Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

AO MINUTO: Nasce terceiro bebé de mãe infetada; Foram detidas 64 pessoas

Acompanhe aqui AO MINUTO os últimos desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Nasce terceiro bebé de mãe infetada; Foram detidas 64 pessoas

O país está desde ontem a atravessar a fase mais crítica - de mitigação - e já há registo de 76 mortos, segundo o mais recente boletim emitido pela Direção-Geral da Saúde. Há ainda 4.268 infetados, num aumento de 724 casos em 24 horas. Um total de 43 pessoas já recuperou, o mesmo número de ontem.

Ainda durante a noite de ontem, o primeiro-ministro, António Costa, qualificou  de "repugnante" e contrária ao espírito da União Europeia a declaração do ministro das Finanças holandês pedindo que Espanha seja investigada por não ter capacidade orçamental para fazer face à pandemia. Para Costa, a afirmação do ministro holandês "é uma absoluta inconsciência" e uma "mesquinhez recorrente". Por outro lado, após a reunião do Conselho de Ministros, foram anunciadas mais medidas de apoio às famílias e empresas devido ao impato do surto da Covid-19 no país, já promulgadas por Marcelo Rebelo de Sousa

A nível global, o novo coronavírus já infetou mais de meio milhão de pessoas em todo o mundo, e já morreram mais de 24 mil doentes. Os Estados Unidos tornaram-se o país com mais casos confirmados no mundo, depois de ultrapassarem a China e a Itália.

Acompanhe aqui AO MINUTO os últimos desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:

Vamos atualizar as informações desta noite aqui. Continue a acompanhar-nos.

20h49 - Um bebé filho de uma mulher infetada com o novo coronavírus nasceu hoje na Maternidade Alfredo da Costa, em Lisboa, sendo o primeiro a nascer na zona sul do país, avançou à Lusa uma fonte oficial.

20h43 - A PSP criou um conjunto de vídeos sobre os comportamentos preventivos a ter no âmbito da Covid-19, para minimizar o risco de contágio, que estão agora disponíveis nas suas redes sociais. 

20h40 - A pandemia do novo coronavírus matou pelo menos 26.621 pessoas em todo o mundo desde seu início em dezembro, na China, segundo um balanço da AFP, às 19h00 de hoje, baseado em dados de fontes oficiais.

20h34 - A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, e o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, conversaram hoje sobre as consequências da pandemia de Covid-19 e acordaram uma cooperação bilateral para combater a propagação do novo coronavírus.

20h29 - A linha telefónica e o e-mail para pedidos de ajuda em situação de violência doméstica receberam 40 contactos na última semana, desde a declaração de estado de emergência, adiantou o Governo, sublinhando que estes dados não incluem queixas à polícia.

20h22 - Um avião da Hi Fly aterrou hoje em Lisboa, pelas 20h10, com 35 toneladas de material médico, como luvas, máscaras, reagentes para testes à Covid-19 e ventiladores, para ajudar Portugal a mitigar a pandemia.

20h19 - Mark Rutte, primeiro-ministro holandês, defendeu, esta sexta-feira, a posição do seu ministro das Finanças, Wopke Hoekstra, após António Costa ter considerado, ontem em conferência de imprensa à saída do Conselho Europeu, "repugnantes" as afirmações do governante holandês, que defendeu que a Comissão Europeia devia investigar o facto de Itália ou Espanha não terem margem orçamental para lidar com os efeitos da crise do novo coronavírus

20h15 - O responsável da Autoridade de Saúde Regional dos Açores admitiu hoje que possam existir algumas falhas de equipamento de proteção em unidades de saúde, mas garantiu que os profissionais que lidam com doentes da covid-19 estão protegidos.

20h12 - A Google vai alocar 800 milhões de dólares (729,3 milhões de euros) em apoios a pequenas e médias empresas (PME), governos, organizações e profissionais de saúde, para fazer face à pandemia de Covid-19, adiantou a empresa. 

20h05 - O Presidente da República defendeu hoje que o 25 de Abril "tem de ser comemorado" porque nem o país nem a democracia estão suspensos, remetendo para o parlamento a forma de assinalar a data durante a pandemia de Covid-19.

20h01 - O Instituto de Administração da Saúde (IASAÚDE) da Madeira elevou para 24 o número de infeções por covid-19 no arquipélago, mais três do que na quinta-feira, num momento em que as autoridades alertam contra a discriminação dos doentes.

20h00 - O Presidente da República apelou aos portugueses para que sacrifiquem este ano a tradição de celebrar a Páscoa em "família ampla, família numerosa", considerando que o contrário teria "custos imprevisíveis" devido à pandemia de Covid-19.

19h59 - O CDS-PP considerou que este é "um momento decisivo para a União Europeia", numa altura em que os países se veem confrontados com a pandemia de Covid-19, pelo que se espera que consiga "mostrar a sua utilidade".

19h57 - A companhia aérea portuguesa euroAtlantic airways (EAA) deverá realizar este sábado um voo de repatriamento de cidadãos portugueses entre Luanda e Lisboa, anunciou a transportadora, que adiantou estar a preparar mais viagens de países africanos lusónofos.

19h56 - A Associação Sindical dos Profissionais de Inspeção Tributária e Aduaneira (APIT) considera que o atendimento presencial em serviços da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) localizados em zonas mais afetadas pela Covid-19 deve ser eliminado.

19h54 - O Brasil contabiliza 92 mortes e  3.417 casos confirmados de infeções pela Covid-19, disse esta sexta-feira o Ministério da Saúde, citado pelos meios do país. 

19h48 - O novo coronavírus está a trazer problemas também à indústria dos... preservativos. Está iminente uma falta destes produtos, uma vez que o seu maior produtor foi forçado a encerrar fábricas devido à pandemia da Covid-19. 

19h43 - "O primeiro-ministro indignou-se e eu sou solidário com a sua indignação". O Presidente da República considerou "um erro" a resistência de uma minoria de países à emissão de dívida conjunta - as chamadas coronabonds.

19h38 - De acordo com a AFP, morreram mais 345 pessoas infetadas com o novo coronavírus nos Estados Unidos. Houve 18 mil novos casos nas últimas 24 horas. É um (triste) recorde. 

19h36 - Um médico e doutorando na Universidade de Aveiro criou uma solução alternativa aos ventiladores tradicionais na ventilação em doentes com Covid-19, revelou hoje fonte académica.

19h35 - Santo Tirso tem, a partir de sábado, um Centro de Rastreio à Covid-19, numa parceria entre a câmara e o Laboratório Germano de Sousa, estando preparado para fazer 200 testes por dia, disse hoje à Lusa fonte da autarquia.

19h32 - Após a terceira reunião da Estrutura de Monitorização do Estado de Emergência, que decorreu esta tarde, o ministro Eduardo Cabrita informou que deu ordem, esta sexta-feira, para que as forças de segurança intensificassem "a fiscalização rodoviária durante o fim de semana e ao longo do período da Páscoa, sobretudo em direção ao Algarve"

19h28 - O raro nascimento de um tigre de Bengala trouxe esperança a um zoo do México em plena pandemia, mostra a Reuters. O animal foi 'batizado' de... Covid. Veja, abaixo, as imagens enternecedoras. 

19h24 - O diretor-geral da Saúde francês, Jérôme Salomon, atualizou hoje à noite os novos totais da pandemia de Covid-19 em França que regista agora 32.964 casos confirmados, de que resultaram 1.995 mortos.

19h23 - O humorista Fernando Rocha comunicou aos fãs, na tarde desta sexta-feira, dia 27, que testou positivo para Covid-19. Saiba tudo aqui.

Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Fernando Rocha ⭕ (@rochacomedy) a 27 de Mar, 2020 às 11:59 PDT

19h21 - Cansados e desanimados, assim se mostraram os portugueses que deixaram Luanda hoje à tarde para regressar a Lisboa, preocupados com o alastramento da pandemia provocada pelo novo coronavírus, e indignados com o "abandono" das autoridades portuguesas.

19h15 - O Laboratório Militar está, a partir de hoje, pronto a fazer testes de diagnóstico para confirmação de Covid-19, anunciou o Exército.

19h13 - Bernard Tomic já foi considerado uma das grandes promessas do ténis australiano, mas continua a ser notícia por factos que em nada dizem respeito ao desporto. A 15 de marçoTomic afirmou que tinha sido infetado pelo novo coronavírus no voo Monterry-Miaimi. Mas era tudo mentira...

19h09 - O primeiro-ministro, António Costa, advertiu esta sexta-feira que as medidas de prevenção "são absolutamente vitais" para evitar a contaminação por Covid-19 nos lares de idosos.

19h09 - O general Umaro Sissoco Embaló, autoproclamado Presidente da Guiné-Bissau, declarou o estado de emergência no país, no âmbito do combate ao novo coronavírus.

19h05 - As autoridades irlandesas anunciaram que mais três pessoas perderam a vida no país devido à Covid-19. Já são 22 no país, no total.

19h01 - O número de pessoas que desrespeitou o cumprimento do Estado de Emergência subiu, até às 18h00 desta sexta-feira, para 64, anuncia o Ministério da Administração Interna (MAI).

18h59 - Novas informações confirmam que existiu uma redução da poluição na Europa devido ao surto do novo coronavírus. Os confinamentos em diversos países e as reduções da atividade económica levaram a este resultado, revela a BBC

18h57 - O PAN defendeu que os estados-membros devem ter um maior "espírito de união e de solidariedade" para enfrentar a pandemia de Covid-19, alertando que esta crise "não é culpa de ninguém" e afeta todos.

18h56 - Dois 'drones' vão sobrevoar a cidade do Porto, a partir de sábado e "durante o tempo que for justificado", avisando a população que deve ficar em casa face à situação provocado pela pandemia de Covid-19, revelou hoje a câmara.

18h54 - A gestão nacional das reservas de sangue encontram-se sob alerta amarelo após ter sido registado uma diminuição nas colheitas. Ao Notícias ao Minuto, a Federação de Associações de Dadores de Sangue deixou um apelo para que todos, em condições, façam dádivas. Leia aqui.

18h53 - De acordo com um estudo realizado pela University of Washington School of Medicine, a Covid-19 poderá ser responsável pela morte de 81 mil pessoas, nos próximos meses, nos Estados Unidos. O pico do número de vítimas mortais neste país deverá ocorrer na segunda semana de abril.

18h51 - Cozinhar com a ajuda de Sá Pessoa? Sim, por favor. 'Às 18h00 na Cozinha' é a nova rubrica exclusiva do 24Kitchen no Instagram.

18h48 - Não há turistas nem franceses nas ruas. Paris está vazia em dias de confinamento e distanciamento social. As imagens que lhe mostramos abaixo foram captadas através de drone pela AFP

18h46 - O primeiro terço das contribuições da Segurança Social devidas no mês de março e os 11% correspondentes à quotização dos trabalhadores podem ser pagas até 31 de março.

18h43 - O sindicato dos guardas prisionais acusa a Direção-Geral de "violar as obrigações de cumprimento do Estado de Emergência" e queixa-se da falta de equipamentos de proteção individual e de produtos de higiene e limpeza nas cadeias.

18h36 - Marcelo Rebelo de Sousa falou aos jornalistas após se ter reunido, esta sexta-feira, com a Bastonária dos Farmacêuticos. "Já sabíamos que o período era longo, mas o que está a ser feito para achatar a curva [...] significa que o pico vai sendo adiado. Isto é uma prova de resistência e não se pode facilitar nessa resistência. Se se facilita o vírus ganha espaço", afirmou.

A bastonária Ana Rita Cavaco defendeu, à saída de Belém, que sejam testados para Covid-19 os profissionais de saúde que, tendo contacto com casos positivos, se manifestam assintomáticos

18h34 - A mara da Maia vai realojar temporariamente num hotel os utentes da residência sénior O Amanhã da Criança, onde ocorreram duas mortes devido à Covid-19, indicou hoje aquela autarquia, garantindo que todos os utentes serão testados antes da transferência.

18h31 - Pelo menos 206 membros dos Bombeiros de Nova Iorque, nos Estados Unidos, testaram positivo para o novo coronavírus. As informações são da CNN

18h29 - A Comissão de Proteção Civil de Mogadouro (CMPCM), no distrito de Bragança, deliberou hoje por "unanimidade" não aceitar o levantamento das quarentenas a cidadãos provenientes do estrangeiro e de outras regiões do país decretado por organismos oficiais.

18h28 - O Presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, garantiu que a situação da pandemia de Covid-19 está "controlada" e, apesar de ter os meios necessários neste momento, o país pode vir a adquirir outros 5.000 ventiladores, caso seja necessário.

18h25 - Mil e quinhentos enfermeiros voluntariaram-se para reforçar o apoio à linha telefónica SNS 24, os cuidados intensivos nos hospitais e as unidades de hemodiálise por causa da pandemia Covid-19, indicou a bastonária da Ordem dos Enfermeiros.

18h23 - O movimento 'Todos pelos Açores' vai doar aos hospitais da região 11 ventiladores e 16 monitores de sinais vitais, equipamentos adquiridos através de uma angariação de fundos para fazer face à pandemia de covid-19, disse hoje a organização.

18h15 - "É tempo de parar e a EMEL parou consigo. Para que possa cuidar de si e de todos". A Câmara Municipal de Lisboa publicou, no Facebook, que suspendeu "o pagamento na via pública" e que o estacionamento nos parque EMEL para residentes é "gratuito" durante este período. Ocorre ainda o "encerramento dos elevadores públicos" da empresa. 

18h11 - A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) recebeu nos últimos 14 dias 1.871 denúncias de ilícitos, a maioria relacionadas com especulação de preços de produtos de combate à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), foi hoje divulgado.

18h09 - A mara Municipal de Lisboa (CML) garantiu aos prestadores externos do município a vigência dos concursos e contratos em curso através de uma circular interna hoje divulgada.

18h07 - O Banco Central Europeu disse aos bancos para não pagarem dividendos até outubro de 2020, devido à crise do novo coronavírus

18h03 - A TAP está a preparar os dois primeiros voos de repatriamento de passageiros entre Maputo e Lisboa para segunda-feira à noite, disse hoje à Lusa uma fonte oficial da transportadora aérea portuguesa.

18h01 - Os 53 idosos com Covid-19 que ainda se encontram no lar de Vila Real vão ser transferidos hoje para a unidade local do hospital privado Trofa Saúde, disse o presidente da câmara.

17h59 - A bastonária da Ordem dos Enfermeiros voltou a pedir mais equipamento de proteção individual contra a Covid-19 e que sejam feitos testes de despistagem aos enfermeiros sem sintomas, mas que estiveram em contacto com doentes.

17h56 - Nas últimas 24 horas, morreram mais 185 vítimas do novo coronavírus no Reino Unido. Este novo balanço cifra o total do país em 769 vítimas mortais.

17h51 - A CIP - Confederação Empresarial de Portugal manifestou-se "desapontada" com os resultados do Conselho Europeu realizado na quinta-feira, considerando que "ficaram muito aquém do necessário" perante a crise económica causada pela pandemia da Covid-19.

17h47 - O lar Dra. Leonor Beleza, da Misericórdia de Santo Tirso, registou hoje o quinto caso positivo do novo coronavírus, sendo que cinco dos 93 idosos que estiveram em contacto já fizeram testes, disse à Lusa a porta-voz da instituição.

17h46 - O número de mortes causadas pela Covid-19 em África subiu para 94 com os casos acumulados a ultrapassarem os 3.400 em 46 países, segundo a mais recente atualização das estatísticas sobre a pandemia.

17h44 - Donald Trump exigiu à General Motors que começasse a fazer ventiladores "agora" para ajudar a combater a pandemia de Covid-19 no país, revela a Sky News. 

17h38 - Os Utah Jazz emitiram esta sexta-feira um comunicado no qual confirmam que os seus atletas, Rudy Gobert e Donovan Mitchell, já não estão contaminados com o novo coronavírus.

17h36 - O Governo grego anunciou medidas para conter o risco de propagação do coronavírus nos campos de refugiados das ilhas do Mar Egeu, mas não atendeu aos pedidos europeus para a retirada dos refugiados e requerentes de asilo.

17h35 - Os Estados Unidos estão a oferecer facilidades a médicos estrangeiros, sobretudo aos especialistas no tratamento da Covid-19, para conseguirem um visto ou prolongá-lo se estão no país, numa tentativa de atrair estes profissionais de saúde.

17h34 - O presidente da Câmara de Idanha-a-Nova confirmou que mantém em vigor a obrigatoriedade de isolamento social para todas as pessoas de outros concelhos ou do estrangeiro que cheguem a Idanha-a-Nova.

17h33 - O aeroporto de West Midlands, no centro de Inglaterra, vai abrigar uma morgue temporária para as vítimas da pandemia de Covid-19, cujo impacto determinou também o encerramento parcial de Gatwick, que faz ligações a Portugal.  

17h29 - O Governo disse que está a acompanhar a evolução da pandemia de Covid-19 nos países parceiros da cooperação portuguesa, adiantando que, até ao momento, não recebeu qualquer pedido de ajuda para os esforços de luta contra a doença.

17h24 - A coordenadora do BE, Catarina Martins, apontou a não proibição de despedimentos como a "maior lacuna" nas medidas do Governo devido à crise da Covid-19, considerando urgente requisitar serviços privados de saúde, unidades industriais e hotéis.

17h20 - Que países conseguiram 'achatar a curva' da pandemia com sucesso? A Alemanha poderá ser o primeiro país na Europa a ter a ameaça da Covid-19 sob controlo, se as medidas de distanciamento social forem bem sucedidas, de acordo com a Sky News. 

17h16 - O volume notícias associadas à pandemia da Covid-19 mais do que triplicou, em média, por dia, em Portugal na última semana, de acordo com os dados sobre tendências de consumo de media da Marktest hoje divulgados.

