Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

AO MINUTO: Após morte, Eslovénia descarta vacina; Reforço da J&J em breve

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19.

AO MINUTO: Após morte, Eslovénia descarta vacina; Reforço da J&J em breve
Notícias ao Minuto

08:28 - 30/11/21 por Fábio Nunes e Andrea Pinto

Mundo Covid-19

Portugal notificou 1.635 casos de infeção e 13 mortes, de acordo com os dados divulgados esta segunda-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS). Estes dados foram reportados no mesmo dia em que foram confirmados os primeiros casos da nova variante do SARS-CoV-2, a Ómicron, no país

Perante a ameaça que representa esta nova estirpe, a vacinação assume uma preponderância ainda maior. Ontem, a DGS enfatizou que já foram inoculadas mais de um milhão de doses de reforço

A Associação Nacional das Farmácias (ANF) assegura que há disponibilidade de testes rápidos à Covid-19 nas farmácias para responder ao aumento da procura do serviço.

A Johnson & Johnson revelou que já começou a desenvolver uma nova versão da sua vacina contra a Covid-19, visando especificamente a Ómicron, caso a atual fórmula não seja suficientemente eficaz, à semelhança do que já tinham anunciado Pfizer e Moderna.

Pode consultar nestes mapas interativos a evolução da pandemia de coronavírus em Portugal e no mundo

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19.

23h55 - Boa noite! Suspendemos aqui o registo de hoje. O acompanhamento da situação da pandemia Covid-19 no país e no mundo será retomado amanhã, quarta-feira.

23h37 - Vacina J&J retirada na Eslovénia após confirmada associação a uma morte
 
A Eslovénia descartou em definitivo a administração da vacina da Janssen contra a covid-19 após especialistas terem confirmado a ligação desta vacina à morte de uma mulher de 20 anos por coágulos sanguíneos

23h35 - Viseu ativa Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil
 
A Câmara de Viseu ativou hoje o Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil, na sequência de um aumento de casos positivos de covid-19 na área do concelho.

23h08 - Andorra volta a decretar o uso obrigatório de máscaras no exterior

O Conselho de Ministros de Andorra realizou uma reunião extraordinária para adotar novas medidas para travar a pandemia da covid-19, tendo decretado o regresso do uso obrigatório de máscaras ao ar livre e a generalização da utilização do certificado da covid-19 para o acesso a restaurantes e atividades de lazer. 

22h50 - Canadá proíbe a entrada a viajantes da Nigéria, Malawi e Egipto

O Canadá anunciou, esta terça-feira, que passará a proibir a entrada a pessoas vindas da Nigéria, Malawi e Egipto devido à ameaça de propagação da nova variante do vírus, a Ómicron. O Canadá identificou cinco pessoas com a nova variante e pelo menos duas delas tinham viajado recentemente para a Nigéria. 

22h25 - Liga Portugal, Direção-Geral da Saúde, Governo e Sociedades Desportivas unem-se numa campanha de sensibilização para combate à COVID-19.

22h20 - Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor da OMS diz que "Agora é o nosso momento de superar a pandemia".

Acrescenta ainda, "Digamos que daqui a décadas, quando cada um de nós não for nada mais do que fotografias e memórias, deixamos para o mundo um lugar mais saudável, seguro e justo do que o encontramos".

22h00 - A câmara de Lisboa divulgou imagens do novo e maior centro de vacinação em Lisboa que abre amanhã no pavilhão 4 da FIL.

Veja aqui a partilha da autarquia de Lisboa:

21h38 - Vacinação de pessoas com mais de 50 anos inoculadas com J&J começa dia 5

Perante a concentração dos Centros de Vacinação Covid-19 de Lisboa, a Direção-Geral da Saúde (DGS) relembra que foi feito o reagendamento dos utentes dos centros entretanto encerrados.

21h35 - Cabo Verde regista uma morte 40 dias depois e chega a 350 óbitos

Cabo Verde voltou a registar uma morte passados 40 dias, em Tarrafal de São Nicolau, chegando aos 350 óbitos provocados pela doença desde o início da pandemia, anunciou hoje o Ministério da Saúde.

21h30 - Quase 60 mil vacinados com dose de reforço no último dia

Em relação a ontem, mais 104.396 pessoas foram vacinadas contra a Covid-19 (incluindo doses de reforço) e contra a gripe.

21h15 - Brasil identifica 9.710 casos e 305 vítimas mortais da Covid-19

Nas últimas 24 horas, o Brasil somou mais 9.710 casos de Covid-19 e 305 mortes. Com esta nova atualização, o Conselho Nacional de Secretários de Saúde indica que, desde o início da pandemia, há a lamentar 614.681 mortos e 22.094.459 infetados com Covid-19.

20h45 - Governo estabelece regime do formulário de localização de passageiros
 
O Governo estabeleceu o regime de implementação do formulário de localização de passageiros ('Passenger Locator Form'-PLF), cujo preenchimento é obrigatório para passageiros de cruzeiros e voos com destino ou escala em Portugal continental, segundo um diploma hoje publicado.

20h10 - Três casos na cadeia de Sintra por “falta de separação entre reclusos”

O Estabelecimento Prisional de Sintra terá três casos ativos, dois dos quais são resultado de contaminação devido à falta de separação entre reclusos infetados e não infetados.

20h04 - Estão 28 profissionais em isolamento e 47 doentes e acompanhantes, no Garcia de Orta em Almada

A informação foi avançada pela SIC, que confirmou também que o médico da Belenenses SAD está bem.

20h00 - Madeira regista mais duas mortes e 78 novos casos de infeção

A Madeira registou hoje duas mortes associadas à covid-19, elevando para 105 o número de óbitos, e 78 novos casos de infeção, anunciou a Direção Regional da Saúde (DRS)

19h50 - Caso de Ómicron no Garcia da Orta será de um médico que trabalha também no Belenenses SAD

O caso confirmado da variante Ómicron é um médico que trabalha para o Belenenses SAD.

Os serviços de urgência pediátrica e consulta externa de pediatria do Hospital Garcia de Orta, em Almada, encerram a partir de hoje e por um período de 14 dias na sequência de um caso de covid-19 da variante Ómicron.
  

19h48 - Embaixada de Portugal em Maputo anuncia voos de apoio ao regresso

Os voos servem de apoio ao regresso nos dois sentidos, depois de os Estados-membros da União Europeia (UE) terem decidido suspender temporariamente ligações aéreas com sete países da África Austral, incluindo Moçambique, devido à identificação da variante Ómicron, na África do Sul.

19h45 - França tem 47.177 casos de Covid-19 e 114 mortos

França ultrapassou as 47 mil infeções diárias por Covid-19. O valor em causa, como já havia hoje anunciado o ministro da Saúde francês, Olivier Véran, é o mais alto desde o pico da 3.ª vaga da pandemia no país.

19h40 - Libertada portuguesa acusada de violar confinamento em Amesterdão

O casal de um espanhol e uma portuguesa, detidos desde domingo em Amesterdão por presumível violação de quarentena, foi hoje libertado depois de a Procuradoria-Geral ter decidido não prolongar o confinamento forçado num hospital, anunciou o advogado dos dois.

19h30 - Governo diz que controlo em estádios e discotecas é feito por privados

O ministro da Administração Interna disse hoje que o controlo dos certificados de vacinação e testes nos estádios e discotecas é feito pelas entidades privadas e admitiu que o comportamento dos cidadãos ditará, ou não, o encerramento dessas atividades.

19h16 - Proibição de viagens não impede propagação da variante Ómicron
 
A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomendou hoje às pessoas a partir dos 60 anos ou com comorbilidades o adiamento de viagens, advertindo que a proibição de viagens internacionais não impede a propagação da nova variante do coronavírus.

19h14 - Guterres volta a defender "plano de vacinação mundial"

O secretário-geral da ONU, António Guterres, apologista de uma resposta coordenada e igualitária da comunidade internacional, afirmou hoje que "apenas um plano de vacinação mundial pode terminar com uma pandemia mundial e uma situação injusta e imoral".

19h12  - Administração Regional de Saúde de Lisboa pede desculpa aos utentes
 
A Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) pediu hoje desculpa aos utentes de Lisboa que viram adiados os agendamentos de vacinação contra a covid-19, indicando que "não serão mais de 2.500 pessoas".

19h05 - Hospital de Almada fecha urgência e pediatria por caso de Ómicron

Os serviços de urgência pediátrica e consulta externa de pediatria do Hospital Garcia de Orta, em Almada, encerram a partir de hoje e por um período de 14 dias na sequência de um caso de covid-19 da variante Ómicron.

18h24 - Espanha regista 10.261 novos casos de Covid-19 e 44 óbitos

Segundo os dados atualizados do Ministerio de Sanidad, o país acumula agora 5.164.184 casos de contágio e 88.052 mortos, desde o início da pandemia. A incidência volta a subir, sendo agora de 208 casos por 100 mil habitantes em 14 dias.

18h05 - Empresários portugueses em Angola relativizam nova variante

A nova variante da covid-19, Ómicron, não está para já a preocupar os empresários portugueses em Angola, que dizem que é preciso saber mais sobre o vírus e, quase dois anos depois, o mundo adaptou-se à pandemia.

17h26 - Itália soma mais  12.764 casos de Covid-19 e 89 mortos

A Itália registou, nas últimas 24 horas, mais 12.764 casos de Covid-19 e 89 mortes. Em termos acumulados, o país soma assim um total de 5.028.547 casos de infeção e 133.828 vítimas mortais, desde o início da pandemia.

17h02 - Reino Unido vai dar 4.ª dose da vacina aos doentes mais vulneráveis

Segundo a responsável pelo Serviço Nacional de Saúde britânico (NHS), os doentes mais vulneráveis do país serão chamados para uma quarta dose da vacina para fazer frente à nova variante da Ómicron.

16h55 - "A Câmara está aqui para ajudar, não somos nós que definimos as vacinas"
 
Presidente da Câmara de Lisboa recusa críticas ao novo centro de vacinação, que entra em funcionamento esta quarta-feira na FIL, e garante que a mudança de espaço não foi decisão da autarquia.

16h53 - Conselho da UE analisa limitação à liberdade de circulação por Portugal
 
A decisão de Portugal de limitar a liberdade de circulação devido à situação da covid-19 será analisada pelas entidades competentes do Conselho da União Europeia (UE), nomeadamente o IPCR, de partilha de informação, disse hoje a Comissão europeia.

16h43 - OMS pede calma e resposta racional e proporcional à variante Ómicron

A Organização Mundial de Saúde (OMS) pediu hoje aos Estados-Membros calma e uma resposta racional e proporcional à variante Ómicron do coronavírus que causa a covid-19. "A resposta mundial deve ser calma, coordenada e coerente", defendeu o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, apelando a todos os Estados-Membros para que adotem "medidas racionais e proporcionais ao risco, conforme o regulamento sanitário internacional".

16h25 - Zona de chegadas do aeroporto de Lisboa fechadas devido a novas restrições
 
O diretor do aeroporto de Lisboa apelou hoje para que as pessoas apenas se desloquem ao aeroporto em caso de "necessidade absoluta", uma vez que a área das chegadas vai estar encerrada devido às novas regras de fiscalização.

16h10 - Escola de Carregal do Sal encerrada devido ao aumento de casos
 
A Escola Básica Nuno Álvares de Carregal do Sal foi encerrada temporariamente, devido ao aumento do número de casos de covid-19 no concelho, anunciou hoje o presidente da autarquia, Paulo Catalino.

16h08 - Reino Unido já regista 15 casos da variante Ómicron
 
Universidade de Nottingham identificou o segundo caso da variante na cidade somando-se aos 14 casos que já tinham sido identificados no país.

16h05 - Ómicron pode ser o princípio do fim da pandemia, diz epidemiologista
 
Salim Abdool Karim, um dos principais cientistas sul-africanos envolvidos no combate à covid-19, acredita que a pandemia poderá até acabar mais cedo do que o esperado. Isto porque a nova variante é responsável, apenas, por casos de doença leve  e poderá ser tratada cada vez mais como uma constipação comum. 

16h00 - Tenciona ir a um restaurante? Eis o que muda a partir de amanhã
 
A ida a um restaurante passa a estar sujeita, novamente, a uma condição: apresentar o certificado digital. É também obrigatório o uso de máscara ou de viseira. Saiba mais aqui.

15h58 - Brasil tem dois casos suspeitos da variante Ómicron

O Brasil está a acompanhar dois casos de possível infeção da nova variante da Covid-19.

Uma mulher está internada em Belo Horizonte, sob suspeita de ser portadora da variante Ómicron. A doente chegou ao país, no domingo, vinda do Congo.

O outro caso diz respeito a um homem que desembarcou em Guarulhos, no sábado, tendo passado pela África do Sul antes. O homem testou positivo ao chegar ao país e já está a cumprir isolamento na sua residência.

15h29 - Surto de Covid-19 na Belenenses SAD coloca mais de 100 pessoas isoladas

Mais de 100 pessoas foram isoladas devido ao surto de Covid-19 na Belenenses SAD, que conta com 13 casos positivos para o novo coronavírus, entre atletas e equipa técnica liderada por Filipe Cândido.

De acordo com a informação avançada pela CNN Portugal, entre elementos da estrutura, jogadores da equipa principal e sub-23, equipas técnicas, familiares e todos os contactos de risco, um grupo superior à centena de pessoas foi colocada em isolamento por decisão da delegada de saúde.

15h26 - Scholz escolhe militar para liderar equipa permanente de crise

O candidato à chancelaria alemã, o social-democrata Olaf Scholz, escolheu um militar para liderar a equipa de crise que terá como objetivo conter a quarta vaga de Covid-19 no país, noticia hoje o semanário Der Spiegel.

14h53 - BE critica concentração da vacinação em Lisboa num grande centro

O Bloco de Esquerda de Lisboa exigiu hoje a "reversão imediata do encerramento dos centros de vacinação contra a Covid-19" da cidade, criticando a sua concentração num único ponto, numa altura em que existe um aumento de casos.

Os bloquistas contestaram assim a decisão anunciada na sexta-feira pela Câmara de Lisboa de encerrar a maioria dos centros de vacinação da capital -- fica aberto apenas o da Ajuda -- e abrir aquele que será, segundo o presidente da autarquia, Carlos Moedas (PSD), o "maior centro de vacinação do país" na Feira Internacional de Lisboa (FIL), no Parque das Nações.

14h52 - Governo não prevê novas restrições no setor da cultura

A ministra Graça Fonseca disse não antever novas restrições para o setor da cultura apesar do agravamento da situação epidemiológica da covid-19, salvaguardando que o Governo está a monitorizar impactos da nova vaga.

14h50 - Açores também vão exigir teste aos passageiros vindos do estrangeiro

O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, revelou hoje que a região vai exigir um teste negativo à Covid-19 aos passageiros provenientes do estrangeiro, tal como vai acontecer nas chegadas ao continente português. 

"Nós vamos, aqui também, adotar o mesmo sistema de exigência de teste, tal como a nível nacional."

14h40 - Há mais 11 mortes e 2.907 casos de Covid-19 em Portugal

Portugal registou, nas últimas 24 horas, mais 11 mortes e 2.907 novos casos de Covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico divulgado esta terça-feira pela Direção-geral da Saúde (DGS).

14h05 - Açores com 38 novos casos e 41 recuperações

Os Açores diagnosticaram, nas últimas 24 horas, 38 novos casos de covid-19, e 41 recuperações, informa hoje a Autoridade de Saúde Regional.

14h00 - Sobe para 44 o número de casos confirmados de variante Ómicron na Europa

O número de casos confirmados na Europa da variante Ómicron do SARS-CoV-2, considerada de preocupação, subiu hoje para 44, anunciou o Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC), assinalando que todos têm historial de viagem. 

Os países em causa são, além de Portugal, Áustria, Bélgica, República Checa, Dinamarca, França (Reunião), Alemanha, Itália, Países Baixos, Espanha e Suécia, precisa o ECDC, que cita "informações de fontes públicas", como autoridades de saúde.

13h57 - Prolongar férias judiciais do Natal seria "prematuro"

O Sindicato dos Magistrados do Ministério Público (SMMP) considerou hoje ser prematura qualquer iniciativa para alterar ou prolongar o período de férias judiciais do Natal, face à atual situação pandémica por Covid-19.

O SMMP entende que alterar ou prolongar o período de férias judiciais do Natal "seria uma medida excessiva face ao padrão das medidas gerais anunciadas pelo Governo no atual contexto pandémico".

13h55 - Ómicron estava nos Países Baixos antes de ser detetada na África do Sul

O instituto de saúde RIVM dos Países Baixos anunciou esta terça-feira que descobriu a variante Ómicron em amostras de casos positivos que datam do período entre os dias 19 e 23 deste mês, avança a Associated Press.

Esta revelação do instituto RIVM indica que a nova estirpe do SARS-CoV-2 já estava a propagar-se na Europa antes dos primeiros casos terem sido detetados na África do Sul.

13h53 - EMA está pronta para adaptar vacinas Covid à variante Ómicron

A responsável da Agência Europeia do Medicamento (EMA, na sigla inglesa), Emer Cooke, disse hoje, em Bruxelas, que o organismo está preparado para adaptar as vacinas à nova variante do coronavírus da covid-19 (Ómicron), se necessário

13h52 - Associação de Bares do Porto critica novas restrições ao setor

A Associação de Bares da Zona Histórica do Porto critica a imposição de novas restrições aos espaços de animação noturna a partir desta quarta-feira, apelando ao Governo para apenas manter as limitações em vigor ao dia de hoje

13h50 - Viajar para Portugal de avião só com teste negativo

A partir desta quarta-feira, todos os passageiros que cheguem a Portugal continental por via aérea, em voos internacionais, terão de apresentar um teste à Covid-19 com resultado negativo, mesmo que já estejam vacinados, anunciaram esta terça-feira as autoridades de saúde.

13h46 - Albuquerque diz que "não vale a pena" entrar em pânico com nova variante

O presidente do Governo da Madeira defendeu hoje que "não vale a pena" entrar em pânico com a nova variante do coronavírus, a Ómicron, reafirmando que as medidas de controlo da pandemia no aeroporto em vigor vão manter-se.

"Não vamos alterar as regras. Nós já temos estas regras há meses e meses. Sempre correu bem, sempre conseguimos controlar a situação, portanto nós não vamos alterar regras nenhumas", salientou Miguel Albuquerque, em declarações aos jornalistas à margem de uma visita a um conjunto de empresas tecnológicas, no Funchal.

Sobre a Ómicron, recentemente detetada na África do Sul, Albuquerque sublinhou que "ninguém sabe muito bem [sobre] essa variante quais as consequências", acrescentando que a Madeira tem enviado um conjunto de análises para o Instituto Dr. Ricardo Jorge, como habitualmente.

"Acho que não vale a pena entrarmos em pânico sobre esta questão. É uma variante da Covid, já houve diversas variantes da Covid. Vamos aguardar com serenidade e continuar os nossos procedimentos preventivos e profiláticos no sentido de garantir que ficamos em segurança", considerou.

13h30 - Previsão de triplo dos casos leva África de Sul a acelerar vacinação

O país está numa verdadeira corrida contra o tempo à medida que a variante Ómicron se propaga. Governo quer chegar aos 70% de imunizados até ao fim do ano. Atualmente, 34,5% dos cidadãos estão vacinados.

13h22 - Pandemia matou pelo menos 5.206.370 pessoas em todo o mundo

A pandemia provocada pelo novo coronavírus já fez pelo menos 5.206.370 mortos em todo o mundo desde que foi notificado o primeiro caso na China no final de 2019, segundo o balanço diário da agência France-Presse (AFP).

13h20 - Aumento de casos na Baviera deve obrigar Bayern a jogar à porta fechada

O Bayern Munique deverá jogar os próximos encontros em casa, incluindo com o FC Barcelona, para a Liga dos Campeões de futebol, à porta fechada, devido ao aumento de casos da Covid-19 na Baviera, anunciou hoje o governo da região.

13h09 - Estado de calamidade: O que muda a partir das 00h00 desta quarta-feira?

É já a partir das 00h00 desta quarta-feira, dia 1 de dezembro que entra em vigor o estado de calamidade, um estado que se prolongará por quase quatro meses, até dia 20 de março. Mas afinal o que muda? 

O estado de calamidade não é novo. Este é o terceiro desde o início da pandemia. Recorde as regras anunciadas por António Costa na passada quinta-feira que entram em vigor dentro de menos de 12 horas. 

13h00 - Ómicron estava nos Países Baixos antes de ser detetada na África do Sul

O instituto de saúde RIVM dos Países Baixos anunciou esta terça-feira que descobriu a variante Ómicron em amostras de casos positivos que datam do período entre os dias 19 e 23 deste mês.

Esta revelação do instituto RIVM indica que a nova estirpe do SARS-CoV-2 já estava a propagar-se na Europa antes dos primeiros casos terem sido detetados na África do Sul (as autoridades de saúde sul-africanas reportaram a Ómicron à OMS no dia 24 de novembro) e antes dos casos identificados no aeroporto de Schiphol, em Amesterdão, este fim de semana. 

12h58 - EMA está pronta para adaptar vacinas Covid à variante Ómicron

A responsável da Agência Europeia do Medicamento (EMA, na sigla inglesa), Emer Cooke, disse hoje, em Bruxelas, que o organismo está preparado para adaptar as vacinas à nova variante do coronavírus da Covid-19 (Ómicron), se necessário.

"Devemos ter muito cuidado nesta altura e só posso adiantar que não sabemos se vai ser necessário, mas se o for, já temos um plano de contingência", disse a representante, numa intervenção no Parlamento Europeu.

12h17 - Viajar para Portugal de avião só com teste negativo

A partir desta quarta-feira, todos os passageiros que cheguem a Portugal Continental por voos internacionais terão de apresentar um teste à Covid-19 com resultado negativo.

A medida entra em vigor às 0h00 de amanhã, 1 de dezembro, e deixa de fora os passageiros provenientes de voos domésticos.

Os viajantes que não apresentem teste podem ficar impedidos de embarcar e as companhias aéreas ficam sujeitas ao pagamento de uma coima.

11h26 - Estabelecimento prisional de Coimbra com 24 reclusos infetados

O estabelecimento prisional de Coimbra tem 24 reclusos infetados com Covid-19, segundo a Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais, que diz existirem também surtos em duas prisões e outros casos isolados, perfazendo 68 reclusos infetados.

11h01 - Controlo nas fronteiras será aleatório. Mas multas podem chegar aos 800 euros

As operações de fiscalização nos pontos de passagem fronteiriça serão feitos pelo SEF e pela GNR de forma aleatória, esclarece o Governo numa nota à comunicação social, na qual se clarificam as regras aplicáveis nas fronteiras terrestres durante a vigência das medidas especiais em matéria de testagem. 

Para quem não apresentar um comprovativo de teste à Covid-19 ou se recusar a fazer um dos testes referidos, as coimas variam entre os 300 e os 800 euros.

10h58 - Grécia quer multar pessoas com mais de 60 anos que não foram vacinadas

O governo grego quer tornar obrigatória a vacinação para as pessoas com mais de 60 anos e vai multar as que não foram vacinadas contra a Covid-19, indicou esta terça-feira o primeiro-ministro grego, Kyriakos Mitsotakis. 

A multa de 100 euros será automaticamente aplicada a partir do dia 16 de janeiro do próximo ano, e será mensal.

10h55 - A partir de amanhã, teletrabalho é recomendado para todas as empresas

Há novas regras para conter a pandemia em Portugal a partir do dia 1 de dezembro. Uma delas é que o teletrabalho passa a ser recomendado para todas as empresas, independentemente da sua dimensão.

10h53 - Tribunal Constitucional alemão decide a favor das medidas restritivas

O Tribunal Constitucional (TC) alemão considerou hoje justificadas e proporcionais as medidas de confinamento parcial decretadas pelo governo desde o início da pandemia, abrindo a porta a um agravamento das restrições contra a nova vaga de Covid-19.

10h18 - China confiante que será capaz de prevenir transmissão de Ómicron

As autoridades de saúde da China consideram existir "alta probabilidade" de que a variante Ómicron do SARS-CoV-2 chegue ao país, mas ressalvam que a "estratégia de prevenção" chinesa vai ser "eficaz" na prevenção da sua transmissão.

9h44 - França deteta primeiro caso da Ómicron na ilha da Reunião

O primeiro caso da Ómicron foi detetado em França, mais precisamente na ilha da Reunião, localizada no oceano Índico mas que faz parte do território francês.

Este primeiro caso foi confirmado esta terça-feira pelo porta-voz do governo francês, Gabriel Attal, durante uma entrevista à rádio Europe1. Attal confirmou ainda que seis dos contactos da pessoa infetada com a nova variante do coronavírus estão a ser testados.

8h54 - Suíça coloca Portugal na lista de países de risco

Portugal entrou, esta terça-feira, na lista de países de risco da Suíça. A notícia pode travar a vinda a Portugal de muitos emigrantes nesta época festiva, já que todos os viajantes que regressem terão de apresentar um teste negativo e cumprir uma quarentena de dez dias.

8h53 - Província sul-africana onde Ómicron foi identificada regista aumento de 330% nas hospitalizações

A província sul-africana onde a nova variante do SARS-CoV-2, a Ómicron, foi inicialmente detetada registou um aumento de 330% nas hospitalizações.

Gauteng, que inclui a cidade de Joanesburgo, registou 580 hospitalizações por Covid-19 esta semana, de acordo com dados oficiais. Isto representa um salto de 330% em relação às 135 hospitalizações de há duas semanas.

8h51 - Japão deteta primeiro paciente infetado com a nova variante

O Japão confirmou hoje o primeiro caso de um doente infetado com a variante Ómicron do novo coronavírus tratando-se de um viajante procedente da Namíbia, disseram hoje fontes oficiais japonesas.

8h49 - Cidadãos fora da UE precisam de teste ou certificado para entrar no país

Cidadãos de países exteriores à União Europeia e dos países considerados de risco vermelho ou vermelho escuro sem certificado digital europeu de teste ou recuperação precisam de teste PCR negativo ou comprovativo de teste rápido antigénio para entrar em Portugal.

8h17 - Presidente da República promulga decreto que permite ao Governo decidir uso de máscara na rua

O Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa promulgou na segunda-feira o decreto que habilita o Governo a estabelecer o uso de máscara na rua sem a autorização da Assembleia da República.

Numa nota divulgada na segunda-feira à noite no sítio oficial da Internet da Presidência, é assinalada a promulgação do "decreto que estabelece as condições de determinação, a título excecional, da obrigatoriedade do uso de máscara para o acesso, circulação ou permanência nos espaços e vias públicas".

8h10 - Pandemia afetou desproporcionalmente jovens e pessoas com baixos salários

A pandemia de Covid-19 afetou desproporcionalmente os jovens e as pessoas com baixos rendimentos, com 48% dos portugueses a considerarem que estão agora mais pobres do que antes da crise sanitária, segundo um estudo da Intrum.

8h09 - Pfizer pede autorização à FDA para reforço em pessoas com 16 e 17 anos

Nos Estados Unidos, as vacinas foram autorizadas em adolescentes em maio. Isto significa que muitos se encontram já perto do sexto mês após a toma da vacina, o que indica uma quebra na imunidade. 

A farmacêutica Pfizer planeia pedir autorização à Food and Drug Administration (FDA) -  autoridade do medicamento norte-americana - para que se comece a administrar doses de reforço da vacina em jovens com 16 e 17 anos, avança a ABC News. 

Atualmente, nos EUA, as doses de reforço estão autorizadas a maiores de 18 anos. Se a autoridade do medicamento autorizar, passará a ser possível vacinar com reforço a partir dos 16 anos. 

8h08 - Alemanha reporta 388 óbitos e 45.753 novos casos nas últimas 24 horas

A Alemanha registou 45.753 novos contágios e mais 388 mortes causadas pela Covid-19 em 24 horas, segundo o boletim epidemiológico divulgado pelo Instituto Robert Koch. Em termos cumulativos, a Alemanha contabiliza 5.836.813 casos confirmados e 101.344 vítimas mortais. 

Depois de vários dias consecutivos a aumentar e a superar máximos, a incidência desceu ligeiramente para 452,2 casos por 100 mil habitantes. 

8h06 - China deteta 39 casos nas últimas 24 horas

A China detetou 39 casos de Covid-19, nas últimas 24 horas, 21 por contágio local e os restantes oriundos do estrangeiro, anunciaram hoje as autoridades de saúde do país. A Comissão de Saúde da China adiantou que o número total de casos ativos é de 790, entre os quais sete graves.

Desde o início da pandemia, o país registou 98.711 casos da doença e 4.636 mortos.

8h03 - Empresas que promovem conciliação entre trabalho e família adaptaram-se melhor à pandemia

As empresas que promovem ativamente a conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal adaptaram-se melhor à reorganização imposta pela pandemia, defendeu a secretária de Estado da Igualdade, assinalando a adesão de 17 novas entidades ao Pacto para a Conciliação.

8h01 - Conselho de Ética critica Governo por não ser ouvido sobre medidas

A presidente do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida criticou hoje o Governo por não ouvir este órgão sobre medidas contra a pandemia, como a vacinação de crianças, em que há "claramente questões éticas".

7h58 - Nova variante do coronavírus pode arrefecer a economia e emprego nos Estados Unidos

O presidente da Reserva Federal (Fed), Jerome Powell, considera que o aparecimento de mais uma variante do novo coronavírus pode arrefecer a economia e a contratação de trabalhadores, bem como aumentar a incerteza quanto à inflação.

7h56 - Ómicron leva Nova Iorque a encorajar uso da máscara em espaços fechados

As autoridades do estado norte-americano de Nova Iorque encorajaram hoje todos os habitantes a utilizarem a máscara em espaços fechados públicos, assim como a vacinarem-se, após surgir uma nova variante da Covid-19, a Ómicron.

7h50 - Bom dia! Este é um novo registo de acompanhamento dos mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19. Pode recordar aqui o registo anterior. 

Leia Também: AO MINUTO: 1 milhão com dose de reforço; Surto na Câmara de Torres Vedras

Recomendados para si

;
Campo obrigatório