Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

AO MINUTO: Circulação entre concelhos proibida durante cinco dias

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Circulação entre concelhos proibida durante cinco dias
Notícias ao Minuto

07:45 - 22/10/20 por Melissa Lopes

Mundo Pandemia

Portugal registou na quarta-feira o segundo pior dia desde o início da pandemia ao somar 2.535 novos contágios, numa altura em que os internamentos continuam a subir e a pressionar os hospitais. Desde março, o país contabilizou 106.271 infetados e o 2.229 óbitos.

Depois de uma reunião com os autarcas de Baixo Tâmega e Vale do Sousa para discutir a evolução da pandemia naquela região, António Costa disse não estarem a ser equacionadas medidas radicais, como cercas sanitárias

Ainda por cá, uma menina de 10 anos, residente em Guimarães, infetada com Covid-19 desenvolveu uma estirpe da doença de Kawasaki, uma patologia rara que se caracteriza por uma inflamação dos vasos sanguíneos e que pode ser mortal. É o segundo caso verificado em Portugal. 

Em todo o mundo, a pandemia já fez pelo menos 1.133.136 mortos em todo o mundo desde que foi notificado o primeiro caso na China, tendo infetado  mais de 41.304.020 pessoas.

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:

15h45 - Boa tarde! Suspendemos este registo, mas pode acompanhar todas as incidências da pandemia ao longo da tarde e noite aqui.

15h18 - Os concelhos de Felgueiras, Lousada e Paços de Ferreira, onde os casos de Covid-19 têm estado a aumentar nos últimos dias, vão ter em vigor o dever de permanência no domicílio a partir das 00h00 de sexta-feira. Nos três concelhos ficam também em vigor a proibição de quaisquer eventos com mais de cinco pessoas, bem como a obrigatoriedade de os estabelecimentos encerrarem às 22h00.

Confira as medidas na íntegra no comunicado do Conselho de Ministros:

15h00 - A ministra da Saúde adiantou esta quinta-feira, na conferência de imprensa após depois do Conselho de Ministros, que há 200 doentes Covid-19 internados em Unidades de Cuidados Intensivos, assegurando que "há ainda capacidade de acomodar necessidade de respostas". Marta Temido disse que estão a ser programados novos espaços, desde logo "estão em prontidão os hospitais de campanha". 

14h46 - Presente na conferência de imprensa do Conselho de Ministros, Marta Temido disse que se "prevê que o número [diário] de casos de infeção vá ainda aumentar ao longo dos próximos dias", uma vez que as medidas tomadas só terão efeito após 15 dias, e também porque temos, nalgumas zonas do país, uma situação epidémica "complexa" que pode ser "minimizada pela adoção de medidas por todos".

14h45 - O Governo autorizou a Direção-Geral da Saúde à realização da despesa em 2020 e 2021 referente à aquisição do medicamento remdesivir, indicado para o tratamento da doença em doentes adultos e adolescentes com pneumonia que necessitem de oxigénio suplementar, autorizado na União Europeia para a Covid-19. 

A aquisição será feita através de contrato específico a celebrar ao abrigo do contrato-quadro de aquisições conjuntas celebrado entre a Comissão Europeia e a empresa farmacêutica Gilead Sciences.

"Assim, garante-se a manutenção do stock nacional deste medicamento, sem prejuízo da ponderação dos fatores da evolução da pandemia e dos eventuais progressos na abordagem terapêutica da Covid-19", sublinha o Governo.

14h25 - Mariana Vieira da Silva anunciou que o Conselho de Ministros aprovou a proibição de circulação entre concelhos a partir do dia 30 de outubro até ao dia 3 de novembro.  Paralelamente, foi aprovado que o dia 2 de novembro será dia de luto nacional em homenagem a todas as vítimas da Covid-19. A ministra da Presidência anunciou ainda as medidas a aplicar aos concelhos da região do Tâmega e Sousa, já a partir das 00h00 de sexta-feira. Além disso, o Governo aprovou  a dispensa do pagamento de taxas moderadoras para 2021.

14h22 - A conferência de imprensa do Conselho de Ministros começou agora Assista em direto

14h20 - "Puxão de orelhas"? O PSD disse hoje que a reunião do primeiro-ministro com os presidentes de Paços de Ferreira, Felgueiras e Lousada sobre o aumento de casos de covid-19 foi "um puxão de orelhas" aos três autarcas do PS.

14h10 - Novos contágios desaceleram 10% em África na última semana. A propagação da pandemia da covid-19 desacelerou em África na última semana, com o continente a registar 63.698 novos casos de infeção, menos 10%, e 1.517 mortes, menos 17%, por comparação com a semana anterior.

14h05 - Sobe para sete o número de internados ligados ao surto de Vila Viçosa. O número de idosos internados no hospital de Évora relacionados com o surto do vírus da covid-19 em valências da Santa Casa da Misericórdia de Vila Viçosa (Évora) subiu de seis para sete, disse hoje fonte hospitalar.

13h55 - Testes rápidos. A diretora regional da Organização Mundial da Saúde (OMS) para África anunciou hoje que os testes rápidos ao novo coronavírus, com resultados em minutos, estão a chegar ao continente e ajudarão a superar as "enormes necessidades" da região.

13h54 - O Hospital de Aveiro vai aumentar o espaço disponível para internar doentes com Covid-19, com a transferência do Hospital de Dia para Águeda e da Unidade de Tratamento da Dor para Estarreja.

13h50 - A Polícia de Segurança Pública de Lisboa encerrou três estabelecimentos de restauração e bebidas, em Odivelas, na noite de 16 de outubro, por incumprimento das normas restritivas no âmbito da pandemia de Covid-19.

13h45 - Atualização a nível global: A pandemia provocada pelo novo coronavírus já fez pelo menos 1.133.136 mortos em todo o mundo desde que foi notificado o primeiro caso na China, segundo o balanço diário da agência France-Press. Desde que o SARS-Cov-2 foi identificado, mais de 41.304.020 pessoas foram infetadas por esse coronavírus em todo o mundo, segundo o balanço, feito às 11:00 TMG (12:00 em Lisboa) de hoje com base em fontes oficiais.

13h26 - Está a decorrer o Fórum Nacional de Saúde Mental. As autoridades de saúde nacionais e mundiais alertam, desde o início da pandemia, para o impacto da Covid-19 na saúde mental, instando os Governos a não negligenciarem o apoio psicológico.

13h15 - O vírus custou mais de 2,5 milhões de anos potenciais de vida nos Estados Unidos. Um investigador de Harvard somou o número de anos que os americanos que morreram devido ao novo coronavírus poderiam ter vivido se tivessem atingido a esperança de vida média, reporta o the New York Times. No total, foram perdidos 2,5 milhões de anos de vida.

Recorde-se que a Covid-19 fez, até agora, mais de 220 mil vítimas mortais só naquele país.

13h08 - Esquadra de Estremoz da PSP fecha após caso positivo. A Esquadra de Estremoz da PSP, no distrito de Évora, fechou as portas temporariamente para a desinfeção dos espaços, depois ter sido detetado um caso positivo de Covid-19, disse hoje à agência Lusa fonte policial.

13h03 - Hospital de Santarém com 82 profissionais isolados, 31 estão infetados. O Hospital de Santarém tem um total de 31 profissionais infetados com o novo coronavírus que provoca a doença Covid-19 e outros 51 foram colocados em isolamento profilático, segundo a última atualização disponibilizada à Lusa.

13h01 - Cristiano Ronaldo volta a testar positivo à Covid-19. O craque português que testou positivo no passado dia 13, quando ainda estava concentrado na Seleção Nacional, permanece assintomático e a cumprir quarentena na sua casa em Turim.

12h55 - Presidente de Murça teve resultado positivo e mantém-se em funções. O presidente da Câmara de Murça, Mário Artur Lopes, fez um teste com resultado positivo ao novo coronavírus e vai manter-se em funções a partir de casa, informou hoje o município.

12h51 - A primeira-ministra escocesa disse, esta quinta-feira, que se as pessoas continuarem a cumprir as medidas de combate ao novo coronavírus, aumentam as hipóteses de ter um Natal "semelhante" ao habitual. Contudo, Nicola Sturgeon considera que dificilmente a ocasião será celebrada de forma "absolutamente normal" e sem limite máximo de número de pessoas.

A Escócia registou 1.712 novos casos de infeção no último dia.

12h44 - Ensino à distância é uma realidade, Parlamento Europeu pede medidas para evitar desigualdades. O PE exigiu hoje medidas ao nível da União Europeia (UE) para evitar "discrepâncias graves" no ensino à distância devido à pandemia de Covid-19, exigindo que a Comissão invista em equipamentos digitais e na formação dos professores.

12h36 - Alemanha retira ilhas Canárias da 'lista vermelha'. A partir do dia 24 de outubro, os cidadãos alemães vão poder viajar até à ilha espanhola sem restrições. A notícia foi divulgada esta quinta-feira pelo presidente do Governo do arquipélago,  Ángel Víctor Torres.

12h20 - As novas infeções pelo SARS-CoV-2 podem ultrapassar esta semana a "barreira dos dois mil casos" na região Norte, alertaram hoje especialistas, afirmando que o atual índice de transmissibilidade (o designado RT) "permite um descontrolo rápido".

12h10 - O número de mortes do surto de covid-19 no lar Mansão de São José, em Beja, subiu para três, com a morte de duas utentes que estavam internadas, divulgou hoje a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA).

12h00 - O responsável da Organização Mundial de Saúde (OMS) desejou as melhoras, via Twitter, ao ministro da Saúde do Brasil que está infetado com o novo coronavírus.

11h30 - A situação na Alemanha é "muito grave". O aumento do número de casos do novo coronavírus na Alemanha torna a situação "muito grave", alertou hoje uma autoridade de saúde de referência, que apelou ao respeito as medidas de segurança para conter a progressão da pandemia. "A situação tornou-se muito séria no geral", disse Lothar Wieler, presidente do Instituto Robert Koch (RKI), numa conferência de imprensa.

11h20 - Conhece as cinco regras de 'ouro' que podem fazer a diferença na transmissão do vírus? Recorde-as. 

11h10 - O Hospital de Santarém tem 21 profissionais infetados com o novo coronavírus que provoca a doença covid-19 e outros 50 foram colocados em isolamento profilático, disse hoje à Lusa a presidente do Conselho de Administração.

10h55- A atual ministra dos Negócios Estrangeiros e ex-primeira-ministra belga, Sophie Wilmès, entrou na quarta-feira numa unidade de cuidados intensivos, após ter obtido no sábado um teste positivo ao SARS-CoV-2. 

10h40 - Surto em Alenquer: Vinte e nove pessoas estão infetadas com Covid-19 no Lar do Centro Social e Paroquial do Carregado, em Alenquer, no distrito de Lisboa, disse hoje o delegado de saúde local.

10h35 - Surto em Alijó: Os bombeiros de Sanfins do Douro fecharam temporariamente o quartel em consequência do surto de novo coronavírus que afeta esta vila de Alijó e o serviço está a ser assegurado pelas outras corporações do concelho.

10h20 - Suspensão de cuidados de saúde durou tempo demais. O Conselho Nacional de Saúde (CNS) considera que a suspensão dos cuidados de saúde presenciais por causa da Covid-19 durou tempo demais e que a demora no reagendamento pode trazer consequências importantes na saúde da população.

10h00 - Atualização na Rússia: Depois de registar um recorde diário de mortes na quarta-feira (com 317), a Rússia registou mais 290 óbitos nas últimas 24 horas, o segundo número mais alto desde o início da pandemia. Já morreram 25.242 pessoas no país devido ao novo coronavírus.

O número total de casos confirmados é agora de 1.463.306, sendo que 15.971 contágios ocorreram no último dia.

9h40 - Depois de ter sido reportada esta quarta-feira a morte de um voluntário no Brasil, os ensaios da vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford e pela farmacêutica AstraZeneca prosseguem, disse a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Esta quinta-feira, a Universidade confirmou a intenção de continuar com os testes, justificando que não foram encontrados motivos de preocupação no ensaio clínico após uma "análise cuidadosa". 

Apesar de a Anvisa não o ter confirmado, uma fonte ligada ao consórcio que realiza os testes afirmou que a vítima mortal integrava o grupo de voluntários que tomava o placebo, e não o imunizante contra a Covid-19, segundo a revista Veja.

9h30 - Os hospitais de Liverpool, em Inglaterra, já estão a tratar de mais doentes Covid-19 do que no pico da primeira onda. Pressão é "enorme", afirmam.

9h00 - Uma análise realizada por investigadores da Universidade Estadual de Oregon, nos Estados Unidos, revela que indivíduos doentes com Covid-19 e que experienciem sintomas ligeiros ou permaneçam assintomáticos transmitem o novo coronavírus por um período que pode atingir os nove dias (em linha, portanto, com a nova norma da autoridade de saúde em Portugal). Entretanto, doentes graves podem infetar outros por até 20 dias, de acordo com o mesmo estudo. 

8h30 - Atualização na Bélgica: A Bélgica somou mais 13.227 novos contágios nas últimas 24 horas, o valor mais alto de sempre desde o início da pandemia, segundo a atualização desta quinta-feira. No mesmo período registaram-se 421 internamentos e 50 mortos. O Governo belga decretou, na passada sexta-feira, várias medidas que entraram em vigor na segunda-feira, com o objetivo de mitigar a propagação do novo coronavírus na Bélgica.

Entre as medidas aprovadas, foi nomeadamente decretado o recolher obrigatório em todo o território nacional entre as 00h00 e as 05h00 e o encerramento de todos os bares e restaurantes.

8h25 - Impacto na economia: O banco espanhol Bankinter teve um lucro de 220,1 milhões de euros nos primeiros nove meses de 2020, uma queda homóloga de 50,5%, explicada pelas "grandes provisões" feitas de 243,5 milhões para contrariar o impacto da pandemia de Covid-19.

8h20 - Cientistas afirmam que os ensaios clínicos atualmente a decorrer - realizados pelas grandes farmacêuticas internacionais - não são suficientemente poderosos para garantir que a formulação de uma vacina consiga realmente salvar vidas.

8h10 - Segunda vaga em Inglaterra fará "dezenas de milhares" de mortes, avisa o conselheiro científico do governo britânico. Em declarações ao The Guardian, o responsável refere que o serviço de saúde entrará em sobrecarga nas próximas semanas.

8h05 - Atualização na Índia: A Índia registou 702 mortos e 55.839 infetados com o novo coronavírus nas últimas 24 horas. Com este novo balanço, o país elevou o total de óbitos para 116.616 desde o início da pandemia, com o número de casos a ultrapassar os 7,7 milhões.

8h00- Surtos em lares em Portugal: De acordo com a mais recente atualização, há 129 lares de idosos com casos de infeção pelo novo coronavírus, atingindo 1.425 utentes e 593 profissionais. 

7h55 - Surto em lar de Balurcos (Alcoutim) já fez três mortes. No total, o concelho de Alcoutim, no Algarve, regista 15 casos ativos de Covid-19 e mantém 16 pessoas em vigilância. Há ainda a assinalar quatro recuperados. 

7h40 - Cadaval com surto de "dimensão elevada": Há 32 infetados num lar da freguesia de Alguber (23 utentes e nove funcionários), anunciou a autarquia, assinalando que o surto terá tido origem numa festa. Ao todo, há 41 casos ativos da doença na autarquia.

7h20 - Atualização nos EUAOs Estados Unidos registaram 1.009 mortos por covid-19 nas últimas 24 horas, de acordo com a contagem independente da Universidade Johns Hopkins. Com este balanço, o país atingiu os 221.930 óbitos, com mais de 8,3 milhões de casos confirmados desde o início da pandemia.

7h25 - Atualização na Alemanha: A Alemanha contou 11.287 novas infeções de covid-19 nas últimas 24 horas, um novo máximo diário no país desde o início da pandemia, indicaram dados oficiais publicados hoje. No último dia registaram-se 30 mortos. 

7h20 - Atualização na China: A Comissão de Saúde da China anunciou hoje terem sido identificados 14 casos de Covid-19, nas últimas 24 horas, todos oriundos do exterior. Os 11 casos 'importados' foram diagnosticados em Xangai (leste), Cantão (sul), Sichuan (centro) e Fujian (sudeste).

7h15 - Atualização no México: O México registou 522 mortos e 6.845 infetados com o novo coronavírus nas últimas 24 horas, elevando o total de óbitos para 87.415 e o de casos para 867.559 desde o início da pandemia.

7h12- Atualização na Argentina: A Argentina registou mais 423 mortos e 18.326 infetados com o novo coronavírus, um novo máximo diário de contágios.

7h10 - Uma menina de 10 anos, residente em Guimarães, infetada com Covid-19 desenvolveu uma estirpe da doença de Kawasaki, uma patologia rara que se caracteriza por uma inflamação dos vasos sanguíneos e que pode ser mortal. É o segundo caso verificado em Portugal. 

7h00- Bom dia! Iniciamos aqui o acompanhamento AO MINUTO dos desenvolvimentos da pandemia em Portugal e no Mundo. 

*Recorde aqui o acompanhamento do dia anterior

Recomendados para si

;
Campo obrigatório