UEFA decide hoje sobre inédita 'final a oito' da Champions em Lisboa

O Comité Executivo da UEFA decide hoje sobre o plano para concluir as competições europeias de futebol, após suspensão devido à covid-19, com uma inédita 'final a oito' da Liga dos Campeões em Lisboa em cima da mesa.

Notícia

© Reuters

Lusa
17/06/2020 07:00 ‧ 17/06/2020 por Lusa

Desporto

Liga dos Campeões

A reunião do Comité Executivo do organismo de cúpula do futebol europeu, que arranca pelas 11:00 de hoje e tem na quinta-feira um segundo dia, pode ditar, segundo avança a comunicação social estrangeira, uma inédita 'final a oito', dos quartos de final até ao jogo decisivo, apenas a uma mão e sem público, na capital portuguesa.

O plano passa por disputar os encontros no Estádio da Luz e no Estádio José Alvalade, uma hipótese que tem vindo a ganhar força nos últimos dias.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, já disse em 02 de junho que esperava uma "boa notícia" para Portugal no campo do futebol internacional, enquanto a Direção-Geral da Saúde (DGS) assegurou "todas as condições" para acolher a competição.

A final, que vai ditar o sucessor do já eliminado Liverpool como campeão da mais importante prova europeia de clubes, está marcada para Istambul, mas a cidade turca deverá perder esse direito devido ao surto do novo coronavírus no país.

Atlético de Madrid, Atalanta, Leipzig e Paris Saint-Germain já estão qualificados para os quartos de final, faltando ainda quatro jogos da segunda mão dos 'oitavos' (Manchester City-Real Madrid, Juventus-Lyon, FC Barcelona-Nápoles e Bayern Munique-Chelsea).

Garantindo que não deve ser o próprio "a anunciar", o chefe de Estado disse, ainda assim, que tinha para agosto "uma vaga sensação" de uma boa notícia, que se foi tornando mais e mais provável com o passar dos dias e que poderia voltar a trazer a Lisboa uma final da 'Champions', depois do 4-1 aplicado pelo Real Madrid ao 'vizinho' Atlético em 2014.

Cabe ao Comité Executivo da UEFA decidir sobre a matéria, com datas apontadas para 11 e 23 de agosto para a conclusão da competição, num vasto leque de decisões que terão de ser tomadas para dar resposta aos efeitos da pandemia de covid-19 no calendário europeu.

O plano da Liga Europa também estará em cima da mesa, com um cenário semelhante em que a Alemanha poderá receber os jogos que faltam disputar, também em agosto, assim como a Liga dos Campeões feminina e o reagendamento de provas como o Europeu masculino de sub-21 ou a Liga dos Campeões de futsal.

A nível de seleções, a UEFA também deverá proceder a alterações no calendário do 'play-off' de acesso ao Euro2020, entretanto adiado para 2021, do qual sairá o terceiro adversário de Portugal no Grupo F, que já inclui Alemanha e França, quando a imprensa avança que Bucareste, uma das 12 cidades que vai receber jogos, pode 'cair'.

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Ataque aéreo de Israel mata o "Pelé da Palestina". Tinha 41 anos

Palestina

Ataque aéreo de Israel mata o "Pelé da Palestina". Tinha 41 anos

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Alpine vai continuar na F1? Novo CEO da Renault desfaz as dúvidas

Fórmula 1

Alpine vai continuar na F1? Novo CEO da Renault desfaz as dúvidas

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas