Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

AO MINUTO: 2.535 novos casos em Portugal; Recorde semanal na Europa

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: 2.535 novos casos em Portugal; Recorde semanal na Europa
Notícias ao Minuto

08:20 - 21/10/20 por Andrea Pinto

Mundo Covid-19

Portugal registou, esta terça-feira, a uma ligeira descida dos números diários de infeção, com um total de 1.876 novos casos de Covid-19 no país. Contudo, a tendência para os dias que se seguem poderá ser a inversa. Em entrevista ao programa Polígrafo, da SIC, o epidemiologista Baltazar Nunes, do Instituto Ricardo Jorge , disse que Portugal poderá chegar aos 4 mil novos casos diários de Covid-19 nos próximos dias ou até duplicar, caso as medidas implementadas agora não sejam “suficientemente efetivas”. Um prognóstico que afina pelo mesmo diapasão daquele que foi o cenário traçado pelo também epidemiologista Filipe Froes em entrevista ao Notícias ao Minuto.

Entretanto, lá fora, a situação em Espanha agrava-se e são várias as comunidades a admitirem aceitar impor o recolher obrigatório no país. Uma medida que o governo central não descartou, mas tendo já avisado que a implementação da mesma obrigaria também a decretar um novo estado de emergência.

Com a segunda vaga da epidemia a alastrar-se por todo o mundo, são vários os países que continuam a bater máximos diários. Esta quarta-feira, a República Checa bateu o recorde de casos diários de infeção com 11.984 novos casos em 24 horas; e a Ucrânia bateu o recorde de mortes com 141 vítimas mortais num dia. 

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:

15h05 - Este registo termina aqui. Mas pode continuar a acompanhar todas as novidades sobre a Covid-19 num novo registo, clicando aqui.

15h00 - A mara de Bragança informou hoje que os dois cemitérios da cidade vão manter-se abertos no Dia de Todos os Santos com limitação de pessoas e de tempo de permanência, e outras medidas sanitárias.

14h57 - Jair Bolsonaro anunciou hoje que não comprará a vacina contra a covid-19 que está a ser desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac em parceira com o Instituto Butantan, contrariando informações divulgadas na véspera. "A vacina chinesa de João Doria. Para o meu Governo, qualquer vacina, antes de ser disponibilizada à população, deverá ser comprovada cientificamente pelo Ministério da Saúde e certificada pela Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária]", escreveu o Presidente brasileiro, nas redes sociais.

14h50 - Pelo menos 28 estudantes universitários arriscam multas que vão dos 601 euros até aos 30 mil euros após uma festa realizada na residência da Universidade do Politécnico de Valência, em Espanha, e que deu origem a um surto de Covid-19.

14h48 - O Clube Desportivo de Alcains (CDA), sediado na vila de Alcains, no concelho de Castelo Branco, tem 12 jogadores da equipa de futebol sénior infetados com o novo coronavírus, que provoca a covid-19.

14h45 - A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) recebeu no primeiro semestre do ano mais de 41.000 reclamações e a maioria (74,2%) dos processos recebidos refere-se a unidades de saúde públicas, segundo o relatório do regulador hoje divulgado.

14h35 - O Secretário de Estado da Saúde, Diogo Serras Lopes, afirmou hoje, em conferência de imprensa, que o momento que vivemos "se mantém como um momento de grande preocupação com a evolução da pandemia Covid-19", não apenas em Portugal como a nível internacional.

"O aumento de casos verificado nas últimas semanas coloca, e continuará a colocar uma pressão significativa sobre todo o sistema de saúde e, em particular, sobre a Saúde Pública", disse.

14h19 - Covid-19 no mundo. A pandemia do novo coronavírus causou pelo menos 1.126.471 mortos no mundo desde que o SARS-Cov-2 foi identificado em dezembro na China. Mais de 40.856.210 casos de infeção foram oficialmente diagnosticados no mesmo período, dos quais pelo menos 28.035.900 são considerados curados.

14h16 - O ministro da Defesa Nacional anunciou hoje que o Centro de Apoio Militar covid-19, que funciona nas instalações do antigo hospital militar de Belém, em Lisboa, será reforçado com cerca de 60 camas, triplicando a capacidade atual.

14h07 - A conferência de imprensa da Direção-Geral da Saúde já começou.

14h02 - Portugal registou 2.535 novos casos e mais 16 mortes nas últimas 24 horas. Com esta atualização, o total de casos confirmados no país sobe para 106.271 e o de vítimas mortais para 2.229.

O boletim da Direção-Geral da Saúde indica ainda que 63.238 pessoas já recuperaram da doença, um aumento de 1.340 no último dia.

13h53 - Segunda cidade da China começa a disponibilizar vacinas para o público. As autoridades de saúde em Shaoxing, cidade do leste da China, começaram a aceitar pedidos de residentes para receberem a vacina contra a Covid-19, até agora limitada a casos especiais e trabalhadores de alto risco.

A agência não especifica qual a vacina que vai administrar - nenhuma empresa tem ainda licença para comercialização - nem quando começará a fazê-lo, mas o anúncio significa que mais pessoas poderão ter acesso a esta.

13h48 - Portugal "é bastante afetado pelas restrições noutros países". O diretor do departamento europeu do Fundo Monetário Internacional (FMI), Alfred Kammer, disse hoje que as previsões para a economia portuguesa são especialmente afetadas pelas restrições de viagens e limitações noutros países.

13h04 - O presidente da Câmara de Penafiel, Antonino Sousa, disse hoje estar "muito preocupado" com as "graves dificuldades" que ocorrem no hospital da cidade devido à falta de profissionais, pedindo ao Governo para reforçar o pessoal daquela unidade.

13h00 - A Bélgica registou 32 mortes e 8.975 casos diários de covid-19 na última semana, com uma taxa de incidência de 872 casos por 100 mil habitantes, anunciou hoje o Centro Interfederal de Crise. "Em todo o país, os números continuam a aumentar, era inevitável. Não conseguíamos parar a progressão assim tão rapidamente", referiu, em conferência de imprensa, o porta-voz interfederal da luta contra o covid-19, Yves Van Laethem.

12h48 - Os adeptos do Sporting de Braga que vão assistir, na quinta-feira, ao jogo com o AEK Atenas, da Liga Europa de futebol, terão de usar máscara e respeitar o distanciamento social, anunciou hoje a PSP.

12h40 - O antigo governante do PSD Fernando Leal da Costa acusou hoje o Ministério da Saúde de "falta de liderança" na gestão da pandemia de covid-19, e falou até de "uma desgraça completa" do ponto de vista da comunicação.

"Era impossível que os portugueses não se fartassem de ter todos os dias uma conferência de imprensa de imprensa para, na maior parte dos casos, não dizer absolutamente nada de novo. É de facto uma desgraça completa do ponto de vista da capacidade de comunicação", criticou.

12h38 - O Governo propôs ao Bloco de Esquerda (BE) um alargamento do acesso à nova prestação social e um calendário para a contratação de mais 4.200 profissionais de saúde. As duas propostas foram apresentadas numa reunião que terminou hoje de madrugada, por volta das 2h30, e que se destinou a procurar um acordo para a viabilização da proposta de Orçamento do Estado para 2021.

12h29 - A app Stayaway Covid é mais um instrumento na prevenção e no combate à pandemia. Instale de forma anónima e segura. O apelo é do Governo.

Ver esta publicação no Instagram

A app Stayaway Covid é mais um instrumento na prevenção e no combate à pandemia. Instale de forma anónima e segura, na App Store ou Google Play. Vamos quebrar a cadeia de transmissão!  #StayAwayCOVID #COVID19PT #COVID19

Uma publicação partilhada por República Portuguesa (@gov_pt) a 21 de Out, 2020 às 3:44 PDT

12h20 - Os organizadores dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Tóquio2020 têm estado a testar desde o início da semana várias medidas de prevenção para a covid-19, que se juntarão às habituais medidas de segurança de grandes eventos.

12h15 - O Fundo Monetário Internacional alertou hoje que poderá haver falta de liquidez nas empresas europeias a partir do final deste ano, de acordo com as Perspetivas Económicas Regionais hoje divulgadas. "O choque da covid-19 pode resultar em escassez de liquidez e ações no setor empresarial europeu no final de 2020", pode ler-se no documento hoje divulgado.

12h00 - Uma nova pesquisa britânica indica que o novo coronavírus SARS-CoV-2, por trás da doença da Covid-19, reconhece a proteína neuropilina-1, presente na superfície de células humanas, o que por sua vez facilita a disseminação do vírus.

11h55 - A visita oficial a Portugal do presidente do Parlamento Europeu, David Sassoli, prevista para 25 e 26 de outubro, foi adiada devido à situação da pandemia da covid-19.

11h50 - Fim do isolamento após 10 dias? Autarca de Ovar critica a norma da Direção-Geral de Saúde que determina que os doentes com Covid-19 que estão assintomáticos, ou com doença ligeira e a melhorar há três dias, possam ser considerados recuperados, sem a necessidade de um teste negativo.

