Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Apps de emissão e leitura do Certificado Digital já estão disponíveis

As aplicações 'Passe Covid' e 'SNS 24' já estão disponíveis nas app stores da Google, Apple e da Huawei, informa o Ministério da Saúde. O objetivo é facilitar a leitura, emissão e consulta dos três certificados digitais: vacinação, teste e recuperação.

Apps de emissão e leitura do Certificado Digital já estão disponíveis
Notícias ao Minuto

19:23 - 06/07/21 por Notícias ao Minuto

Tech Covid-19

O Ministério da Saúde anunciou, esta terça-feira em comunicado, que a aplicação móvel de Leitura – 'Passe Covid' – já está disponível para descarregamento, assim como a aplicação móvel de Emissão – 'SNS 24'.

A app 'Passe Covid' permite que "as entidades que precisem de validar os certificados digitais COVID da União Europeia (UE), que entraram em vigor no passado dia 1 de julho, possam fazê-lo de forma digital e mais rápida".

A mesma pode ser descarregada e utilizada por todos, "nomeadamente transportadoras aéreas, organizadores de eventos culturais, corporativos, desportivos e familiares (como casamentos e batizados)", sugere a tutela.

Basta que aponte "a câmara do telemóvel para o código QR do Certificado Digital COVID apresentado (em papel ou em formato digital)", e a app validará "automaticamente o certificado".

De referir que a app "valida os três tipos de certificados: de vacinação, de teste, de recuperação". E há dois resultados possíveis "positivo ou negativo: um resultado com sinal verde significa que o Certificado Digital COVID foi validado com sucesso; um resultado com sinal vermelho significa que o certificado não é válido".

Para efeitos de verificação, "apenas são inspecionadas a validade e a autenticidade do certificado, verificando quem o emitiu e assinou, além da aplicação das regras emitidas pela DGS". Durante o processo, refere o Ministério da Saúde, "apenas serão visualizados o nome, data de nascimento e informação sobre a verificação de validade do mesmo. Nenhum dado pessoal é armazenado pela aplicação".

Chegou também hoje às app stores da Google, "e em breve da Apple", a 'SNS 24' aplicação que "permite a emissão e apresentação do Certificado Digital da UE em formato eletrónico". Através desta app, "cada cidadão pode obter, consultar e armazenar o seu certificado digital".

Além da consulta, a app permite também, "o acesso rápido a outras funcionalidades e serviços digitais do Serviço Nacional de Saúde, tais como aceder facilmente a uma teleconsulta, renovar a medicação habitual, consultar a informação no boletim de vacinas, entre outros".

Desenvolvida pelos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS, EPE), a aplicação móvel 'SNS 24' vem substituir a app MySNS Carteira.

Garante ainda a tutela que "todos os dados relativos à saúde do portador mantêm-se no Estado-Membro que emitiu o Certificado Digital COVID da UE e não são enviados para nenhuma entidade".

[Notícia atualizada às 19h35]

Leia Também: AO MINUTO: Centro de vacinação fechado. Festas são "polos de difusão"

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório