Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 20º

Covid-19. "Nos próximos 10 dias podemos ter cerca de 4 mil casos diários"

Alerta feito pelo epidemiologista Baltazar Nunes, do Instituto Ricardo Jorge.

Covid-19. "Nos próximos 10 dias podemos ter cerca de 4 mil casos diários"
Notícias ao Minuto

23:15 - 20/10/20 por Notícias Ao Minuto

País Covid-19

O epidemiologista Baltazar Nunes, do Instituto Ricardo Jorge, disse esta terça-feira, numa entrevista dada ao programa Polígrafo, da SIC, que Portugal poderá chegar aos 4 mil novos casos diários de Covid-19 nos próximos dias.

E mais. De acordo com o especialista este número pode mesmo duplicar, se as medidas implementadas agora não forem “suficientemente efetivas”.

“Neste momento estamos com um tempo de duplicação da doença de cerca de 10 dias, isto quer dizer que, se hoje temos 2 mil casos, nos próximos 10 dias podemos ter cerca de 4 mil. Projeções muito próximas das que a Faculdade de Ciências fez há muito pouco tempo, identificando que, no início de novembro, poderíamos ter números à volta desses. Mas a situação é que desses 4 mil podemos passar para 8 mil se as medidas que estão a ser implementadas, neste momento, não forem suficientemente efetivas para reduzir a transmissão”, avisou, acrescentando que, este crescimento reflete o comportamento da população.

Já quanto ao número de internamentos, apesar deste estar a aumentar, aproximando-se de níveis do início do ano, o especialista diz que ainda não é caso para alarme.

“O crescimento que está a ter é indesejável. Agora se se justificam as mesmas medidas que foram implementadas na altura, é algo que precisa de ser decidido com mais informação, com os clínicos no terreno”, explicou.

Em jeito de conclusão, o epidemiologista reiterou que o comportamento das pessoas e as medidas adotadas pelas autoridades de saúde serão fundamentais para decidir o futuro das próximas semanas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório