Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 19º

Quase 100 crianças morreram desde o início da invasão russa da Ucrânia

A informação foi avançada pelo presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, durante uma intervenção no parlamento do Canadá, onde voltou a apelar ao encerramento do espaço aéreo da Ucrânia.

Quase 100 crianças morreram desde o início da invasão russa da Ucrânia

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, revelou esta terça-feira que cerca de 100 crianças morreram na sequência de ataques levados a cabo por tropas russas.

“Eles estão a destruir tudo: memoriais, escolas, hospitais, prédios. Eles já mataram 97 crianças ucranianas. Não estamos a pedir muito. Estamos a pedir justiça, apoio verdadeiro”, afirmou Zelensky, num discurso no parlamento do Canadá.

Na sua intervenção - precedida por uma ovação dos políticos canadianos - Zelensky pediu aos presentes para imaginarem os pontos turísticos e cidades do país a serem bombardeados e voltou a apelar ao encerramento do espaço aéreo da Ucrânia. “Gostava que vocês entendessem e gostava que sentissem isto”, frisou. “Quantos mais mísseis têm de cair na nossa cidade até que isso [encerramento do espaço aéreo] aconteça?”, questionou.

O Canadá, a segunda maior diáspora ucraniana do mundo depois da Rússia, já prometeu mais de 103 milhões de euros em ajuda humanitária à Ucrânia. Além de impor várias sanções contra a Rússia e oligarcas russos. 

A Rússia lançou a 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia. A Organização das Nações Unidas (ONU) estima que, nos últimos 20 dias, já foram registadas pelo menos 1.834 vítimas civis: 691 mortos e 1.143 feridos.

Leia Também: AO MINUTO: Rússia sai do Conselho da Europa; "Quer destruir Ocidente"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório