Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Covid-19: Venezuela com novo recorde de contágios diários confirmados

A Venezuela registou na quinta-feira um novo recorde diário de infetados com coronavírus ao identificar 701 novos casos em 24 horas, elevando para 17.860 o número de pacientes com o novo coronavírus.

Covid-19: Venezuela com novo recorde de contágios diários confirmados
Notícias ao Minuto

06:56 - 31/07/20 por Lusa

Mundo Covid-19

O número recorde de contagiados diários foi anunciado pela vice-Presidente da Venezuela, Delcy Rodríguez, que confirmou também mais quatro mortes, elevando para 158 o número de óbitos no país.

O Distrito Capital, com 332 novos casos, foi a região do país que registou o maior número de infetados nas últimas 24 horas, seguindo-se os estados de La Guaira (66), Miranda (65), Zúlia (44), Táchira (35), Anzoátegui (32), Mérida (24), Lara (16), Carabobo (14), Nova Esparta (14), Trujillo (4), Apure (3), Sucre (1) e Barinas (1).

Além dos 601 casos comunitários, foram registados 50 casos importados, de venezuelanos que regressaram ao seu país, 44 deles oriundos da Colômbia, quatro do Peru e dois do Equador.

Quanto às mortes, quatro são homens, dois deles do Distrito Capital (de 70 e 91 anos), um de Guárico (85 anos) e um de Miranda (70 anos).

Por outro lado, estão também dados como recuperados 10.666 pacientes.

A vice-presidente da Venezuela anunciou ainda que houve uma reunião entre membros da Comissão Presidencial para a Prevenção da covid-19 com representantes da Organização Panamericana da Saúde, para avançar com um acordo de cooperação assinado com a Assembleia Nacional.

Esse acordo, disse, permitirá ao Executivo aceder a 10 milhões de dólares (8,55 milhões de euros) para equipamentos de proteção destinados ao pessoal sanitário e para combater localmente a pandemia.

A Venezuela está desde 13 de março em estado de alerta, o que permite ao executivo decretar "decisões drásticas" para combater a pandemia.

Apenas os comércios dos produtos e serviços tidos como básicos e essenciais estão abertos diariamente, segundo um horário afixado pelas autoridades.

No estado venezuelano de Miranda apenas é permitido efetuar compras duas vezes por semana, segundo o último número da Cédula de Identidade.

Os voos nacionais e internacionais estão restringidos até 12 de agosto, estando a população impedida de circular entre as distintas regiões do país.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 667 mil mortos e infetou mais de 17 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência de notícias France-Presse (AFP).

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Depois de a Europa ter sucedido à China como centro da pandemia em fevereiro, o continente americano é agora o que tem mais casos confirmados e mais mortes.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório