Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

AO MINUTO: Feiras voltam a poder reabrir. Brasil passa as 91 mil mortes

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no resto do Mundo.

AO MINUTO: Feiras voltam a poder reabrir. Brasil passa as 91 mil mortes
Notícias ao Minuto

15:46 - 30/07/20 por Sara Gouveia

Mundo Covid-19

O Governo reuniu, esta quinta-feira, em Conselho de Ministros para avaliar as medidas restritivas de resposta à pandemia no país. Desse encontro saiu a decisão de as 19 freguesias deixarem de estar em calamidade passando a vigorar a situação de contingência. O resto do país continua em estado de alerta, situação que não sofrerá alteração enquanto durar a pandemia

Os dados mais recentes emitidos pela DGS dão conta de que Portugal registou 255 novos casos de Covid-19 e mais duas mortes. No total, o nosso país contabiliza 50.868 infeções confirmadas e 1.727 óbitos. Dos novos casos, 176 concentram-se na região de Lisboa e Vale do Tejo, ou seja, 69%. 

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no resto do Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no resto do Mundo:

00h - Este registo chega ao fim, mas pode continuar a acompanhar-nos na manhã de sexta-feira.

23h58 - O Governo determinou hoje manter a interdição de permanência de autocaravanas nos parques e zonas de estacionamento de acesso às praias, mas definiu a possibilidade de estes veículos permanecerem em "locais especificamente designados" entre as 07h e as 21h. A decisão consta de um decreto-lei que altera as medidas excecionais e temporárias relativas à pandemia de Covid-19.

23h18 - Ministério da Saúde brasileiro reporta esta quinta-feira mais 1.129 mortes associadas ao novo coronavírus, depois de, na véspera, se ter atingido um recorde diário (com 1.595 mortes, ainda que com números de dois dias por parte de São Paulo). Este novo registo diário eleva o total de mortes no país para 91.263, o segundo pior balanço de óbitos do mundo. O número total de casos confirmados desde que a pandemia chegou ao país, a 26 de fevereiro, é agora de 2.610.102.

23h01 - Num momento em que a maioria das crianças e jovens está a gozar as férias de verão, Direção-Geral da Saúde (DGS) deixou as principais noções que os mais novos devem ter em mente para a prevenção contra a Covid-19, se forem para um campo de férias

22h24 - mara Municipal de Lisboa anunciou, esta quinta-feira, que as Feiras da Ladra, do Relógio e das Galinheiras estão de volta. As três feiras voltam a reabrir portas já este fim de semana, após ter sido decidido, hoje, em Conselho de Ministros, que as 19 freguesias da Área Metropolitana de Lisboa (AML) passam de estado de calamidade para situação de contingência em agosto.

21h33 - A Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados concluiu pela existência de uma "grave violação dos direitos humanos" no Lar do Comércio, em Matosinhos, onde morreram 24 utentes por Covid-19, tendo considerado legítimo o direito dos lesados a uma indemnização.

21h27 -  O ministro da Agricultura do Zimbabué, Perrance Shiri, morreu na quarta-feira vítima da pandemia da covid-19, anunciou hoje o Presidente do país, Emmerson Mnangagwa. "Agora que o ministro Shiri morreu de Covid-19, seguiremos as diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre como o funeral deve ser realizado", disse Mnangagwa.

21h12 - A Alemanha identificou 902 novos casos nas últimas 24 horas, o número mais alto desde maio, com a exceção do surto registado numa fábrica de carne, no mês passado, na localidade de Gütersloh. A Baviera, o Estado mais afetado, superou os 50 mil casos total de infeções, chegando aos 50.806 e 2.622 óbitos.

21h09 - O coordenador da resposta à covid-19 na região de Lisboa e Vale do Tejo, Duarte Cordeiro destacou hoje a "evolução positiva" registada neste território, mas ressalvou que é necessário manter um "otimismo prudente" na avaliação da situação.

21h05 - A equipa de futebol espanhola do Almería, treinada pelo português José Gomes, que revelou na quarta-feira ter um atleta infetado com covid-19, regressou hoje aos treinos, depois de feita nova ronda de testes ao restante plantel.

20h35 - Angola registou mais três mortos e 31 casos novos do novo coronavírus nas últimas 24 horas, segundo divulgaram hoje as autoridades de saúde. Com estes números, o país soma agora 1.109 infetados, 51 óbitos, 395 recuperados e 663 casos ativos.

20h14 - França reportou mais 16 mortes relacionadas com o novo coronavírus, em meio hospitalar, elevando o número acumulado para 30.254 desde o início da pandemia. Quanto aos casos de infeção, a autoridade de saúde dá conta de 1.377 novos casos, num total de 186.573 infetados.

19h39 - O Reino Unido registou 38 mortes de covid-19 e 846 novas infeções nas últimas 24 horas, anunciou hoje o Ministério da Saúde britânico. No total, durante a pandemia de covid-19, o país registou 45.999 mortes e 302.301 casos de infeção

19h27 - A Madeira mantém o total de 106 casos de covid-19, já com 97 recuperados e apenas nove ativos, os mesmos assinalados na quarta-feira, indicou hoje o Instituto de Administração da Saúde (IASAÚDE). 

19h23 - Infarmed alertou, esta quinta-feira, que foram identificados termómetros de infravermelhos à venda no mercado nacional que não são certificados pela União Europeia. A autoridade já anunciou a retirada dos termómetros do mercado.

19h13 - As praias e a prática desportiva são duas das exceções à obrigatoriedade de uso de máscaras nos espaços públicos da Madeira, segundo a resolução do Governo Regional que prolonga a situação de calamidade, hoje publicada no Jornal Oficial da Região.

