Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 19º

Rússia com progressos limitados pode sentir necessidade de reforçar meios

As forças russas obtiveram progressos limitados nas últimas 24 horas e podem concluir que necessitam de mais meios, enquanto mantêm os esforços para tomar as principais cidades da Ucrânia, revelou hoje uma autoridade da Defesa norte-americana.

Rússia com progressos limitados pode sentir necessidade de reforçar meios
Notícias ao Minuto

23:50 - 15/03/22 por Lusa

Mundo Ucrânia

Segundo as informações recolhidas pelos Estados Unidos, as Forças Armadas russas podem acreditar que necessitam de mais meios militares e mantimentos do que aqueles que têm à disposição na Ucrânia e estão a considerar as soluções para obter esses recursos.

Até esta terça-feira, não existiu ainda um movimento real de tropas de reforço a entrarem na Ucrânia, assegurou, no entanto,  um alto funcionário da Defesa norte-americana, que falou à agência Associated Press (AP) sob condição de anonimato.

As forças terrestres russas continuavam hoje a cerca de 15 a 20 quilómetros a noroeste de Kiev e a 20 a 30 quilómetros a leste da capital e estão a ser cada vez mais alvo de ataques de longo alcance.

A mesma fonte acrescentou que as tropas ucranianas continuam a resistir fortemente em Kharkiv, a segunda maior cidade da Ucrânia (leste), e em outras regiões.

A Rússia lançou mais de 950 mísseis até agora desde o início do conflito e quer as forças russas, quer as ucranianas, ainda mantêm cerca de 90% de seu poder de combate, revelou ainda a mesma fonte.

A Rússia lançou a 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que já causou pelo menos 691 mortos e mais de 1.140 feridos, incluindo algumas dezenas de crianças, e provocou a fuga de cerca de 4,8 milhões de pessoas, entre as quais três milhões para os países vizinhos, segundo os mais recentes dados da ONU.

A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas a Moscovo.

Leia Também: Ataques russos testam resistência de Kiev antes de recolher obrigatório

Recomendados para si

;
Campo obrigatório