17h05 - Esta quinta-feira, dia 26, foram partilhadas as primeiras imagens do príncipe Carlos após este ter sido diagnosticado com Covid-19. Veja-as aqui.

16h49 - O Brasil anunciou um programa de crédito para pequenas e médias empresas pagarem os salários de seus funcionários, no valor de 40 mil milhões de reais (7 mil milhões de euros), durante a pandemia do novo coronavírus.

16h42 - O número total de mortes em Itália elevou-se para 9.134, um aumento de 969 em comparação com quinta-feira. O número total de casos positivos, desde o início desta crise no país, é de 86.498. 

16h15 - Os números da execução orçamental revelam que as contas do Estado melhoraram para 1.274 milhões de euros até fevereiro, o que significa um aumento de quatro milhões em comparação homóloga. De acordo com o Ministério das Finanças, foi atingido o "valor mais alto de sempre até fevereiro", antes da chegada da Covid-19 a Portugal

16h03 - A pandemia do novo coronavírus tem levado muitos clubes de futebol a oferecer material médico às mais diversas instituições e esta sexta-feira foi a fez do Sport Vila Real e Benfica ajudar a autarquia local. Saiba tudo aqui. 

16h00 - O Sindicato dos Trabalhadores da Área Metropolitana do Porto (STTAMP) acusou as empresas Auto Viação Pacense e Auto Viação Landim de não cumprirem medidas de proteção dos trabalhadores e passageiros, o que é negado pelas transportadoras.

15h47 - O primeiro-ministro espanhol advertiu que o futuro do projeto europeu está "em jogo" devido à crise do coronavírus e que deve ser feita uma escolha entre uma União Europeia (EU) "coordenada e solidária" ou uma outra "individualista".

15h43 - De um total de mais de 87 cidadãos fiscalizados nas fronteiras nacionais, desde as 23h00 do dia 16 de março, "853 foram impedidos de entrar em território nacional" e "um foi detido por uso de autorização de residência falsa". Este último caso aconteceu em Vila Verde da Raia, Chaves.

15h40 - A mara de Lagos interditou a partir de hoje a circulação no passeio da frente ribeirinha da Avenida dos Descobrimentos, nas praias do concelho, frentes de mar e parques de estacionamento, devido à pandemia de covid-19, anunciou a autarquia.

15h37 - Um médico argentino de 59 anos morreu infetado pelo coronvírus que provoca a pandemia da Covid-19, elevando o número de mortos na Argentina para 13, anunciaram hoje fontes médicas.

15h33 - Um espaço mortuário foi anunciado no aeroporto de Birmingham, no Reino Unido, para lidar com a possibilidade de um aumento das mortes no país devido à pandemia do novo coronavírus, avança a Sky News. 

15h24 - Em declarações aos jornalistas, esta sexta-feira, António Costa afirmou que "ou a União Europeia faz o que tem de fazer ou a União Europeia acabará. Quanto ao senhor ministro da Holanda, se alguém se excedeu foi manifestamente no que ele disse". O primeiro-ministro reiterou assim a suas suas críticas ao governo holandês durante esta pandemia

15h22 - A América Latina registava hoje 10.056 casos declarados da Covid-19, de acordo com um balanço da agência noticiosa AFP a partir dos números oficiais fornecidos pelos governos e a Organização Mundial da Saúde (OMS).

15h19 - O presidente da Câmara de Vimioso, distrito de Bragança, defendeu ser "imperioso e urgente" o controlo sanitário nos locais onde se regista uma entrada "massiva" de emigrantes que "contornam" o espaço fronteiriço.

15h16 - O Presidente da República afirmou estar a acompanhar a situação dos profissionais das artes do espetáculo, com "as suas especificidades e urgências", e mostrou-se certo de que haverá "adequação e abrangência" das medidas para este setor.

15h12 - O Hospital de Ovar, município que desde 17 de março está em estado de calamidade pública devido à Covid-19, abriu uma bolsa de recrutamento de médicos, enfermeiros e assistentes operacionais, para melhor responder à mitigação da pandemia.

15h08 - As petrolíferas a operar em Espanha, entre elas a portuguesa Galp, pediram ajuda ao Governo do país para manterem as estações de serviço abertas sem terem de recorrer ao 'lay off', apesar do colapso das vendas.

15h05 - A Câmara do Porto alertou para a existência de falsos pedidos de apoio de ajuda a circular na internet, sublinhando que não fez qualquer apelo para que as ofertas fossem concentradas em qualquer email de "supostos funcionários municipais".

Criámos um novo registo. Siga aqui as atualizações desta manhã.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório