Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 21º

Lagos avança com "testagem massiva" para combater foco de Covid-19

A autarquia revelou que está a adotar várias medidas para tentar travar o novo surto na localidade, que decorreu de uma festa ilegal em Odiáxere. Número de infetados subiu hoje para 37.

Lagos avança com "testagem massiva" para combater foco de Covid-19
Notícias ao Minuto

19:45 - 17/06/20 por Notícias ao Minuto

País Covid-19

Amara Municipal de Lagos anunciou, esta quarta-feira, que avançou com "várias deligências" para combater o novo foco de contágio de Covid-19, que teve origem numa festa de caráter ilegal ocorrida, no passado dia 7 de junho, em Odiáxere

Em articulação com autoridades de saúde e "alguns estabelecimentos privados afetados", o município adianta, em comunicado, que entre as várias medidas destaca-se uma ação de "testagem massiva", que arrancou hoje.

"Depois dos testes já realizados durante o fim-de-semana, na segunda e na terça-feira, hoje mesmo, junto ao Pavilhão Desportivo Municipal, no horário das 10h00 às 17h00, estará em Lagos uma equipa disponibilizada pela autoridade de saúde na região, para promover uma ação intensiva de colheitas para a realização de testes de despiste à Covid-19 a todas as pessoas ainda não testadas que estiveram presentes no evento, (...) assim como a familiares e outros contactos próximos, designadamente, colegas de trabalho destas pessoas que participaram na festa", pode ler-se na referida nota. 

De acordo com a autarquia, também está a decorrer outra "ação intensiva de colheitas" no edifício da Câmara Municipal aos funcionários que lá trabalham, após também terem sido descobertos "possíveis indícios de contactos com infetados". 

Para além da testagem, o município encontra-se a "identificar as pessoas que participaram nesse evento e outras que tiveram contactos próximos com os participantes". 

A Câmara Municipal agradece, ainda, "o sentido de responsabilidade e a rápida atuação das empresas privadas do concelho (restaurantes e superfícies comerciais)", que, perante a suspeita ou a confirmação de trabalhadores infetados com o novo coronavírus, "sem olhar a gastos", decidiram testar "todos os seus colaboradores e proceder à desinfeção das suas instalações". 

Ainda na mesma nota, Hugo Pereira, presidente da autarquia, deixou uma mensagem à população, apelando à "serenidade da comunidade, uma vez que todos os meios estão a ser mobilizados, de modo articulado entre as autoridades de saúde, o município, forças de segurança e proteção civil, para minimizar o impacto deste infeliz e condenável acontecimento".

Destacando "o sentido de responsabilidade cívica que tem caracterizado a conduta dos lacobrigenses, desde o início da pandemia", Hugo Pereira ressalvou que “Lagos foi sempre um concelho seguro, pelo que estamos todos empenhados e confiantes de que iremos superar rapidamente este episódio e garantir que o mesmo não seja replicado”.

Número de infetados sobe hoje para 37 

Até agora, as autoridades de saúde já foram realizados mais de 100 testes, sendo que 37 pessoas já testaram positivo para o novo vírus, em vários pontos do concelho. Deste novos casos, dois são crianças de 12 e 7 anos, que não estavam no evento, mas que foram infetadas por familiares.

Dois infetados, com 39 e 27 anos, encontram-se internados no Centro Hospitalar e Universitário do Algarve (CHUA), em Faro. 

Leia Também: Covid-19: Dois dos infetados em festa ilegal em Lagos estão internados

Recomendados para si

;
Campo obrigatório