Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Senado dos EUA vota na próxima semana candidata de Trump ao Supremo

O Comité Judiciário do Senado dos EUA vai votar na próxima quinta-feira, dia 22, a nomeação da juíza conservadora Amy Coney Barrett, indicada pelo Presidente para preencher uma vaga no Supremo Tribunal Federal.

Senado dos EUA vota na próxima semana candidata de Trump ao Supremo
Notícias ao Minuto

17:24 - 15/10/20 por Lusa

Mundo Trump

O presidente do comité, o senador republicano Lindsey Graham, convocou uma votação sobre a confirmação de Barrett, apesar dos protestos do senador democrata Richard Durbin, que defendeu o adiamento da confirmação.

As regras do comité exigem que pelo menos dois membros da minoria democrata estejam presentes durante a votação, e Durbin era, na altura, o único representante do seu partido na sessão, até a chegada pouco depois de Richard Blumenthal.

A votação foi finalmente realizada, com a participação de Durbin e Blumenthal, e, com o apoio da maioria republicana, decidiu-se convocar a consulta final na comissão para a próxima quinta-feira, dia 22.

A aprovação deve preceder o debate e a votação da confirmação final de Barrett no Senado, onde os republicanos também têm a maioria.

Barrett, uma católica de 48 anos, compareceu perante o Comité Judiciário, desde segunda-feira para, para responder a perguntas dos legisladores, apresentar a sua visão jurídica em relação a questões polémicas, como o direito ao aborto e ao voto, bem como o futuro do programa de saúde Obamacare, criado pelo Presidente antecessor de Trump, Barack Obama (2009-2017), e contestado pelos republicanos.

Os conservadores veem a provável confirmação de Barrett no plenário da Câmara como uma "vitória histórica" para os que se opõem ao aborto nos Estados Unidos.

"Esta é a primeira vez na história americana que nomeamos uma mulher que é descaradamente pró vida, abraça a sua fé sem desculpas e vai para o Supremo Tribunal", disse Lindsey Graham, na sessão de quarta-feira.

Barrett, no entanto, evitou responder às repetidas perguntas dos democratas sobre qual será a sua opinião se um caso relacionado com o aborto for apresentado ao Supremo, embora tenha deixado claro que se opõe a esse direito.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório