Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Identificados 13 casos da variante Ómicron em Portugal

Casos da nova variante são de jogadores da Belenenses SAD.

Identificados 13 casos da variante Ómicron em Portugal
Notícias ao Minuto

08:10 - 29/11/21 por Notícias ao Minuto

País Covid-19

Foram identificados este domingo 13 casos da variante Ómicron em Portugal. De acordo com um comunicado do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) enviados à redação, estes 13 casos estão relacionados com as infeções de jogadores da Belenenses SAD. 

O  INSA "analisou  ainda  amostras provenientes  de  218  passageiros  de um  voo  com origem em Maputo que aterrou, dia 27 de novembro, no aeroporto de Lisboa", no entanto, no que diz respeito aos casos da variante já identificados "os ensaios preliminares sugerem, fortemente, que todos os 13 casos  associados aos  jogadores  da Belenenses  SAD  estejam  relacionados com  a variante de preocupação Ómicron". 

De acordo com o Instituto Ricardo Jorge, as Autoridades  de  Saúde determinaram  o isolamento profilático dos contactos dos casos de infeção associados a este surto, "independentemente  do  estado  vacinal  e  do  nível de  exposição". 

Estes contactos vão permanecer isolados e voltarão a realizar teste "o mais precocemente possível, ao 5.º e ao 10.º dia".

No que diz respeito ao voo oriundo de Maputo, apenas se detetaram dois positivos, um deles associado à variante Delta e o outro sem que se tenha conseguido uma correta identificação.  

"O  INSA  iniciou,  desde  já,  a  sequenciação  do  genoma  para confirmação final  destes  casos,  no  entanto,  o  valor  preditivo  dos  ensaios  já realizados é muito elevado", conclui o comunicado. 

[Notícia atualizada às 08h21]

Leia Também: DGS rejeita pronunciar-se sobre realização do Belenenses SAD-Benfica

Recomendados para si

;
Campo obrigatório