11h39 - O presidente da Associação Portuguesa dos Administradores Hospitalares (APAH) defendeu hoje que se os hospitais ativarem os seus planos de contingência e responderem em rede não há razões atualmente para haver limitações de resposta no Serviço Nacional de Saúde. "Não me parece que existam razões para limitações da resposta" no SNS, disse.

11h29 - A Europa registou na semana passada um novo recorde de infeções pelo novo coronavírus. Foram 927.000 o número de infetados, segundo dados divulgados hoje pela secção europeia da Organização Mundial de Saúde (OMS).

11h11 - Ainda não é altura de baixar a guarda! Em tempos de pandemia, a Associação Nacional de Estudantes de Medicina e a Direção-Geral da Saúde publicam um guia para os estudantes do ensino superior, com as regras que devem continuar a cumprir para combater a Covid-19.

11h08 - Foram diagnosticados 21 doentes com Covid-19 no Lar de Sanfins do Douro, em Alijó, avança a TVI, adiantando que, na sequência da confirmação dos casos positivos, decorre na manhã desta quarta-feira uma reunião de emergência em Alijó

10h57 - A presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, informou hoje que testou negativo à Covid-19 depois de ter estado em contacto com uma pessoa infetada. A líder comunitária estava a cumprir um período de isolamento depois de um dos membros da sua equipa mais próxima ter tido um teste positivo.

10h48 - Três futebolistas e o treinador de guarda-redes do Standard Liège testaram positivo para o novo coronavírus, na véspera da receção ao Rangers, para o grupo D da Liga Europa, que também integra o Benfica.

10h45 - O Conselho de Governo de Aragão decidiu confinar o perímetro de Saragoça, Huesca e Teruel, a partir da meia-noite desta quinta-feira e elevar para a fase 3 de confinamento toda a comunidade autónoma a partir de segunda-feira, noticia o La Vanguardia.

10h35 - África passou hoje os 40 mil mortos (40.222) devido à covid-19, tendo registado nas últimas 24 horas mais 9.800 infeções, para um total de 1.664.212 casos, segundo os últimos dados relativos à pandemia no continente.

10h30 - A Rússia bateu, esta quarta-feira, um recorde no número de mortes diárias por Covid-19. Foram, nas últimas 24 horas, 317 as vítimas mortais da doença. Há, ainda, a registar 15.700 novas infeções, para um total de 1.447.335 casos de Covid-19 desde o início da pandemia.

10h29 - O Grande Prémio de Portugal de Fórmula 1, que vai ser disputado entre sexta-feira e domingo, vai ter uma lotação máxima de 27.500 espetadores, de acordo com o despacho governamental hoje publicado em Diário da República.

09h53 - Após dois casos de Covid-19... O Tribunal de Chaves retoma a atividade normal na quinta-feira, depois de ter cancelado as diligências por dois dias devido a dois casos positivos de infeção pelo novo coronavírus.

09h00 - A Itália está a estudar um possível recolher obrigatório nacional, tendo em conta o aumento de casos de Covid-19. O Presidente do Governo italiano, Giuseppe Conte, está a estudar a possibilidade de aplicar um recolher obrigatório das 23h às 5h no final desta semana em todo o país, uma medida que já foi tomada nas regiões da Campânia e da Lombardia. Esta informação está a ser avançada por alguns meios de comunicação social italianos que explicam que o primeiro-ministro vai tomar a sua decisão com base nos dados das próximas 72 horas. 

08h46 - Defenda-se do vírus! Como ainda não existem medicamentos totalmente eficazes ou vacinas para nos proteger do novo coronavírus, de certa forma combatê-lo depende da capacidade de resposta de cada pessoa à Covid-19. Segundo vários especialistas, são quatro os pilares de uma "boa imunidade", nomeadamente: ingerir uma alimentação saudável, dormir horas suficientes, praticar exercício físico frequentemente e evitar e reduzir os níveis de stress. 

08h40 - Sèrge Gnabry testou positivo ao novo coronavírus na manhã desta quarta-feira. A notícia pode colocar em risco a realização do duelo entre Bayern Munique e Atlético de Madrid, partida relativa à jornada inaugural da Liga dos Campeões.

08h20 - Investigadores da Penn State College of Medicine, nos Estados Unidos, apontam que alguns elixires bucais e champôs próprios para bebé têm a capacidade de inativar o novo coronavírus SARS-CoV-2, causador da Covid-19.

08h15 - O presidente da Associação da Hotelaria de Portugal (AHP) diz que a retoma dos hotéis começa quando atingirem 35% de ocupação e, para isso, precisam de metade dos passageiros que desembarcaram em Portugal em 2019.

08h00 - Bruno Alves é outro dos internacionais portugueses que testou positivo ao novo coronavírus. A informação foi revelada, nesta terça-feira, pelo empresário do futebolista de 38 anos, em declarações à Sky.

07h50 - O Governo timorense aprovou hoje pedir ao Presidente do país a renovação do estado de emergência, devido à proliferação de casos de covid-19 a nível regional, para manter as restrições em vigor.

07h45 - A Alemanha regista, esta quarta-feira, mais 7.595 casos de Covid-19, aumentando para 380.762 o número total de infetados desde o início da pandemia. Já quanto aos mortos, o país liderado por Angela Merkel contabiliza um total de 9.875 vítimas mortais da doença, mais 39 do que o dia de ontem.

07h42 - Números recordes na Europa. Esta quarta-feira, a República Checa bateu o recorde de casos diários de infeção com 11.984 novos casos em 24 horas; e a Ucrânia bateu o recorde de mortes com 141 vítimas mortais num dia. 

07h40 - Segundo um estudo do Fórum Económico Mundial, a pandemia vai ajudar a acelerar a destruição de 85 milhões postos de trabalho nos próximos cinco anos, noticia a Reuters. A partir de 2025 os empregadores irão dividir o trabalho entre a mão de obra humana e máquinas e os robôs destruirão, segundo este estudo, 85 milhões de empregos em médias e grandes empresas nos próximos cinco anos, à medida que a pandemia da Covid-19 acelera mudanças no local de trabalho.

07h30 - A CGTP exigiu hoje que o Governo tome medidas para evitar o aumento exponencial dos números da pobreza entre as quais o alargamento da proibição de despedimentos, o aumento dos salários e a melhoria das prestações sociais.

07h18 - A Índia registou 717 mortos e 54.044 infetados com o novo coronavírus nas últimas 24 horas.

07h10 - O Sindicato dos Médicos da Zona Sul considera que o Orçamento do Estado para 2021 é "vazio" em respostas para o Serviço Nacional de Saúde (SNS), que conta com "menos quase mil médicos" do que em janeiro.

"O Orçamento do Estado não apresenta medidas concretas para abordar os principais problemas que o SNS enfrenta agora", nomeadamente "medidas concretas para contratar médicos, para fixar médicos, para inverter a tendência de perda de médicos", afirma Diana Póvoas, membro do sindicato. "É preciso repensar a resposta à pandemia", vincou, denunciando ainda o "erro grosseiro, que é urgente corrigir", de se "achar que a excecionalidade do desempenho dos profissionais de saúde que se viu em março e em abril passaria a ser a nova referência para reger os princípios da organização do tempo de trabalho e a prestação de cuidados".

06h53 - pandemia da Covid-19, provocada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2), aumentou o desemprego em flecha em todas as faixas etárias, mas a perda de postos de trabalho foi mais acentuada em pessoas com 55 anos ou mais anos.

06h37 - A Comissão de Saúde da China anunciou hoje terem sido identificados 11 casos de covid-19, nas últimas 24 horas, todos oriundos do exterior.

06h32 - A Associação da Hotelaria de Portugal (AHP) acusa o Governo de ter tardado nas medidas para o setor, embora tenha sido alertado "a tempo" para o apoio "que devia ser dado", e defende o prolongamento das moratórias até 2022.

06h28 - A companhia aérea de Hong Kong Cathay Pacific anunciou hoje que vai avançar com uma reestruturação que contempla a eliminação de 8.500 postos de trabalho e fechar a sua subsidiária Cathay Dragon.

A Cathay Pacific, que voa para quase uma centena de destinos e que liderou em 2014, 2015 e 2016 o 'ranking' do Jet Airliner Crash Data Evaluation Center como a companhia aérea mais segura do mundo, junta-se à longa lista de empresas que estão a despedir milhares de funcionários devido ao impacto económico causado pela pandemia do novo coronavírus.

06h25 - O México registou 555 mortos e 5.788 infetados com o novo coronavírus nas últimas 24 horas, elevando o total de óbitos para 86.893 e de casos para 860.714.

06h20 - O parlamento moçambicano debate hoje o balanço do estado de emergência que vigorou entre 08 de agosto e 06 de setembro do ano em curso, no âmbito da prevenção de covid-19.

06h15 - Os Estados Unidos registaram 835 mortos por covid-19 nas últimas 24 horas. Com este balanço, o país atingiu os 220.921 óbitos, com mais de 8,2 milhões de casos confirmados desde o início da pandemia.

06h08 - A Argentina registou 384 mortos e 16.337 infetados com o novo coronavírus nas últimas 24 horas, elevando o total de óbitos para 27.100 e de casos para 1.018.999 desde o início da pandemia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório