Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 24º

"Nem cerca sanitária nem confinamento" para três concelhos do Norte

O primeiro-ministro enunciou duas medidas que serão aplicadas em Felgueiras, Lousada e Paços de Ferreira. Afastando cercas sanitárias ou confinamentos, António Costa referiu-se ao aumento da capacidade de testagem e dos inquéritos epidemiológicos.

"Nem cerca sanitária nem confinamento" para três concelhos do Norte
Notícias ao Minuto

18:28 - 21/10/20 por Notícias Ao Minuto

País Covid-19

Após uma reunião com os autarcas de Felgueiras, Lousada e Paços de Ferreira devido ao número de casos do novo coronavírus que se contabilizam nestes concelhos da região do Vale do Sousa, António Costa fez uma declaração aos jornalistas onde avançou que serão implementadas um "conjunto de medidas", nos próximos dias, "desde o aumento da capacidade de testagemao "aumento dos inquéritos epidemiológicos"

"Tive aqui a oportunidade também de recolher um conjunto de sugestões para que o ministro da Administração Interna e a ministra da Saúde, no âmbito das competências que têm em Estado de Calamidade, possam adotar para nos próximos dias procurar conter aqui a pandemia", acrescentou o primeiro-ministro. 

Questionado sobre que outras medidas poderão ser ainda adotadas na região Norte, o primeiro-ministro não as quis adiantar para já: "Não vou anunciar agora", os ministros "irão anunciá-las oportunamente". 

Mas garantiu: "Não está em causa nem nenhuma cerca sanitária nem nenhum confinamento obrigatório", revelou Costa, acrescentando que "estão em causa medidas que visam conter a expansão da pandemia que, de acordo com a informação que recolhemos por parte dos responsáveis, tem origem em contágios iminentemente resultantes do convívio social", como festas e encontros.

O primeiro-ministro recusou ainda fazer um comentário ao voto contra do PSD no Orçamento do Estado para 2021, referindo que, naquele momento, "a prioridade exclusiva é o combate à pandemia". 

Recorde-se que Portugal registou 2.535 novos casos e mais 16 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas. Com esta atualização, o total de casos confirmados no país sobe para 106.271 e o de vítimas mortais para 2.229. Há ainda mais de 63 mil recuperados, mais 1.340 no último dia.

[Notícia atualizada às 18h38]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório