Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Centro de vacinação de Arcos de Valdevez fechado por falta de procura

O centro de vacinação contra a covid-19 de Arcos de Valdevez, no distrito de Viana do Castelo, esteve hoje fechado, por falta de utentes, disse fonte da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) à Lusa.

Centro de vacinação de Arcos de Valdevez fechado por falta de procura
Notícias ao Minuto

18:12 - 06/07/21 por Lusa

País Covid-19

Segundo a fonte, para hoje havia apenas dois autoagendamentos, que foram remarcados para sábado.

"Por uma questão de gestão dos recursos humanos, decidimos não abrir hoje o centro de vacinação, porque realmente a procura era quase nula", acrescentou.

Na segunda-feira, o vice-almirante Gouveia e Melo, que coordena a 'task-force' responsável pela vacinação contra a covid-19, afirmou que a possibilidade de longas filas nos centros de vacinação era expectável devido ao aumento do ritmo do processo, mas reconheceu que é um problema e terá de ser resolvido.

Já hoje, o primeiro-ministro admitiu que as condições de vacinação nas próximas duas semanas serão "mais incómodas", devido ao esforço de aceleração necessário para enfrentar a quarta vaga da covid-19 que afeta o país, e alertou que a luta não terminou.

A fonte da ULSAM alertou para a importância de os jovens procederem ao autoagendamento das vacinas, mas admitiu que nos concelhos mais desertificados e envelhecidos do Alto Minho poderão registar-se outras situações pontuais de não abertura dos centros de vacinação.

"São concelhos com poucos jovens e com muita emigração", sublinhou.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 3.980.935 mortos em todo o mundo, resultantes de mais de 183,7 milhões de casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o balanço mais recente feito pela agência France-Presse.

Em Portugal, desde o início da pandemia, em março de 2020, morreram 17.117 pessoas e foram registados 890.571 casos de infeção, de acordo com a Direção-Geral da Saúde.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em países como o Reino Unido, a Índia ou a África do Sul.

Leia Também: Aceleração da vacinação é "um esforço que tem mesmo de ser bem sucedido"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório