Fim do tabu. Joe Biden admite frente a frente com Trump: "Terei gosto"

Presidente dos Estados Unidos quebrou o tabu em resposta ao radialista Howard Stern - e após meses de pressão das televisões e da campanha do próprio Donald Trump.

Notícia

© Getty Images

Notícias ao Minuto com Lusa
26/04/2024 17:16 ‧ 26/04/2024 por Notícias ao Minuto com Lusa

Mundo

Estados Unidos

Joe Biden admitiu realizar um frente a frente com Donald Trump, com vista às eleições presidenciais nos Estados Unidos, que terão lugar em novembro deste ano. "Algures, não sei quando, mas terei gosto em debater com ele", adiantou esta sexta-feira em resposta a uma questão do radialista Howard Stern. 

O presidente dos Estados Unidos quebrou o tabu após meses de pressão das televisões e da campanha do próprio Donald Trump para que os dois se encontrassem frente a frente para debater 'temas gerais' relativos ao país, recorda o The New York Times. 

A campanha do atual chefe de Estado - assim como o próprio - tinha sempre negado fazer um eventual compromisso para que ambos os candidatos (um pelo lado democrata, outro pelo lado republicano) se confrontassem. 

De lembrar ainda que cinco cadeias de televisão norte-americanas pediram ao presidente democrata e candidato à reeleição, Joe Biden, e ao ex-presidente e virtual candidato republicano, Donald Trump, que se comprometessem a realizar debates televisivos.

A CNN Internacional noticiou, no passado dia 10, que as estações NBC, a CBS, a ABC e a Fox News enviaram uma mensagem a Biden e Trump com o pedido, na qual as cinco redes esperam que se juntem outros meios de comunicação social.

Os signatários da carta instaram Biden e Trump, que ainda não foram nomeados pelos respetivos partidos mas que não têm rivais declarados, "a comprometerem-se publicamente a participar nos debates (...) antes das eleições de novembro".

"Embora seja demasiado cedo para convidar qualquer candidato, não é demasiado cedo para os candidatos que esperam cumprir os critérios de elegibilidade declararem publicamente a intenção de participarem nos debates", diz a carta.

Que disseram (no passado) Biden e Trump?

No início de março, Biden não se comprometeu publicamente a debater com Trump, embora também não o excluísse: "Depende do comportamento dele", citou, na altura, a CNN Internacional.

Já Trump publicou nas redes sociais que vai debater "a qualquer hora, em qualquer lugar", apesar de em 2022 o Comité Nacional Republicano ter votado por unanimidade para se retirar da Comissão de Debates Presidenciais, que organizou os debates de campanha.

Nas eleições de 2020, quando Biden e Trump já disputavam a Casa Branca, a Comissão tomou a medida extraordinária de silenciar os microfones de ambos durante parte dos debates devido às repetidas explosões verbais do candidato republicano.

[Notícia atualizada às 17h26]

Leia Também: 25 de Abril. Marcelo agradece a Macron e Biden por "calorosas mensagens"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas