Meteorologia

  • 25 NOVEMBRO 2020
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 16º

Edição

AO MINUTO: Portugueses à fome no Luxemburgo. Brasil passa 155 mil mortes

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Portugueses à fome no Luxemburgo. Brasil passa 155 mil mortes

Os dados mais recentes da Direção-Geral da Saúde dão conta de que Portugal registou 2.535 novos casos e mais 16 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas. Com esta atualização, o total de casos confirmados no país sobe para 106.271 e o de vítimas mortais para 2.229. Há ainda mais de 63 mil recuperados, mais 1.340 no último dia.

pandemia causou pelo menos 1.126.471 mortos no mundo desde que o SARS-Cov-2 foi identificado em dezembro na China. Mais de 40.856.210 casos de infeção foram oficialmente diagnosticados no mesmo período, dos quais pelo menos 28.035.900 são considerados curados.

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:

00h00 - Suspendemos aqui o registo de hoje. O acompanhamento será retomado na manhã de quinta-feira. Já sabe, consulte a informação na página da DGS e acompanhe sempre as comunicações das autoridades competentes. Caso tenha sintomas:

SNS24 de Portugal Continental: 808 24 24 24

SNS24 da Madeira: 800 24 24 20

SNS24 dos Açores: 808 24 60 24

23h59 - Uma menina de 10 anos, residente em Guimarães, infetada com Covid-19 desenvolveu uma estirpe da doença de Kawasaki, uma patologia rara que se caracteriza por uma inflamação dos vasos sanguíneos e que pode ser mortal.

23h54 - As familiares de uma mulher de 47 anos de idade, que morreu por causa do novo coronavírus, na Extremadura, indicam que a doente esteve oito dias sem conseguir atenção médica presencial, ainda que o seu estado tenha piorado bastante e que tenham sido feitas inúmeras chamadas para os serviços de urgência.

23h48 - várias famílias de portugueses a passar fome no Luxemburgo, algumas das quais com crianças, devido à crise económica gerada pela pandemia da Covid-19, a revelação foi feita pelo jornal Contacto. À publicação, Marco Hoffmann, da Caritas Luxemburgo, revelou que 20% dos pedidos de ajuda que a linha Corona Helpline recebe foram feitos por portugueses e José Trindade, fundador e presidente do Centro de Apoio Social e Associativo (C.A.S.A.) do Luxemburgo cimenta estes dados.

23h44 - Ministério da Saúde brasileiro reporta esta quarta-feira mais 566 mortes associadas ao novo coronavírus (na véspera foram reportadas 661), fixando o total acumulado em 155.403 óbitos desde o início da pandemia no país. Em relação aos casos de infeção, a tutela indica que foram confirmadas mais 24.818 pessoas diagnosticadas nas últimas 24 horas, um número superior ao do dia anterior (23.227). O número total de casos confirmados no país, desde 26 de fevereiro, é agora de 5.298.772.

23h34 - Um dos advogados do Cirurgião-Geral dos Estados Unidos disse hoje que o cliente, que é acusado de entrar e passear num parque do Havai que tinha sido encerrado por causa da pandemia, vai declarar-se inocente. Jerome Adams disse aos agentes da polícia que estava de visita ao Havai para trabalhar com o governador David Ige na mitigação da pandemia e não sabia que os parques estavam encerrados. Os parques foram encerrados naquela altura para prevenir aglomerações e a propagação do SARS-CoV-2. A violação de qualquer ordem de emergência decretada pelo autarca daquela cidade é punível com multas até 5.000 dólares (mais de 4.000 euros), um ano de prisão ou ambos.

23h25 - O ator José Raposo juntou-se ao movimento 'A Cultura é Segura' e gravou um vídeo onde apela: "venham ao teatro". "Nos teatros é obrigatório o uso de máscaras, e as lotações estão reduzidas a 50%, cumprindo-se o distanciamento sentando o público cadeira sim-cadeira não. VENHA AO TEATRO", escreveu na legenda do vídeo que publicou na sua página de Instagram, esta quarta-feira, onde destaca de novo todas as medidas adotadas nas salas de teatro para que este seja um lugar seguro perante a pandemia da Covid-19.

View this post on Instagram

A CULTURA É SEGURA. Nos teatros é obrigatório o uso de máscaras, e as lotações estão reduzidas a 50%, cumprindo-se o distanciamento sentando o público cadeira sim-cadeira não. VENHA AO TEATRO! #aculturaésegura

A post shared by José Raposo (@joseraposoofficial) on Oct 21, 2020 at 2:34pm PDT

23h19 - A agência de notação financeira Standard & Poor's (S&P) colocou hoje em Incumprimento Financeiro ('default') a Zâmbia, que se torna assim o primeiro país africano a entrar em 'default' devido à pandemia de Covid-19.

22h55 - O número de pessoas com resultado positivo para o novo coronavírus no Lar da Santa Casa da Misericórdia de Belmonte subiu de sete para 18, havendo ainda um caso de uma criança do berçário, revelou hoje aquela instituição.

22h42 - A mara de Vila Viçosa, no distrito de Évora, decidiu adquirir mil testes de rastreio à covid-19, por existir um surto no concelho, relacionado com valências da Misericórdia local, revelou hoje o município.

22h20 - Funcionários de estabelecimentos comerciais e vendedores de mercados são o grupo mais exposto ao novo coronavírus na província de Maputo, revela um inquérito sero-epidemiológico divulgado hoje pelo Instituto Nacional de Saúde (INS).

21h18 - A América Latina é a região do mundo mais afetada pela "infodemia", a epidemia de notícias falsas sobre a Covid-19 que aumentam a desconfiança nas instituições e afeta o cumprimento das medidas para combater a doença.

20h33 - Cabo Verde contabilizou mais três óbitos por causa da Covid-19, elevando para 90 o número de mortes no país, que registou mais 132 novos casos positivos da doença, informaram hoje as autoridades de Saúde.

20h21 - diretora-geral da Saúde considerou hoje que a presença de 27.500 espetadores no Grande Prémio de Portugal de Fórmula 1 é "um risco calculado" e salientou que, se forem cumpridas as regras, o risco "é mínimo". "Há uma série de coisas a que a organização se comprometeu e que nós estamos certos que, se forem cumpridas, o risco para a saúde pública é mínimo", afirmou, destacando que este "será um evento que, do ponto de vista da saúde pública, terá segurança".

20h17 - As autoridades sanitárias angolanas anunciaram hoje o registo de 289 infeções de Covid-19, nas últimas 24 horas, das quais quatro óbitos, tendo sido recuperados três doentes. As quatro mortes, três homens e uma mulher, de 27, 65, 67 e 75 anos, foram todas registadas em Luanda, capital de Angola.

20h12 - O número de idosos infetados com Covid-19 internados no hospital de Évora relacionados com o surto em valências da Santa Casa da Misericórdia de Vila Viçosa, em Évora, subiu de cinco para seis, disse hoje fonte hospitalar.

20h09 - O primeiro-ministro, António Costa, afirmou hoje, em Paços de Ferreira, que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) terá "resposta para as necessidades" face ao previsível aumento da pandemia de Covid-19 na região do Vale do Sousa.

20h05 - Vinte e seis utentes e nove funcionários do Lar da Santa Casa da Misericórdia de Santarém (SCMS), situado em São Domingos, tiveram testes positivos ao novo coronavírus, anunciou hoje a instituição. Os resultados dos testes realizados na terça-feira aos 65 utentes e a todos os funcionários foram conhecidos hoje, estando os trabalhadores em isolamento nas suas residências e os idosos infetados em instalações contíguas ao lar, que já estavam equipadas para "resposta de retaguarda".

19h47 - Os chefes de Estado e de Governo da União Europeia vão reunir-se pela terceira vez em outubro, desta feita por videoconferência, dia 29, para discutir a situação da pandemia de Covid-19, anunciou hoje o presidente do Conselho Europeu. "Convido os líderes para uma videoconferência informal em 29 de outubro de 2020 sobre a Covid-19. Temos de reforçar o nosso esforço coletivo para combater a Covid-19", escreveu ao início da noite Charles Michel na sua conta oficial na rede social Twitter.

19h30 - França registou esta quarta-feira mais 26.676 novas infeções por novo coronavírus nas últimas 24 horas, segundo as autoridades sanitárias, um número superior ao apresentado na véspera (20.468) e que mantém a tendência de crescimento do número de novos casos. Nos últimos sete dias a média de novos casos reportados é de mais de 25 mil.

19h28 - A Região Autónoma da Madeira realiza cerca de 2.000 testes para Covid-19 por dia, indicou hoje o secretário da Saúde e Proteção Civil, Pedro Ramos, sublinhando que, em março, no início da pandemia, eram feitos apenas 50.

19h26 - O secretário de Estado da Saúde considerou hoje a integração de alunos de enfermagem nas equipas de saúde pública uma "medida bastante importante" e que será "muito relevante" na sua formação como profissionais de saúde.

19h14 - O Chile registou 1.152 novas infeções e 17 mortes pela doença Covid-19 nas últimas 24 horas, atingindo um total de 495.637 pessoas diagnosticadas e 13.719 óbitos desde o início da pandemia.

19h11 - A Grécia registou hoje o maior número de contágios de Covid-19 em oito meses de pandemia, com 865 novos casos positivos nas últimas 24 horas, o que levou Atenas a aplicar medidas restritivas adicionais nalgumas zonas do país.

19h03 - A unidade de Santo Tirso do Centro Hospitalar do Médio Ave (CHMA) tem sete profissionais e seis doentes internados com resultado positivo da Covid-19, disse hoje à agência Lusa fonte daquele hospital do distrito do Porto.

18h59 - A Madeira registou hoje oito novos casos de Covid-19, entre os quais um profissional de saúde residente na região, elevando o total de infeções ativas no arquipélago para 109, indicou o Instituto de Administração da Saúde (IASAÚDE).

18h51 - O primeiro-ministro enunciou duas medidas que serão aplicadas em Felgueiras, Lousada e Paços de Ferreira. Afastando cercas sanitárias ou confinamentos, António Costa referiu-se ao aumento da capacidade de testagem e dos inquéritos epidemiológicos.

18h30 - Um voluntário que participava nos ensaios clínicos, no Brasil, da vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford morreu, segundo indicou esta quarta-feira a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) através de comunicado, citado pela Globo. Cientistas ligados ao ensaio clínico indicam que se trata de um homem de 28 anos, que era médico de profissão e residia no Rio de Janeiro. Morreu por causa de complicações da doença Covid-19.

18h14 - Os profissionais do hospital de Beja infetados com Covid-19 já recuperaram e receberam alta clínica, regressando ao trabalho, revelou hoje a Unidade Local de Saúde, que considerou "ultrapassado" este surto da doença. O conselho de administração da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA) informou, em comunicado publicado hoje na sua página na Internet, que "o surto de casos de infeção por Covid-19 entre profissionais de saúde" da instituição "está ultrapassado".

18h02 - Espanha ultrapassou esta quarta-feira o milhão de casos confirmados de infeção por novo coronavírus. O Ministério da Saúde espanhol reporta um acréscimo de 16.973 contágios ao balanço total, sendo que destes 6.114 ocorreram nas últimas 24 horas e os restantes são diagnósticos referentes aos últimos dias e reportados com atraso.

17h48 - A diretora-geral da Saúde avançou hoje que há 28 surtos ativos de Covid-19 em hospitais, com 326 casos envolvidos, e situações de doentes que foram infetados quando estavam internados. "Não quer dizer que todos sejam surtos de grandes dimensões", porque "bastam dois casos ligados entre si para se considerar um surto", explicou Graça Freitas na conferência regular de atualização dos números da pandemia de Covid-19 em Portugal.

17h36 - Depois de ter repetido o repetido o teste à Covid-19 por cauda da colega, Sónia Araújo, estar infetada, Jorge Gabriel mostrou aos seguidores da sua página de Instagram como está a ser esta fase de quarentena. O apresentador está a aproveitar este momento para acompanhar de perto o ciclista João Almeida, como destacou na rede social. 

View this post on Instagram

Após o 5° rastreio Covid, nada melhor do que ver o João Almeida mais um dia como líder da Volta a Itália. E para juntar à festa o Rúben Guerreiro passou para primeiro no prémio da montanha do Giro. Vida em confinamento aproveitada ao limite. #confinamento #Covid19 #giro #voltaaitália #vamostodosficarbem #ciclismo #federacaoportuguesadeciclismo

A post shared by Jorge Gabriel (@jorgegabrielpt) on Oct 21, 2020 at 7:44am PDT

17h24 - As autoridades britânicas reportam mais 26.688 novos casos de infeção confirmados na região, depois de na véspera ter notificado 21.331 casos, e mais 191 mortes associadas à doença Covid-19. O Reino Unido regista esta quarta-feira mais 26.688 novos casos de infeção confirmados, um número superior ao da véspera (21.331) e mais um novo máximo diário. Desde 13 de outubro que o país notifica mais de 15 mil novos casos por dia. 

17h20 - A petição criada pela Associação de Bares da Zona Histórica do Porto visando criar um apoio financeiro do Estado para salvar empresas e trabalhadores do setor reuniu até hoje mais de duas mil assinaturas. Em declarações à Lusa, o presidente da Associação de Bares da Zona Histórica do Porto (ABZHP) e autarca do Centro Histórico do Porto, António Fonseca, disse considerar que o número de assinaturas conseguidas em duas semanas é um sinal positivo, dando um novo alento à luta dos bares e discotecas cuja atividade foi suspensa por conta da pandemia de Covid-19.

17h16 - O número de utentes do lar Mansão de São José com Covid-19 e internadas no Hospital José Joaquim Fernandes, em Beja, subiu de 11 para 12, divulgou hoje a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA).

17h10 - Os Açores registaram, nas últimas 24 horas, dois casos positivos de Covid-19 em São Miguel, decorrente de 1.292 análises realizadas nos dois laboratórios de referência da região, informou a Autoridade de Saúde Regional.

16h57 - A diretora-geral da Saúde apelou hoje aos empregadores e às escolas para que recebam "sem nenhum receio" os funcionários e os alunos que tiveram a declaração médica de alta clínica de Covid-19 porque "estão aptos a voltar". Até agora, o regresso destes doentes à escola ou ao local de trabalho estava dependente da apresentação de um teste negativo, mas a atualização da norma da Direção-Geral da Saúde (DGS), que reduz o período de isolamento para 10 dias, a realização de teste deixa de ser necessária.

16h37 - Bastonária da Ordem dos Enfermeiros falou aos jornalistas após a reunião mantida com o Presidente da República. Ana Rita Cavaco começou por explicar que disse a Marcelo Rebelo de Sousa que "não faz sentido não haver uma estratégia" e que o "Plano Outono/Inverno é, efetivamente, muito bom no papel", mas que, neste momento, "falta a operacionalização". A Bastonária referiu ainda que há "uma ausência de estratégia para os enfermeiros que estão cansados, desmotivados, um bocadinho fartos de promessas vãs", porque, acrescentou, "olhamos para o Orçamento do Estado e não vemos lá nenhum acréscimo ou nenhum dinheiro para atribuir a estes profissionais".

16h34 - O número de pessoas infetadas no surto de Covid-19 no Lar de Idosos do Centro Paroquial e Social do Salvador, em Beja, subiu de 31 para 32, estando dois utentes internados no hospital, foi hoje revelado.

16h21 - Cerca de meia centena de escolas têm surtos ativos de Covid-19, avançou hoje a diretora-geral da Saúde, que fez um balanço positivo das primeiras semanas de aulas. "Neste momento, estão ativos 49 surtos em escolas com 449 casos reportados", disse Graça Freitas na conferência de imprensa de atualização de informação sobre a pandemia de Covid-19 em Portugal.

16h15 - As autoridades de Saúde italianas notificam hoje uma subida no registo diário de novos casos de contágio por novo coronavírus, com 15.199 novas infeções nas últimas 24 horas. O número de casos de infeção por via do vírus SARS-CoV-2 subiu para os 449.648 desde o início da crise sanitária no país, a 21 de fevereiro. O número de testes realizados desde ontem é maior, tendo sido levados a cabo 177.848 testes de diagnóstico no último dia, menos 33.111 do que na terça-feira.

16h12 - O Irão registou nas últimas 24 horas um novo recorde diário de infeções do novo coronavírus, 5.616, depois de na terça-feira ter ultrapassado pela primeira vez os 5.000 casos diários desde o início da deteção de casos no país, em fevereiro.

16h04 - Estas não são as notícias que esperávamos. De acordo com um conselheiro científico britânico, o novo coronavírus existirá "para sempre", pois é improvável que seja erradicado. O alerta foi feito por John Edmunds, membro do Grupo de Aconselhamento Científico para Emergências (SAGE), que acrescentou que uma vacina ajudaria a melhorar a situação. "Teremos que viver com este vírus para sempre. Há muito poucas chances de que este seja erradicado", diz o especialista.

15h37 - O Ministério da Saúde moçambicano anunciou hoje a morte de mais um paciente infetado pelo novo coronavírus, elevando o total de óbitos para 79, havendo ainda 141 novos casos positivos.

15h23 - O campeão europeu em título Bayern de Munique poderá jogar hoje contra o Atlético de Madrid, para a Liga dos Campeões de futebol, apesar de Serge Gnabry ter testado positivo para a Covid-19, afirma a UEFA. O Bayern Munique comunicou na terça-feira que o avançado Serge Gnabry, de 25 anos, acusou positivo na bateria de testes realizados ao plantel bávaro e que se encontra "bem", "assintomático" e a cumprir um período de quarentena domiciliária.

15h17 - O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, anunciou hoje que não comprará a vacina contra a Covid-19 que está a ser desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac em parceira com o Instituto Butantan, contrariando informações divulgadas na véspera.

15h13 - O número de trabalhadores em lay-off tradicional (regime previsto no Código do Trabalho), atingiu em setembro 8.645, o valor mais alto desde pelo menos março de 2005, segundo as estatísticas mensais da Segurança Social. De acordo com os dados oficiais, em setembro o número de trabalhadores em lay-off tradicional passou de 6.327 em agosto para 8.645 em setembro, atingindo o valor mais alto da série, que se iniciou em março de 2005.

15h09 - Questionado sobre os mais recentes surtos em lares, o secretário de Estado Diogo Serras Lopes disse, em jeito de balanço, que existem atualmente casos de Covid-19 em 129 lares, "com 1.425 infetados entre utentes e 593 profissionais".

15h03 - Pelo menos 28 estudantes universitários arriscam multas que vão dos 601 euros até aos 30 mil euros após uma festa realizada na residência da Universidade do Politécnico de Valência, em Espanha, que deu origem a um surto de Covid-19, reporta o jornal ABC. A festa, que aconteceu no passado dia 26 de setembro, levou à suspensão de todas as aulas presenciais no campus durante 15 dias.

15h - Iniciamos um novo registo esta quarta-feira, pode recordar o anterior aqui.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório