucranianos, entre os quais cinco adultos e sete crianças, que estão alojados no Centro de Apoio à Comunidade, no Monte Espinho, em Leça da Palmeira.

As crianças têm entre dois e 16 anos, salientou a câmara.

Além do alojamento, a câmara assegura-lhes as refeições.

"Chegaram todos bem na passada quinta e sexta-feira, apesar de muito cansados", ressalvou.

Além destes dois espaços de alojamento, a autarquia tem ainda um centro logístico a funcionar no centro de vacinação onde armazena e faz a triagem dos bens doados nas juntas de freguesia.

A Rússia lançou a 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que já causou pelo menos 691 mortos e mais de 1.140 feridos, incluindo algumas dezenas de crianças, e provocou a fuga de cerca de 4,8 milhões de pessoas, entre as quais três milhões para os países vizinhos, segundo os mais recentes dados da ONU.

A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas a Moscovo.

Leia Também: Lucros da imobiliária Savills sobem 91% em 2021 para 405,5 milhões

Campo obrigatório