Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 24º

Dexametasona já estava a ser usada para o tratamento da Covid em Portugal

Contudo, é sempre requerida autorização ao Infarmed para a administração do fármaco em pessoas infetadas com o novo coronavírus.

Dexametasona já estava a ser usada para o tratamento da Covid em Portugal
Notícias ao Minuto

23:18 - 16/06/20 por Notícias ao Minuto

País Covid-19

Um grupo de investigadores da Universidade de Oxford publicou, esta terça-feira, um estudo científico que foi notícia no mundo inteiro. De acordo com a investigação, Dexametasona que, um esteróide com um baixo custo (custa cerca de seis euros), reduz a probabilidade de morte dos pacientes graves infetados pela Covid-19.

De acordo com a SIC Notícias, em Portugal, o medicamento já estava a ser utilizado para combater o novo vírus há algum tempo. 

Ainda assim, para a administração de Dexametasona - geralmente receitada para doentes que sofrem de asma, alergias, artrite e reumatóide - em pacientes com Covid-19, os hospitais tiveram de fazer pedidos de Autorização de Utilização Especial ao Infarmed.

Este pedido é a única forma, no país, de se pode usar um fármaco que ainda não está aprovado para o tratamento de uma determinada doença. 

Há mais de 60 anos no mercado, a Dexametasona ganha agora uma nova utilização no mundo inteiro. Segundo o estudo em causa, o fármaco reduz o risco de morte para os doentes que estão ligados a ventiladores em um terço e em um quinto para os pacientes que estão apenas a receber oxigénio. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório