Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

AO MINUTO: Mais um morto com menos de 40 anos; Novo apoio na cultura

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no resto do Mundo.

AO MINUTO: Mais um morto com menos de 40 anos; Novo apoio na cultura
Notícias ao Minuto

08:15 - 31/07/20 por Filipa Matias Pereira

Mundo Covid-19

Termina oficialmente, às 23h59 desta sexta-feira, o Estado de Calamidade que ainda vigora em 19 freguesias da Área Metropolitana de Lisboa (AML). A decisão foi tomada em Conselho de Ministros, que determinou que estas passassem para a Situação de Contingência, à semelhança do que já acontece em toda a Área Metropolitana de Lisboa (AML) desde o final de junho. O restante território nacional, sublinhe-se, vai manter-se em Estado de Alerta. 

De acordo com o mais recente boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal contabiliza 51.072 infeções confirmadas e 1.735 óbitos. 

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no resto do Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no resto do Mundo:

15h - Este registo fica por aqui, mas pode continuar a acompanhar-nos aqui.

14h50 -  A ALS Controlvet em Tondela inaugurou hoje um laboratório único no país que produzirá, "no mínimo, oito mil 'kits' por dia" para realização de testes, num investimento superior a um milhão que dará autonomia a Portugal e ainda exportar.

14h47 - O Ministério da Saúde de Israel indicou hoje que o total de óbitos associados à covid-19 ascendeu a 509 e que o de casos de infeção se situa nos 70.582.

14h46 - Os Açores registam hoje dois novos casos de covid-19, ambos na ilha de São Miguel, e uma criança com resultado positivo saiu na quinta-feira da região, "à revelia das autoridades", ficando assim o arquipélago com 18 casos ativos.

14h31 - Atualização no mundo. A pandemia provocada pela covid-19 provocou a morte de pelo menos 673.909 pessoas e infetou 17.352.910 em todo o mundo, segundo o último balanço feito pela Agência France-Presse (AFP)com base em dados oficiais.

14h24 - Uma morte em Moura. Um homem de 85 anos é a primeira vítima mortal do surto de covid-19 na Póvoa de São Miguel, concelho de Moura (Beja). Neste concelho do Baixo Alentejo, permanecem ativos 46 casos de covid-19, 30 dos quais na Póvoa de São Miguel, 10 em Amareleja e seis em Moura.

14h23  - O primeiro-ministro britânico,  Boris Johnson, adiou hoje por duas semanas pelo menos, até 15 de agosto, a próxima fase do plano de levantamento das medidas de proteção sanitária contra a covid-19, devido ao aumento de casos.

14h12 - Apenas 2,9% da população tem anticorpos ao vírus. Os resultados do primeiro Inquérito Serológico Nacional Covid-19 concluem que "Portugal regista uma seroprevalência global de 2,9% de infeção pelo novo coronavírus na sua população [perto de 300.000 pessoas], não tendo sido encontradas diferenças significativas entre regiões e grupos etários, refere em comunicado o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), promotor do estudo.

14h08 - O Ministério da Saúde e a Direção-Geral da Saúde realizam a já habitual conferência de imprensa. Acompanhe aqui: 

13h56 - Atualização em Portugal. Portugal regista, esta sexta-feira, mais oito mortos e 204 infetados com Covid-19. Uma das vítimas mortais, refira-se, é uma mulher com idade entre os 30 e os 39 anos. Com esta atualização, o total de óbitos desde o início da pandemia fixa-se em 1.735 e de contágios em 51.072.

13h43 - A ministra da Cultura anunciou, esta sexta-feira, em entrevista na antena da SIC Notícias, um novo apoio "social" para qualquer pessoa quem trabalhe no setor da cultura, que poderá ser pedido a partir da próxima segunda-feira. 

13h16 - Entre os emigrantes que entraram esta sexta-feira em Portugal pela fronteira de Vilar Formoso não faltavam "receios" em relação a eventuais contágios por covid-19, mas também planos para passar férias em família e com cuidados redobrados.

13h11 - O número de infetados pelo novo coronavírus em África superou os 900 mil casos, segundo os dados mais recentes da pandemia no continente, que contabilizam perto de 20 mil mortos.

13h07 - A República Popular da China apoia e "compreende" a decisão de Hong Kong de adiar as eleições para o Conselho Legislativo por causa do agravamento pandemia de covid-19.

12h12  - Não há "risco zero". A Organização Mundial de Saúde pediu hoje cautela no regresso das viagens, dando prioridade às de emergência, humanitárias e de repatriamento e desaconselhando a saída de idosos ou doentes crónicos para áreas com transmissão comunitária de covid-19.

11h57 - A Comissão Europeia anunciou hoje a mobilização de 40 milhões de euros para serviços de recolha de sangue na União Europeia (UE) a fim de apoiar a compra de equipamentos para tratamentos com plasma para a Covid-19.

11h56 - Atualização na AlemanhaA Alemanha identificou 870 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas e decidiu, face ao aumento de contágios, decretar as regiões espanholas da Catalunha, Aragão e Navarra como de risco, seguindo os critérios do Instituto Robert Koch (RKI).

11h52 - A reabertura da Madeira ao turismo em julho "superou as expectativas", com a passagem de 46 mil viajantes, perspetivando-se uma oferta hoteleira de 84% até final de agosto, disse o secretário madeirense que tutela o setor.

11h50 - A Associação Autocaravanista de Portugal considera que há "uma discriminação" para as autocaravanas em relação aos outros veículos no acesso às praias, sustentando que o Governo está a passar a responsabilidade para os proprietários dos parques de estacionamento.

11h47 - A Comissão Europeia deu hoje 'luz verde' a um apoio estatal da Alemanha de 840 milhões de euros para cobrir 'vouchers' emitidos por operadoras de viagens após cancelamentos devido à covid-19, visando tornar esta numa opção mais "fiável".

11h41 - A chefe do Governo de Hong Kong, Carrie Lam, anunciou hoje que as eleições legislativas, marcadas para o dia 6 de setembro, vão ser adiadas devido ao "agravamento da pandemia" de covid-19 na região.

11h27 - Morreu o primeiro cão que testou positivo para a Covid-19 nos EUA. Buddy, descobriram depois os médicos, tinha também um linfoma

Notícias ao MinutoBuddy© Reprodução | Twitter 

11h25 - "A maior intensidade da contração económica verificou-se nos meses de abril e maio, em junho já houve uma ligeiríssima recuperação", disse o ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, alertando que é necessário olhar para os próximos meses para perceber o impacto no ano inteiro. Recorde-se que este impacto na economia se deve à pandemia de Covid-19. 

11h18 -  Queda do PIB em Itália. O Produto Interno Bruto (PIB) da Itália diminuiu 17,3% no segundo trimestre face ao mesmo período de 2019, um decréscimo "sem precedentes" devido à pandemia da covid-19, anunciou hoje o instituto nacional de estatística italiano (Istat).

11h04 - Uma mulher violou a quarentena de 14 dias imposta à entrada de Macau e arrisca uma pena de prisão até seis meses ou pena de multa até 60 dias, informou hoje a Polícia do território.

11h01 - Apesar da quebra profunda do PIB no 2.º trimestre do ano, que está "em linha com a queda verificada nos nossos principais parceiros económicos", o Ministério das Finanças já vê "sinais de uma recuperação progressiva da atividade".

10h48 - Vai de férias? Se for para um hotel, tenha atenção a estas recomendações da DGS

10h26 - Eis as quebras mais acentuadas do PIB na UE (e qual o lugar de Portugal). Os dados disponibilizados pelo Eurostat, esta sexta-feira, revelam que variações homólogas superiores à de Portugal só se verificam em Espanha (-22,1%), França (-19%) e Itália (-17,3%).

Notícias ao MinutoTaxa de variação do PIB dos países cujos dados do 2.º trimestre foram já reportados© Reprodução do Eurostat

10h10 - Chris Kempczinski, CEO do McDonald's, defende que os responsáveis devem poder chamar a polícia se os clientes se recusarem a usar máscara no interior dos restaurantes. 

Recorde-se que a empresa anunciou recentemente que obrigaria clientes e funcionários a usar máscaras em todos os locais do McDonald's.  

"Estamos a despender muito tempo nos nossos restaurantes e queremos garantir que mantemos as nossas equipas seguras, assegurando também que os nossos clientes estão seguros. Por algum tempo, exigimos que a nossa equipa usasse máscaras, mas acreditamos que, à luz do que estamos a assistir, é prudente também pedir aos nossos clientes que usem máscaras no restaurante". 

10h04 - Num momento em que a maioria das crianças e jovens está a gozar as férias de verão, a Direção-Geral da Saúde (DGS) deixou as principais noções que os mais novos devem ter em mente para a prevenção contra a Covid-19, se forem para um campo de férias

09h31 -  O produto interno bruto (PIB) contraiu 16,5% no segundo trimestre do ano, aquele que terá sido o mais afetado pela pandemia do novo coronavírus, revelou o Instituto Nacional de Estatística (INE), esta sexta-feira.

09h07- Lay-off simplificado termina hoje e vem aí o apoio à retoma progressiva. O lay-off simplificado foi a primeira 'arma' do Governo em resposta à crise gerada pela pandemia da Covid-19, com o objetivo de ajudar as empresas na manutenção dos postos de trabalho. Porém, esta medida tem um prazo de validade, que foi inclusive prolongado, e termina esta sexta-feira, dia 31 de julho. 

09h05 - Estudo revela que crianças com menos de cinco anos podem ter níveis mais altos do vírus. De acordo com um estudo publicado esta quinta-feira na JAMA Pediatrics, as crianças com menos de cinco anos têm entre 10 e 100 vezes mais níveis de material genético do coronavírus no seu nariz.

08h50 - O que Hong Kong pode fazer para evitar um bloqueio total e uma quarta vaga de casos do Covid-19? O jornal South China Mourning Post fez uma reportagem sobre o tema, depois de especialistas terem sugerido que a região chinesa está em estado crítico na lua contra a pandemiaHong Kong carece de camas de cuidados intensivos, entre outros aspetos

07h07 - A Índia identificou 55.079 casos de covid-19 nas últimas 24 horas, um novo recorde diário no país, elevando para 1,6 milhões o total desde o início da pandemia, informaram hoje as autoridades.

06h56 - A Venezuela registou na quinta-feira um novo recorde diário de infetados com coronavírus ao identificar 701 novos casos em 24 horas, elevando para 17.860 o número de pacientes com o novo coronavírus.

06h55 -  O México atingiu as 46 mil mortes por covid-19 na quinta-feira e ultrapassou o número de óbitos registado no Reino Unido, tornando-se no terceiro país do mundo com mais vítimas fatais causadas pela pandemia.

06h30 - As grandes empresas do setor da tecnologia, as designadas GAFA (Google, Amazon, Facebook e Apple) divulgaram na quinta-feira resultados trimestrais que evidenciam efeitos diferentes da pandemia, um dia depois de os dirigentes terem sido ouvidos e criticados no Congresso.

06h24 - A China identificou, nas últimas 24 horas, 127 casos de covid-19, o terceiro dia consecutivo com mais de 100 casos, a grande maioria em Xinjiang, no noroeste do país, informou hoje a Comissão Nacional de Saúde.

06h20 - Os Estados Unidos registaram 1.347 mortos e 72.238 infetados com o novo coronavírus nas últimas 24 horas, segundo uma contagem independente da Universidade Johns Hopkins.

06h12 - O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, disse nesta quinta-feira que tem uma infeção pulmonar, depois ter recuperado do novo coronavírus, e afirmou que está a ser tratado com antibióticos.

06h00 - Bom dia, iniciamos aqui um novo registo, mas pode recordar o acompanhamento anterior aqui.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório