Meteorologia

  • 07 MAIO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 26º

Exército israelita afirma que mísseis disparados do Líbano mataram civil

O exército de Israel anunciou hoje que um civil israelita morreu na noite de quinta-feira devido a mísseis disparados a partir do sul do Líbano, que foi atacado posteriormente pela força área israelita.

Exército israelita afirma que mísseis disparados do Líbano mataram civil
Notícias ao Minuto

10:48 - 26/04/24 por Lusa

Mundo Israel/Palestina

"Durante a noite, terroristas dispararam mísseis antitanque na área de Har Dov, no norte de Israel, e um civil israelita que trabalhava no estaleiro de uma infraestrutura foi ferido e posteriormente declarado morto", disse o exército israelita num comunicado à imprensa.

Os meios de comunicação israelitas identificaram a vítima como um condutor de camião árabe-israelita. A polícia israelita disse à agência de notícias AFP que o corpo não foi formalmente identificado, mas o homem era do único ocupante do camião atingido.

Har Dov é o nome israelita para as Fazendas Shebaa, uma área de fronteira disputada entre Israel, Líbano e Síria.

O exército israelita indicou que a sua força aérea "atacou alvos pertencentes ao Hezbollah na zona de Shebaa, no sul do Líbano, incluindo um arsenal e um lançador de mísseis, bem como "infraestruturas operacionais".

Os soldados israelitas também "realizaram disparos para eliminar qualquer ameaça na área", garantiu o exército de Israel.

O Hezbollah afirmou, por seu lado, ter realizado "uma complexa emboscada" contra um comboio israelita nas "Fazendas Shebaa ocupadas", sublinhando ter "destruído dois veículos".

Desde o início da guerra entre o grupo islamita Hamas e Israel, em 07 de outubro, o lançamento de mísseis do Hezbollah - um aliado do grupo palestiniano - e a resposta da artilharia ou de aviões israelitas têm ocorrido diariamente na fronteira entre o Líbano e Israel.

Segundo a agência de notícias estatal do Líbano, a área em questão foi atingida por mais de 150 bombas durante a noite de quinta-feira, destruindo três casas e danificando mais de 35.

A violência entre o Hezbollah e Israel deixou 380 mortos no lado libanês desde 07 de outubro, principalmente combatentes do Hezbollah e ainda 72 civis, segundo um levantamento AFP. No norte de Israel, onze soldados e oito civis foram mortos, segundo o exército.

O exército israelita anunciou quarta-feira que a sua força aérea e artilharia estavam a realizar uma "ação ofensiva" contra o Hezbollah no sul do Líbano e mataram metade dos seus comandantes neste setor, o que o movimento libanês negou.

Leia Também: EUA começaram a construir porto e cais na Faixa de Gaza

Recomendados para si

;
Campo obrigatório