Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

AO MINUTO: Surto de Covid-19 no IPO. Fase final da Champions em Lisboa

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Surto de Covid-19 no IPO. Fase final da Champions em Lisboa
Notícias ao Minuto

08:08 - 17/06/20 por Sara Gouveia

Mundo Covid-19

Portugal registou, segundo os dados mais recentes, mais 336 casos de Covid-19 e uma morte, num um total de 1.523 óbitos e 37.672 infetados. A região Norte continua a ser a mais afetada pelo novo coronavírus com 17.141 infetados

pandemia do novo coronavírus já matou 443.821 pessoas e ultrapassou os 8,1 milhões de infetados em todo o mundo desde dezembro, segundo um balanço da agência AFP.

Esta terça-feira o anúncio de um medicamento eficaz em casos mais severos de Covid-19, já existente no mercado, trouxe uma renovada esperança no combate à doença. dexametasona já estará a ser usada para o tratamento da Covid-19 em Portugal.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:

15h55 - Este registo chegou ao fim, mas pode continuar a acompanhar-nos aqui.

15h50 - O município de Cantanhede apoiou 214 famílias nos últimos três meses no âmbito das ações locais relacionadas com a pandemia da Covid-19, anunciou hoje a autarquia.

15h42 - O Governo da Ucrânia estendeu até 31 de julho o confinamento imposto no país devido a um aumento de casos de infeção pelo novo coronavírus, que causa a doença Covid-19, informou o primeiro-ministro ucraniano, Denis Shmigal.

15h28 - A diretora-geral da Saúde considerou hoje "precoce" admitir a presença de público nos estádios portugueses durante a 'final a oito' da Liga dos Campeões de futebol, que se vai realizar em Lisboa.

15h20 - Uber vai avançar com despedimentos em Portugal. O anúncio terá sido feito aos funcionários do centro de suporte da Uber localizado em Lisboa através de videoconferência. Empresa justifica a decisão com a proteção da "sustentabilidade a longo prazo da empresa".

15h08 - O Orçamento Suplementar começa a ser debatido em plenário, na Assembleia da República, depois de ter sido apresentado na semana passada. Acompanhe abaixo o debate e aqui os pontos mais importantes:

15h02 - Especialistas em infecciologia do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) vão, durante os próximos seis meses, tentar perceber qual o período de transmissibilidade do novo coronavírus e a evolução do perfil imunológico dos doentes com Covid-19.

15h - A Campanha 'O AVC não fica em casa' lançada hoje alerta que metade dos hospitais portugueses tratou até menos 50% dos casos de AVC nas últimas semanas, reforçando que. mesmo em tempo de pandemia. a patologia tem de ser tratada no hospital.

14h59 - O presidente do governo açoriano disse hoje que a pandemia permitiu uma "renovação da consciência da importância" dos serviços públicos em várias áreas, defendendo uma reflexão sobre o alargamento das parcerias com entidades privadas a novas áreas de intervenção.

14h56 - A Suécia ultrapassou hoje as cinco mil mortes por covid-19, entre os mais de 54 mil casos confirmados, no dia em que o parlamento sueco homenageou as vítimas da pandemia do novo coronavírus.

14h50 - Os testes à covid-19 efetuados a toda a comitiva do Belenenses SAD deram negativo antes da visita ao Paços de Ferreira, na 27.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, informou hoje a formação lisboeta.

14h35 - Oficial: Presidente da UEFA confirma fase final da Champions em Lisboa. A final a oito da prova, com sete jogos - quartos de final e meias-finais a uma mão, mais a final - realizar-se-á em Lisboa.

14h15 - "Admito que o medicamento dexametasona possa estar a ser utilizado"Na já habitual conferência de imprensa da DGS marcou presença, esta quarta-feira, o presidente do Infarmed, Rui Santos Ivo, que analisou a administração do medicamento dexametasona como resposta à Covid-19. "Admito que sim, nas situações de doentes ventilados com dificuldade respiratória, ele [o medicamento a dexametasona] pode ser útil. Admito que possa estar a ser utilizado", respondeu o responsável quando questionado relativamente à utilização do fármaco no SNS.

14h10 - Menos de 5% dos 400 trabalhadores da DHL da Azambuja testaram positivoA empresa DHL Supply Chain, localizada na plataforma logística de Azambuja, no distrito de Lisboa, disse hoje que menos de 5% dos 400 trabalhadores testaram positivo à covid-19 e que as operações "prosseguem sem interrupções".

13h56 - IPO confirma que oito profissionais e 12 doentes estão infetadosOito profissionais e 12 doentes internados no Serviço de Hematologia no IPO de Lisboa foram diagnosticados com covid-19, segundo a instituição, adiantando que os pacientes foram transferidos para outros hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

13h48 - Oslo rejeita acusação de Pequim que liga salmão norueguês ao novo surtoO governo de Oslo rejeitou hoje a acusação chinesa de que o salmão norueguês estaria na origem do novo surto de covid-19, identificado nos últimos dias e associado a um mercado da capital da República Popular da China.  

13h41 - O número de mortos por covid-19 em África subiu para quase sete mil, mais 230 nas últimas 24 horas, em cerca de 259 mil casos, segundo os dados mais recentes sobre a pandemia no continente.

13h32 - A diretora-geral de Saúde revelou hoje a existência de um foco de Covid-19 no Instituto Português de Oncologia (IPO) de Lisboa, referindo que os utentes com testes positivos foram mudados para outras unidades hospitalares.

13h27 - A pandemia do novo coronavírus já causou a morte a pelo menos 443.821 pessoas e infetou mais de 8,1 milhões em todo o mundo desde dezembro, segundo um balanço da agência AFP baseado em dados oficiais.

13h22 - O Irão registou hoje mais de 100 mortes por covid-19, pelo quarto dia consecutivo, elevando para 9.158 o total de óbitos pela doença, e contabilizou ainda mais de 2.000 novas infeções nas últimas 24 horas, segundo as autoridades iranianas.

13h16 - O Programa Operacional do Algarve (CRESC Algarve) 2020 aprovou as primeiras candidaturas de financiamento a empresas com investimentos relevantes no combate à pandemia de covid-19, anunciou a Comissão de Coordenação e de Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve.

13h07 - Acompanhe abaixo a conferência de imprensa da Direção Geral de Saúde e aqui os pontos mais importantes.

12h59 - Portugal registou hoje mais uma morte e 336 novos casos nas últimas 24 horas. Segundo os dados da DGS há um total de 1.523 óbitos e 37.672 infetados. Há ainda mais 368 recuperados.

12h33 - Os proprietários dos estabelecimentos comerciais de uma rua de Chaves uniram-se num pedido à autarquia local para o encerramento do trânsito automóvel de forma a aumentarem o espaço de esplanada e garantirem a segurança dos clientes.

12h20 - Dois cidadãos portugueses morreram por covid-19 na Cidade do Cabo, disse hoje à Lusa fonte da comunidade naquela cidade sul-africana. Um homem de 67 anos, natural de Lisboa, morreu no passado domingo e a segunda vítima portuguesa a ser vítima da Covid-19 é uma mulher de 83 anos, disse à Lusa a mesma fonte.

12h16 - Se há algo que a pandemia de Covid-19 trouxe foi uma clarificação do trabalho remoto ou teletrabalho, como se queira chamar, às empresas portuguesas em particular às PME. "Durante bastante tempo subsistia a ideia de que um colaborador que não efetuasse o seu trabalho presencialmente não era um trabalhador produtivo ou interessado e que o facto de estar ausente do escritório poderia contribuir para uma menor coesão entre a equipa", afirma Miguel Allen Lima, CEO da Arquiled, uma empresa portuguesa que continua a optar por teletrabalho, num artigo de opinião que partilhou com o Lifestyle ao Minuto e que pode ler aqui.

11h53 - A praia fluvial de Mourão, nas margens do Alqueva, no distrito de Évora, inicia a época balnear no sábado com a capacidade limitada a 500 pessoas e um sistema de "semáforos", devido à pandemia de Covid-19.

11h49 - Os clientes bancários que não tenham aderido a estas medidas de apoio, mas que ainda o pretendam fazer, devem comunicar a sua intenção às instituições mutuantes até ao dia 30 de junho de 2020.

11h38 - O número de novos casos de covid-19 na Rússia durante as últimas 24 horas é de 7.843, a cifra diária mais baixa registada desde o dia 01 de maio, de acordo com as autoridades sanitárias de Moscovo. 

11h23 - Os Estados Unidos registaram mais 840 mortos devido à Covid-19, nas últimas 24 horas, elevando para 116.963 o número total de óbitos desde o início da epidemia no país, indicou a Universidade Johns Hopkins. Foram ainda identificados mais 24.219 novos casos, num total de mais de 2,1 milhões de infeções no país.

11h19 - O capitão do Real Madrid já se tramou às custas do fármaco de que todos falam. A dexametasona, primeiro fármaco eficaz contra a Covid-19, de acordo com um estudo da Universidade de Oxford, é o medicamento pelo qual Sergio Ramos foi acusado de doping em 2017.

11h12 - Dados revelados pelo INE demonstram que atividade turística teve "expressão praticamente nula" em abril. Saiba mais aqui.

11h09 - O número de novos casos de covid-19 na Bélgica aumentou para 89 nas últimas 24 horas e o de mortes para 13, segundo dados oficiais hoje divulgados. As autoridades registam um total de 60.244 infeções e 9.675 óbitos.

11h07 - As autoridades russas instalaram uma câmara desinfetante que asperge os visitantes e todos os produtos que transportam quando acedem à residência do Presidente Vladimir Putin para evitar os perigos de contaminação de Covid-19.

10h44 - A Comissão Europeia apresentou hoje uma estratégia para acelerar o desenvolvimento, fabrico e comercialização de vacinas contra a covid-19 na União Europeia (UE), visando conseguir tratamentos "seguros e eficazes" dentro de um ano, "se não antes".

10h32 - Um grupo de dezasseis amigas contraiu a Covid-19 na sequência de uma festa em que participaram para celebrar o fim do período de confinamento obrigatório, nos EUA. As mulheres admitem, agora, que o fim do desconfinamento aconteceu cedo demais.

10h19 - Portugal está entre os países da zona euro mais expostos à redução das exportações no setor do turismo devido à Covid-19, juntamente com Chipre, Malta e Grécia, segundo um artigo divulgado hoje pelo Banco Central Europeu (BCE).

10h04 - Depois de um interregno da Premier League, devido ao combate à pandemia da Covid-19, a competição está de regresso nesta quarta-feira com dois encontros, um dos quais um escaldante Manchester City-ArsenalTudo isto no mesmo dia em que por terras de Sua Majestade se voltam a levantar suspeitas sobre a realização de "treinos clandestinos" na altura do confinamento obrigatório.

9h51 - Os cientistas descobriram um teste que permite identificar milhares de pessoas infetadas com o novo coronavírus, causador da doença da Covid-19, graças a um exame ao sangue que muda as "regras do jogo" ao conseguir detetar 98% dos casos. O diagnóstico precoce do vírus é essencial para deter a sua propagação, contudo até ao momento cientistas e médicos não dispunham de um teste totalmente preciso. 

9h24 - As principais bolsas europeias abriram hoje em alta, apesar de receosas com os novos surtos de Covid-19 na China, designadamente em Pequim.

9h18 - As pequenas e médias empresas (PME) portuguesas já tinham dificuldades no acesso ao crédito antes da pandemia de Covid-19, de acordo com um inquérito publicado num artigo do Banco Central Europeu (BCE), hoje divulgado.

9h15 - Espanha vai realizar a 16 de julho uma cerimónia oficial em homenagem às vítimas da Covid-19 e aos funcionários públicos que lutaram contra a pandemia, anunciou hoje o primeiro-ministro, Pedro Sánchez.

9h13 - Os atores Marta Andrino e Frederico Amaral viajaram recentemente para os Açores, terra natal do ator. Após chegarem ao destino, o casal decidiu fazer um vídeo para explicar todo o processo para realizar a viagem por causa da pandemia.

9h04 - Um estudo alemão e dinamarquês concluiu que o uso obrigatório de máscara nos transportes públicos e espaços comerciais diminui a propagação do novo coronavírus em cerca de 40%.

8h50 - O lay-off simplificado pode ser prolongado por menos de 30 dias, de acordo com um esclarecimento publicado pela Direção-Geral do Emprego e das Relações do Trabalho (DGERT). Saiba mais.

8h22 - A venda de carros novos na UE caiu 52,3% em maio, menos do que em abril, na sequência da reabertura dos concessionários em muitos países, indicam dados oficiais publicados hoje.

8h14 - Macau anunciou hoje a imposição de quarentena obrigatória à entrada no território a quem nos últimos 14 dias tenha estado em Pequim, numa altura em que a capital chinesa regista um surto da Covid-19.

7h57 - Alemanha registou mais 30 mortes e 345 casos de infeção nas últimas 24 horas. Desde o início da pandemia, já morreram 8.830 pessoas e o número total de infetados é de 187.184 no país.

7h44 - Os dois aeroportos de Pequim cancelaram hoje, no conjunto, mais de mil ligações aéreas, depois de a capital chinesa ter somado 137 casos, nos últimos cinco dias, noticiou a imprensa estatal.

7h32 - O Presidente das Honduras, Juan Orlando Hernández, anunciou que está infetado com o novo coronavírus (SARS-CoV-2), tal como a mulher, Ana García. As Honduras já registaram mais de 9.600 casos de infeções e 330 mortes até então.

7h30 - A associação ambientalista World Wide Fund for Nature (WWF) alerta para a possibilidade de novas pandemias como a de Covid-19, porque há condições para tal, a menos que se tomem medidas urgentes.

7h28 - UEFA decide hoje sobre inédita 'final a oito' da Champions em Lisboa. O Comité Executivo da UEFA decide hoje sobre o plano para concluir as competições europeias de futebol, após suspensão devido à Covid-19, com uma inédita 'final a oito' da Liga dos Campeões em Lisboa em cima da mesa.

7h27 - O Orçamento Suplementar é hoje debatido em plenário, na Assembleia da República, pelas 15h, e a proposta de Lei do Governo, que altera o Orçamento do Estado que entrou em vigor em 1 de abril, será votada na generalidade. O documento, que surge como resposta à crise provocada pela Covid-19, reflete o Programa de Estabilização Económica e Social e prevê, entre outras medidas, um reforço adicional do orçamento do Serviço Nacional de Saúde (SNS) de 500 milhões de euros.

7h24 - A primeira-minista da Nova Zelândia entregou hoje a vigilância nas fronteiras ao exército, depois de terem sido detetados novos casos da Covid-19 no arquipélago. "Creio que precisamos do rigor, da confiança e da disciplina que o exército pode fornecer", declarou Jacinda Ardern aos jornalistas, no dia seguinte a terem sido identificados dois casos da doença, após 24 dias sem novas infeções.

7h18 - A Índia contabilizou mais de dois mil mortos devido à Covid-19, num só dia, elevando para 11.903 o número tota de óbitos no país desde o início da epidemia, indicam dados oficiais hoje divulgados.

7h16 - A China diagnosticou 44 novos casos da Covid-19, nas últimas 24 horas, incluindo 31 em Pequim, após um surto detetado no principal mercado abastecedor da capital. Pequim aumentou o nível de emergência na terça-feira, visando conter a disseminação do surto, que somou 137 casos nos últimos seis dias.

7h03 - Todos os 22 migrantes oriundos do Norte de África, detetados ao largo de Quarteira, distrito de Faro "apresentaram resultados negativos nos testes realizados" à presença do novo coronavírus, e vão ser transportados para centros de instalação temporária, durante a noite, informou na terça-feira o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).

7h00 - Bom dia, iniciamos aqui um novo registo. Pode recordar os acontecimentos do final do dia de ontem aqui

Recomendados para si

;
Campo obrigatório