19h08 - Dinamarca retirou esta quinta-feira, Portugal da 'lista negra' e levantou as restrições à mobilidade que tinha imposto a passageiros oriundos do país, refere o Ministério dos Negócios Estrangeiros português em comunicado.  O Ministério de sublinha que esta decisão é um "o reconhecimento da transparência da informação fornecida pelo nosso país relativamente à evolução da situação epidemiológica".

18h36 - Em substituição de Antonoaldo Neves, o Governo escolheu para CEO interino da TAP Ramiro Sequeira, confirmou esta tarde, ao Notícias ao Minuto, fonte oficial do Ministério das Infraestruturas. O novo responsável irá estar ao comando do processo de reestruturação da companhia aérea portuguesa, que será entregue em Bruxelas até outubro.

18h33 - O Governo da Suécia apelou hoje aos suecos para continuarem a trabalhar em casa pelo menos até ao Ano Novo, numa altura em que o país ultrapassou as 80 mil infeções associadas ao novo coronavírus.

18h04 - A Itália contabilizou 386 novos casos de contágio da covid-19 nas últimas 24 horas, aumentando o total para 247.158 infetados desde que começou a emergência no país, a 21 de fevereiro, anunciou hoje a Proteção Civil.

18h - A Associação Portuguesa de Hotelaria, Restauração e Turismo (APHORT) considera que as medidas anunciadas hoje pelo Governo para os bares e discotecas "pecam por tardias", sublinhando que os empresários devem reinventar-se.

17h56 - Moçambique registou, nas últimas 24 horas, mais 60 novos casos positivos de covid-19, elevando o total para 1.808, mantendo-se o número de 11 mortes, anunciou hoje o Ministério da Saúde.

17h38 - Rui Rio termina visita ao Algarve: "Preocupa-me, acima de tudo, o Turismo. "O presidente do PSD também reconheceu "insuficiências do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e a fraca capacidade de resposta do Hospital de Faro".

17h21 - O Ministério da Saúde espanhol reportou, esta quinta-feira, um ligeiro aumento nos novos contágios, com mais 1.229 casos de infeção registados nas últimas 24 horas, num total de infetados de 285.430. Os mortos, mais dois do que ontem, elevam o número óbitos totais a 28.443.

16h53 - Grande Prémio da Grã-Bretanha de Formula 1 arranca já esta sexta-feira, mas Sergio Pérez aguarda a realização e posteriores resultados de um novo teste à covid-19, depois de um primeiro teste ter tido um resultado inconclusivo.

16h29 - Três utentes do lar da Sociedade Espanhola de Beneficência, de Lisboa, estão infetados com Covid-19, dois dos quais estão internados. Ao Notícias ao Minuto, fonte da Administração Regional de Saúde (ARS) de Lisboa e Vale do Tejo indicou que o terceiro utente infetado está a "cumprir o isolamento no lar".

16h17 - primeira-dama brasileira, Michelle Bolsonaro, foi diagnosticada com Covid-19. A informação foi avançada, esta quinta-feira, pelo Palácio do Planalto. "Apresenta bom estado de saúde e seguirá todos os protocolos estabelecidos. A primeira-dama está a ser acompanhada pela equipa médica da Presidência da República", diz a nota divulgada pela Presidência.

15h52 - A Islândia anunciou hoje que vai recuar na estratégia de desconfinamento e voltar a endurecer as medidas restritivas, nomeadamente em relação aos aglomerados de pessoas, face ao ressurgimento de novas infeções pelo novo coronavírus naquele país.

15h42 - "O medo não enche a barriga". Na Índia, o vírus não pára quem pouco tem. À lixeira de Nova Déli chegam todos os dias toneladas de resíduos médicos que representam perigo para quem lá trabalha.

Notícias ao Minuto© Reuters

15h37 - Os cidadãos portugueses ou com residência em Portugal que cheguem ao país sem teste à covid-19 e se recusem a realizá-lo no aeroporto ou num laboratório nas 48 horas posteriores incorrem no crime de desobediência, determinou hoje o Governo.

15h30 - O Conselho da União Europeia (UE) retirou hoje a Argélia da lista de países aos quais os Estados-membros podem, gradualmente, reabrir as fronteiras reduzindo assim a lista, onde mantém as restrições para Estados Unidos e Brasil.

15h27 - Os empresários dos bares e discotecas que optem por não abrir nos moldes que o Governo definiu esta quinta-feira podem continuar a usufruir do lay-off simplificado. Já os restantes poderão candidatar-se aos apoios anunciados pelo Executivo no início da semana.

15h23 - O jornal espanhol As publica, esta quinta-feira, uma entrevista com o ex-treinador do Vitória FC recorda o surto gripal que assolou o conjunto sadino no passado mês de janeiro. Julio Velázquez recorda que teve "80 ou 85% da equipa no hospital" antes do jogo com o Sporting.

15h20 - Com isso surgem novas regras, nomeadamente para os estabelecimentos de restauração, atividades desportivas, tráfego aéreo e aos aeroportos. Bares e discotecas continuam encerrados, mas passam a poder funcionar como cafés ou pastelarias.

15h17 - Comecemos por lembrar que ao início desta tarde e, no final da reunião de hoje do Conselho de Ministros, foi anunciado que a situação de Calamidade, que vigora em 19 freguesias da Área Metropolitana de Lisboa, vai terminar às 23h59 de 31 de julho. Passando agora a situação de contingência.

Pode rever a conferência de imprensa abaixo:

15h15 - Boa tarde, iniciamos aqui um novo registo, mas pode recordar o acompanhamento anterior aqui.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório