Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Presidente mexicano garante que pandemia está "controlada"

O Presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, garantiu hoje que a situação da pandemia de covid-19 está "controlada" e, apesar de ter os meios necessários neste momento, o país pode vir a adquirir outros 5.000 ventiladores, caso seja necessário.

Presidente mexicano garante que pandemia está "controlada"
Notícias ao Minuto

18:12 - 27/03/20 por Lusa

Mundo Covid-19

"A situação está controlada. Não falta o controlo", vincou.

O México regista atualmente oito mortos, 585 contágios acumulados e 110 novos casos do novo coronavírus, um aumento de 23% no último dia.

López Obrador afirmou que nesta fase 2, na qual o contágio comunitário já começou, estão a ser cumpridos os protocolos e diretrizes do Ministério da Saúde.

No entanto, indicou que o Ministério das Relações Exteriores está a trabalhar para obter bens do estrangeiro, caso seja necessário.

"Temos 5.000 ventiladores disponíveis, mas faltam mais, por isso pedimos outros 5.000", assegurou.

Na quinta-feira, Lopez Obrador assinou um decreto para que o Ministério da Saúde possa adquirir urgentemente todo o equipamento necessário para atender os mexicanos que têm complicações devido ao vírus.

Com esse decreto, o tempo de compra vai ser reduzido, pois não vão ser necessárias licitações e os processos vão demorar menos tempo.

Da mesma forma, disse que está prevista a disponibilização de mais instalações, médicos e especialistas e que se está a trabalhar em 17 hospitais "só para esta emergência".

O Presidente mexicano disse ainda que as diferentes regiões do país receberam adiantadamente os recursos do sistema de saúde porque "eram os recursos que seriam concedidos até junho" e apelou novamente à população para seguir as recomendações.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou cerca de 540 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram perto de 25 mil.

Dos casos de infeção, pelo menos 112.200 são considerados curados.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório