Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

AO MINUTO: DGS britânica alerta para aumento do "longo covid" em jovens

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: DGS britânica alerta para aumento do "longo covid" em jovens

Portugal registou esta terça-feira mais 2.170 casos de infeção do novo coronavírus, num dia sem alterações nos internamentos em enfermaria, que estão nos 613, e em que há menos três doentes em cuidados intensivos por Covid-19, num total de 133.

Segundo o boletim epidemiológico de hoje da Direção-Geral da Saúde (DGS), nas últimas 24 horas, verificou-se uma morte atribuída à Covid-19, registada na região Norte, elevando o número de óbitos em Portugal para um total de 17.118.

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19:

00h00 - Suspendemos aqui o registo de hoje. O acompanhamento será retomado na manhã de quarta-feira. Já sabe, consulte a informação no site da DGS e acompanhe sempre as comunicações das autoridades competentes. Caso tenha sintomas:

SNS24 de Portugal Continental: 808 24 24 24

SNS24 da Madeira: 800 24 24 20

SNS24 dos Açores: 808 24 60 24

Só quer tirar dúvidas? Não assoberbe as linhas telefónicas: atendimento@sns24.gov.pt

23h31 - Previsões internacionais apontam "pico para agosto ou setembro". O virologista Paulo Paixão considerou, esta terça-feira, que as estimativas do Governo - que apontam que daqui a 15 dias Portugal registe quatro mil novos casos diários - são difíceis de contornar. Ainda assim, o presidente da Sociedade Portuguesa de Virologia sublinhou que "cabe a cada um de nós evitar que esses números subam por aí acima", considerando que as previsões "a nível internacional apontam para que possa haver um pico em agosto ou até em setembro". 

22h49 - DGS britânica alerta para aumento do "longo covid" em jovens. O diretor-geral de saúde de Inglaterra, Chris Whitty, alertou hoje para o aumento do chamado "longo covid" entre os jovens, quando as restrições sanitárias existentes forem levantadas, como anunciou segunda-feira o Governo britânico.

O "longo covid" refere-se ao quadro de sintomas que permanecem após a recuperação da infeção por Covid-19, que inclui fadiga, falta de ar, dor no peito e distúrbios cognitivos como falta de memória e concentração.

22h34 - Brasil regista mais 62.504 casos de infeção e 1.780 óbitos no último dia. As autoridades de Saúde brasileiras reportam, esta terça-feira, mais 62.504 casos de infeção por novo coronavírus, uma subida em relação ao dia anterior (22.703). São ainda confirmadas mais 1.780 mortes associadas à doença, também uma subida em relação à véspera (695).

22h07 - São Tomé e Príncipe com mais seis casos positivos de Covid-19. São Tomé e Príncipe registou mais seis casos positivos de Covid-19, nas últimas 24 horas, quatro dias depois do início da campanha para as eleições presidenciais de 18 de julho, indicam fontes sanitárias.

21h37 - Angola regista 75 novos casos e mais cinco óbitos. Angola registou 75 novos casos de Covid-19 no país, nas últimas 24 horas, num total de 39.375, e mais cinco mortes, além de 280 recuperações da doença, anunciaram hoje as autoridades angolanas.

20h44 - 'Task force' apela ao respeito pelos horários dos centros de vacinação. A 'task force' que coordena a vacinação contra a Covid-19 apelou hoje ao respeito pelos horários de cada centro de vacinação, de modo a diluir o fluxo de utentes a vacinar nas várias modalidades disponíveis. 

Os horários de funcionamento de cada centro estão disponíveis no portal na internet da Direção-Geral da Saúde.

20h39 - Detido por desobediência cumprirá prisão preventiva se repetir o ato. O proprietário de um estabelecimento detido no domingo por desobediência às regras para o combate à Covid-19, em Vizela, foi advertido pelo tribunal que se voltar a organizar uma festa ilegal ficará em prisão preventiva.

20h12 - Acaba de ser divulgado o relatório da vacinação contra a Covid-19 e que indica que na última semana 56% da população já tem pelo menos uma dose da vacina, e 36% conclui a vacinação.

20h01 - Número de casos na região de Paris volta a subir. Capital francesa é agora a única região em França onde há mais de 50 casos por 100 mil habitantes, um ligeiro aumento que acontece uma semana após o fim da maior parte das restrições sanitárias a 30 de junho

19h45 - Recorde as datas da toma da 2.ª dose AstraZeneca. Num momento em que as filas para a vacinação são muitas, e longas, de Norte a Sul, o SNS através do Twitter recorda as datas para a administração da segunda dose da vacina AstraZeneca

19h25 - Apps de emissão e leitura do Certificado Digital já estão disponíveis. As aplicações 'Passe Covid' e 'SNS 24' ficaram hoje acessíveis, informa o Ministério da Saúde. O objetivo é facilitar a leitura, emissão e consulta dos três certificados digitais: vacinação, teste e recuperação.

19h12 - OMS recomenda medicamentos que reduzem risco de morte em doentes graves. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendou hoje o tratamento de doentes com casos graves de Covid-19 com os medicamentos 'tocilizumab' e 'sarilumab', considerando que permitem reduzir a necessidade de ventilação mecânica e o risco de morte.

19h10 - Portugal prevê receber 1,8 milhões de vacinas este mês. Portugal prevê receber cerca de 1,8 milhões de vacinas contra a Covid-19 até ao final deste mês, a grande maioria da Pfizer, anunciou hoje a task force, adiantando que mantém uma reserva para as segundas doses.

18h45 - Festas ilegais e legais são "principais polos de difusão" da nova vaga. O primeiro-ministro, António Costa, defendeu hoje que as festas ilegais e legais que são feitas um pouco por todo o país são os "principais polos de difusão" desta nova vaga da pandemia de Covid-19.

18h13 - Centro de vacinação de Arcos de Valdevez fechado por falta de procura. O centro de vacinação contra a Covid-19 de Arcos de Valdevez, no distrito de Viana do Castelo, esteve hoje fechado, por falta de utentes, disse fonte da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) à Lusa. Segundo a fonte, para hoje havia apenas dois autoagendamentos, que foram remarcados para sábado.

A fonte da ULSAM alertou para a importância de os jovens procederem ao autoagendamento das vacinas, mas admitiu que nos concelhos mais desertificados e envelhecidos do Alto Minho poderão registar-se outras situações pontuais de não abertura dos centros de vacinação. "São concelhos com poucos jovens e com muita emigração", sublinhou.

18h03 - Espanha com mais de 14 mil casos, incidência dispara entre os jovens. O Ministério da Saúde espanhol reportou, esta terça-feira, o acréscimo de 14.137 novos casos de infeção ao valor acumulado no país, assim como mais 18 óbitos associados à doença Covid-19. O país tem, agora, 3.880.612 casos acumulados de contágio e 80.952 óbitos.

17h45 - Marcelo inaugura estátua de homenagem aos profissionais de saúde. Os profissionais da saúde da Madeira envolvidos no combate à Covid-19 vão ser homenageados pela Assembleia Legislativa com uma estátua que salienta a falta de afetos, o abraço, a inaugurar pelo Presidente da República, foi hoje anunciado.

17h31 - Rússia com recorde de casos e mortes quando apenas 12% da população está vacinada. O país enfrenta algumas dificuldades no processo de vacinação, numa altura em que os casos e mortes não param de aumentar. No último dia, a Rússia confirmou 737 mortes e 23.378 casos, incluindo 5.498 em Moscovo, o que eleva o número acumulado para 5.658.672.

17h26 - "Estivemos a melhorar o SNS, não estivemos só a combater uma pandemia". Marta Temido marcou presença, esta terça-feira, juntamente com o primeiro-ministro, no Centro Hospitalar Vila Nova de Gaia/Espinho, onde vincou que, ao longo dos últimos tempos, Portugal não esteve apenas a combater a pandemia, esteve também de olhos postos no reforço do Serviço Nacional de Saúde (SNS). "Estivemos a recuperar e a melhorar o SNS, não estivemos só a combater uma pandemia. Estivemos também a repor camas de cuidados intensivos, nas quais o pais era altamente deficitário", indicou.  

17h17 - Moçambique com mais 11 mortes e 1.458 casos, novo recorde diário. Moçambique registou mais 11 mortes devido ao novo coronavírus e 1.458 casos de infeção, um novo recorde de casos diários registados no país, anunciou hoje o Ministério da Saúde.

17h08 - Itália reporta mais 907 casos e 24 mortes. As autoridades de Saúde italianas reportaram, esta terça-feira, mais 907 casos de infeção por novo coronavírus, uma subida em relação à véspera (480), e mais 24 óbitos associados à doença Covid-19, neste caso, uma descida em relação a segunda-feira (31).

16h38 - Governo admite 100 mil casos diários no Reino Unido no verão. "Quando chegarmos a 19 de julho, estimamos que o número de casos então seja pelo menos o dobro do que são agora, cerca de 50.000 novos casos por dia", disse em declarações hoje à BBC o ministro da Saúde britânico, Sajid Javid.

Naquela data o Governo pretende levantar a maioria das restrições em vigor, nomeadamente o uso obrigatório de máscara em espaços públicos fechados, o limite nos ajuntamentos de pessoas e capacidade em salas fechadas e retoma de atividades como discotecas. 

16h35 - Casos aumentam 49% e mortes 20% na última semana no Reino Unido. O Reino Unido reportou esta terça-feira o maior número de casos de infeção por Covid-19 desde 29 de janeiro, registando mais 28.773 novos diagnósticos positivos. O país reportou, ainda, o maior número de mortes desde 23 de abril, com 37 mortes registadas desde ontem.

15h43 - Variante Delta representa quase 90% dos casos em Portugal. A variante Delta (B.1.617.2) já é a estirpe do novo coronavírus "mais prevalente" em Portugal, "com uma frequência relativa de 89,1%", na última semana de junho, revela esta terça-feira o relatório da diversidade genética do novo coronavírus realizado pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA).

"Como esperado, a sua frequência tem aumentado em todas as regiões durante o mês de junho, destacando-se o forte incremento nas Regiões do Norte (de 17.7%, na semana 22, para 71.1%, na semana 25) e Regiões Autónomas da Madeira (de 12.5%, na semana 22, para 85.7%, na semana 25) e Açores (de 0.0%, na semana 22, para 64.7%, na semana 25)", pode ainda ler-se.

15h38 - Vacinados e menores ingleses evitam isolamento após contactos de risco. Pessoas com vacinação completa contra a Covid-19 e menores de 18 anos não serão obrigados a isolar-se após um contacto com um infetado, anunciou hoje o Governo britânico, que também vai mudar as regras nas escolas.

15h31 - Madeira tem 40% da população residente com vacinação completa. Mais de 232 mil vacinas contra a Covid-19 foram administradas até domingo na Madeira, tendo a região atingido 40% da população com vacinação completa, informou hoje o gabinete do secretário da Saúde do arquipélago.

15h01 - Portugal reporta mais uma morte e 2.170 novos casos de Covid-19. Portugal somou, nas últimas 24 horas, mais 2.170 novos casos de Covid-19 e uma morte relacionada com a doença, indica o boletim epidemiológico da DGS divulgado esta terça-feira.  Trata-se de um aumento de 0,24% nos novos casos de infeção e de 0.01% no que toca aos óbitos.

15h00 - Iniciámos um novo registo. Para conferir as atualizações da manhã clique aqui.

Leia Também: AO MINUTO: Internamentos descem em UCI; Costa admite 4.ª vaga

Recomendados para si

;
Campo obrigatório