Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

AO MINUTO: Brasil perto do milhão de casos; UEFA? "Vitória antecipada"

A pandemia de coronavírus infetou cerca de 8,3 milhões de pessoas no mundo inteiro. Mais de 445 mil pessoas morreram e 4,3 milhões de pessoas recuperaram do vírus. Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Brasil perto do milhão de casos; UEFA? "Vitória antecipada"
Notícias ao Minuto

15:58 - 17/06/20 por Fábio Nunes

Mundo Coronavírus

O boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde esta quarta-feira dá conta de 336 novos casos de Covid-19 e de mais uma morte nas últimas 24 horas em Portugal. O país totaliza agora 37.672 casos de infeção e 1.523 vítimas mortais. O número de pessoas recuperadas voltou a subir (mais 728) e situa-se 23.580 desde o início da pandemia

É na região de Lisboa e Vale do Tejo que se continuam a verificar a maioria dos novos contágios - 84% dos casos diagnosticados desde ontem

Nos próximos seis meses, os especialistas de infecciologia do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) vão estudar o período de transmissibilidade do novo coronavírus e a evolução do perfil imunológico das pessoas que contraíram o SARS-CoV-2, o vírus que causa a Covid-19. 

O país mais afetado pela pandemia são os Estados Unidos, com números bastante superiores em termos de casos e de mortes comparativamente às outras nações. Segue-se o Brasil, cujos dados mantêm a tendência de crescimento. Rússia, Índia, Reino Unido, Espanha e Itália são outros dos países mais atingidos pela Covid-19. 

O número de vítimas mortais em África continua a subir e é de praticamente sete mil. O continente regista mais de 259 mil pessoas infetadas

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

00h11 - O registo de hoje termina por aqui, será retomado dentro de algumas horas. Já sabe, consulte a informação no site da DGS e acompanhe sempre as comunicações das autoridades competentes. Caso tenha sintomas:

SNS24 de Portugal Continental: 808 24 24 24

SNS24 da Madeira: 800 24 24 20

SNS24 dos Açores: 808 24 60 24

Só quer tirar dúvidas? Não assoberbe as linhas telefónicas: atendimento@sns24.gov.pt

00h07 - Pode consultar neste mapa interativo a evolução da pandemia de coronavírus no mundo. 

23h51 - O Ministério da Saúde do Brasil revelou que nas últimas 24 horas foram detetados 32.188 novos casos e que morreram mais 1.269 pessoas. Em termos acumulados, o Brasil está cada vez mais próximo do milhão de casos de contágio - atualmente são 955.377 casos. O total de óbitos é de 46.510. Mais de 463 mil pessoas recuperaram da doença

23h36 - O Ministério da Educação divulgou hoje as normas de entrega de manuais escolares para reutilização para escolas e encarregados de educação, que prevêem hora marcada e uso de máscara obrigatório na deslocação à escola.

22h39 - A Santa Casa da Misericórdia de Cinfães regista 55 casos positivos de Covid-19. 33 utentes e 22 funcionários testaram positivo para a doença, segundo a autarquia.

22h06 - O surto de Covid-19 no Brasil estabilizou, com um menor crescimento de novos casos diários, mas ainda é precoce concluir se a doença já atingiu o seu pico no país, indicou hoje a Organização Mundial de Saúde (OMS). 

22h04 - A autarquia de Lagos revelou que está a adotar várias medidas, entre as quais a "testagem massiva", para tentar travar o novo surto na localidade, que decorreu de uma festa ilegal em Odiáxere. O número de infetados subiu hoje para 37. 

21h56 - A pandemia de Covid-19 já matou 445.213 pessoas e infetou mais de 8,2 milhões em todo o mundo desde dezembro, segundo um balanço da agência AFP

20h20 - Após a intervenção do primeiro-ministro, Marcelo Rebelo de Sousa tomou a palavra na conferência de imprensa, realizada em Belém, que decorre do anúncio de que a fase final da UEFA Champions League irá decorrer, em agosto, na capital portuguesa. Para o Presidente da República, o dia de hoje, que culmina com esta "vitória", é uma metáfora das nossas próprias vidas

"Temos dias que são feitos de tristezas e outros de alegrias. Passado, presente e futuro. O dia começou com uma evocação de passado, triste, a propósito das vítimas dos incêndios florestais. Depois teve uma tarde cheio de debate sobre o presente e o futuro com o Orçamento Suplementar e, também, com o Conselho Europeu (...) e termina, ao por do sol, com uma magnífica notícia para Portugal", sintetizou o Chefe de Estado. 

20h08 - Em direto do Palácio de Belém, António Costa apontou, esta tarde, que houve um motivo que se destaca para que a UEFA tenha escolhido Portugal para ser palco da fase final da Champions League. "Foi o mérito, a competência, o prestígio, o empenho e a enorme capacidade diplomática que a nossa Federação Portuguesa de Futebol teve durante todo este processo", começou por sublinhar o primeiro-ministro. 

Apontando que não vão estar presentes na competição clubes portugueses, o Chefe do Governo ressalvou que, contudo, esta final "especialíssima" é "uma vitória antecipada de todos os portugueses", pois foi graças à capacidade "extraordinária" da população no combate à Covid-19 que agora o país recebe a UEFA

19h58 - Os responsáveis do Instituto Português de Oncologia de Lisboa (IPO-Lisboa) garantiram hoje que continua a ser seguro ir ao hospital e frisaram que os doentes devem manter os agendamentos, consultas e tratamentos.

19h49 - O número de casos de Covid-19 está a subir na cidade de Tulsa, no estado norte-americano do Oklahoma, dias antes do comício do presidente Donald Trump, que vai ter lugar este sábado, adianta a CNN. O departamento de Saúde de Tulsa disse que no espaço de 24 horas foram diagnosticados 96 novos casos, um recorde no número diário de contágios naquela cidade. 

Face ao aumento de novos casos de infeção, as autoridades de Tulsa têm insistido para que Trump cancele o comício, algo que o presidente parece estar renitente em fazer. 

O governador do Oklahoma, Kevin Stitt, afirmou esta quarta-feira numa conferência de imprensa que recebeu mais de um milhão de pedidos por parte de pessoas que querem marcar presença no comício. 

19h41 - O Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) sugeriu hoje que os portugueses privilegiem as férias em território nacional e desaconselhou as viagens para fora do espaço europeu e para destinos exóticos e sem ligações frequentes a Portugal. 

19h37 - O número de casos de infeção pelo novo coronavírus confirmados num surto identificado num matadouro de Rheda-Wiedenbrück, na zona oeste da Alemanha, subiu hoje para 657

A chanceler Angela Merkel elogiou, a rápida intervenção das entidades locais para tentar travar a propagação do surto, nomeadamente a decisão de encerrar as escolas daquela região.

19h15 - O Ministério da Saúde francês divulgou os dados mais recentes sobre a pandemia. Nas últimas 24 horas registaram-se mais 28 mortes nos hospitais franceses, pelo que o número acumulado de óbitos é agora de 29.575. Mais de 73 mil pessoas recuperaram da Covid-19

18h44 - Parlamento aprovou o Orçamento Suplementar. O documento foi viabilizado com o voto a favor do PS e com os votos contra do CDS, da Iniciativa Liberal e Chega. PSD, Bloco de Esquerda, PCP, Os Verdes, PAN e a deputada não inscrita, Joacine Katar Moreira, abstiveram-se

A partir de quinta-feira arranca a fase de debate na especialidade do Orçamento Suplementar que se estenderá até à próxima semana.

18h30 - Uma vacina projetada e desenvolvida pela Universidade de Oxford contra a Covid-19 já está a ser produzida pelo Instituto Jenner para ser distribuída em dezembro, depois de comprovada a sua eficácia, foi hoje anunciado. 

"O Instituto Jenner está trabalhando numa das vacinas mais avançadas, já está na fase 3, recrutou centenas de pacientes e espera ter resultados em outubro ou novembro. Seria a primeira vacina a ser comercializada", referiu o professor de farmacoepidemiologia da Universidade de Oxford, Daniel Prieto-Alhambra.

18h12 - O ministro de Estado e das Finanças, João Leão, prometeu hoje seguir uma linha de estabilidade no combate à crise provocada pela pandemia de Covid-19, salientando que o Governo não prevê qualquer aumento de impostos no futuro

"Ultrapassada a pandemia, estou convicto que vamos recuperar mais rapidamente do que nas anteriores crises, voltando ao crescimento da economia, do emprego, à confiança e à sustentabilidade", sublinhou o novo ministro das Finanças. 

18h07 - Moçambique registou mais 13 casos positivos de coronavírus nas últimas 24 horas, elevando o total de 638 para 651, e mantendo os quatro óbitos, disse hoje a diretora de Saúde Pública, Rosa Marlene.

18h05 - O presidente da Reserva Federal norte-americana, Jerome Powell, afirmou que a economia dos Estados Unidos enfrenta uma recessão profunda com "incerteza significativa" devido à Covid-19, garantindo que serão utilizados os meios ao seu dispor para mitigar o impacto.

18h00 - Rui Rio considerou hoje que o Governo cometeu uma "grave falha" ao substituir o ministro das Finanças, Mário Centeno, que elaborou o Orçamento Suplementar antes de o documento ser debatido no Parlamento e no meio de uma crise

"Apesar de eu próprio, há uns escassos oito meses, já ter aqui previsto que Mário Centeno estava a prazo neste Governo, o que nunca me passou pela cabeça foi que, no quadro de uma pandemia e de uma crise económica grave, o ministro das Finanças saísse no dia anterior à defesa do documento que visa municiar o país com as dotações orçamentais necessárias ao combate a essa mesma crise", frisou o presidente do PSD

17h49 - O governador do estado de Nova Iorque, Andrew Cuomo, disse esta quarta-feira que no espaço de 24 horas morreram mais 17 pessoas, acrescentando que este é "o número mais baixo" desde que a pandemia começou, de acordo com a CNN.

"A única forma de me sentir melhor é se esse número se tornar zero", afirmou Cuomo

17h39 - A Organização Mundial de Saúde (OMS) alertou hoje que a dexametasona não é "um tratamento ou profilaxia" para o novo coronavírus, salientando que o esteroide testado com sucesso no Reino Unido só deve ser usado em doentes com casos graves de Covid-19.

O diretor executivo do programa de emergências sanitárias da organização, Michael Ryan, notou que a dexametasona intervém nas manifestações pulmonares da doença, ajudando pacientes com dificuldades extremas em respirar, e que não é um medicamento antiviral. 

17h14 - A proteção civil italiana revelou que no espaço de 24 horas foram detetados 328 novos casos e que morreram mais 43 pessoas. Em junho, o número diário de vítimas mortais ficou sempre abaixo dos três dígitos. Itália totaliza 237.828 casos de contágio e 34.448 mortes. Mais de 179 mil pessoas recuperaram da Covid-19

16h58 - O PSD acusou hoje o ex-ministro das Finanças, Mário Centeno, de ter desertado "em nome do interesse pessoal". Por sua vez, o PS contrapôs o Orçamento Suplementar "sem cortes" aos "oito retificativos" apresentados no tempo do governo PSD/CDS-PP.

16h36 - O Ministério da Saúde espanhol anunciou que desde ontem foram diagnosticados 141 novos casos, quase o dobro face ao dia anterior. Não há registo de mortes no espaço de 24 horas, mas as autoridades espanholas notificaram que morreram 30 pessoas na última semana. O número de casos ascendeu aos 244.683 e o número de vítimas manteve-se inalterado nas 27.136

16h19 - O departamento de Saúde e de Assistência Social britânico revelou que no espaço de 24 horas foram registados 1.115 novos casos e mais 184 mortes. O Reino Unido aproxima-se dos 300 mil casos. Nesta altura, soma 299.251 contágios e 42.153 óbitos provocados pela Covid-19

16h00 - O Orçamento Suplementar está a ser debatido em plenário, na Assembleia da República, depois de ter sido apresentado na semana passada. Acompanhe abaixo o debate e aqui os pontos mais importantes:

15h55 - O governo da Ucrânia estendeu até 31 de julho o confinamento imposto no país devido a um aumento de casos de infeção pelo novo coronavírus, informou o primeiro-ministro ucraniano, Denis Shmigal. Na Ucrânia, 33.234 pessoas foram infetadas pelo novo coronavírus, das quais 14.943 receberam alta e 943 morreram.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório