Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 23º

AO MINUTO: "É tempo de resistência". Há já 76 mortos em Portugal

Acompanhe aqui AO MINUTO os últimos desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: "É tempo de resistência". Há já 76 mortos em Portugal
Notícias ao Minuto

07:58 - 27/03/20 por Sara Gouveia

Mundo Coronavírus

O país está desde ontem a atravessar a fase mais crítica - de mitigação - e já há registo de 76 mortos, segundo o mais recente boletim emitido pela Direção-Geral da Saúde. Há ainda 4.268 infetados, num aumento de 724 casos em 24 horas. Um total de 43 pessoas já recuperou, o mesmo número de ontem.

Ainda durante a noite de ontem, o primeiro-ministro, António Costa, qualificou  de "repugnante" e contrária ao espírito da União Europeia a declaração do ministro das Finanças holandês pedindo que Espanha seja investigada por não ter capacidade orçamental para fazer face à pandemia. Para Costa, a afirmação do ministro holandês "é uma absoluta inconsciência" e uma "mesquinhez recorrente". Por outro lado, após a reunião do Conselho de Ministros, foram anunciadas mais medidas de apoio às famílias e empresas devido ao impato do surto da Covid-19 no país, já promulgadas por Marcelo Rebelo de Sousa

A nível global, o novo coronavírus já infetou mais de meio milhão de pessoas em todo o mundo, e já morreram mais de 24 mil doentes. Os Estados Unidos tornaram-se o país com mais casos confirmados no mundo, depois de ultrapassarem a China e a Itália.

Continue a acompanhar connosco todas as atualizações futuras aqui.

14h52 - Os registos no domínio de internet português '.pt' aumentaram em março, atingindo os 7.133, mais 1.340 do que no mesmo mês de 2019.

14h50 - A plataforma Uber está a desenvolver um novo serviço, o Uber Drop-Off, destinado a entregar produtos de retalhistas e de pequenos comerciantes em casa dos clientes, durante a pandemia da covid-19.

14h45 - A CP ajustou turnos para ter menos trabalhadores em simultâneo. Segundo a empresa foram feitos os "ajustes necessários nos turnos de escala rotativos" para evitar roturas e garantir o menor número de trabalhadores escalados em simultâneo.

14h40 - O músico português Salvador Sobral inicia hoje uma série de três concertos online, decorrendo o primeiro no âmbito do festival espanhol #YoMeQuedoEnCasa, nos quais irá cantar 17 temas.

14h39 - A PSP deteve na quinta-feira, na Amadora, um homem de 26 anos por desobediência reiterada à ordem de regresso ao domicílio.

14h32 - O sindicato dos médicos da Indonésia alega que as vítimas da pandemia da covid-19 no país são muito superiores às estatísticas oficiais e o número está a crescer, considerando que a estratégia do Governo está "a falhar".

14h27 - A Transportes Sul do Tejo (TST) lançou uma campanha para lembrar aos clientes a necessidade de continuarem a comprar os passes mensais, por forma a que a empresa possa assegurar todos os postos de trabalho.

14h20 - A vida estudantil mudou radicalmente há duas semanas. Uma das novas rotinas passou a ser procurar colegas que não "aparecem nas aulas" ou que não se consegue contactar.

14h15 - Mais um caso positivo nos Açores.  A Autoridade de Saúde dos Açores elevou hoje de 24 para 25 o número de casos positivos de covid-19 na região, com um novo caso detetado na ilha de São Miguel.

14h08 - A Ordem dos Enfermeiros nos Açores diz ter apelado à tutela no sentido de se "iniciar urgentemente a realização de testes, em tempo útil, a todas as equipas que neste momento asseguram cuidados".

14hh07 - A Itália poderá atingir "nos próximos dias" o pico da pandemia da covid-19 que já provocou mais de 8.100 mortos e cerca de 80.000 casos, considerou hoje o presidente do Instituto Superior da Saúde (ISS).

14h02 - Apesar de, atualmente, se encontrar na Sérvia, ao serviço do Estrela Vermelha, Tomané continua a acompanhar atentamente a atualidade portuguesa, e lamenta que ainda nem todos estejam cientes dos perigos inerentes à pandemia de Covid-19. "Em Portugal, alguns não respeitam a quarentena. Não acho normal", disse.

13h58 - A terceira edição do Festival Literário Internacional do Interior (FLII) - Palavras de Fogo, que deveria decorrer em junho, foi adiada para os dias 15 a 18 de outubro devido à pandemia da covid-19, anunciou hoje a organização.

13h52 - A hotelaria algarvia vai estar praticamente encerrada durante o período da Páscoa, porque a pandemia da Covid-19 está a criar uma situação "única", e as unidades que continuam em funcionamento em breve também fecharão, admitiu hoje uma associação empresarial.

13h49 - O primeiro-ministro, António Costa, afirmou hoje, em Famalicão, que a Europa vai ter de "reinventar" a sua organização produtiva para assegurar uma cadeia de fornecimento mais curta, mais próxima e mais segura.

13h42 - Comité Olímpico Internacional já deu início à missão de tentar 'encaixar' os Jogos Olímpicos no calendário desportivo de 2021, após o adiamento forçado devido à pandemia de Covid-19, e, pese embora esta não se afigure simples, há já uma opção que começa a ganhar força.

13h39 - A imprensa italiana reage esta sexta-feira com raiva e desânimo ao adiamento pela União Europeia da adoção de medidas mais fortes para responder às consequências económicas da Covid-19, tema que merece também destaque nos jornais de Espanha e França.

13h34 - Três sociedades científicas na área da diabetes, farmácias e indústria farmacêutica garantiram hoje que não há falhas no abastecimento de insulina e apelaram à população para adquirir apenas as quantidades de medicamentos de que realmente necessitam.

13h31 - O número de profissionais de saúde em Espanha infetados pelo novo coronavírus aumentou 75% desde terça-feira e eleva-se hoje a 9.444 pessoas, representando 14,7% do total de infeções no país, segundo o Ministério da Saúde espanhol.

13h26 - A ANA - Aeroportos de Portugal vai suspender a operação no terminal 2 do aeroporto de Lisboa a partir segunda-feira e concentrar todos os embarques no terminal 1, numa reorganização destinada a minimizar os impactos económicos da pandemia.

13h23 - Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed) recomendou, esta sexta-feira, a suspensão do recrutamento de doentes para participar em ensaios clínicos, sempre que estes "acarretem justificadamente" um risco adicional de infeção pelo novo coronavírus.

13h21 - O parlamento belga concedeu hoje formalmente ao Governo minoritário de gestão "poderes especiais", durante três meses, para tomar as medidas necessárias de combate à pandemia de Covid-19 e às suas consequências socioeconómicas.

13h18 - O ministro da Saúde britânico testou positivo para Covid-19. Após o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, ter anunciado estar infetado com o novo coronavírus através do Twitter, foi a vez do ministro da Saúde britânico recorrer à mesma rede social para fazer o mesmo anúncio.

13h09 - Mais de mil pessoas já foram infetadas pelo novo coronavírus na Rússia, entre as quais um alto funcionário da administração presidencial, e foram ainda registadas três mortes devido à covid-19, informaram hoje as autoridades do país.

13h02 - O vocalista dos Rammstein está infetado com o novo coronavírus. Após um concerto em Moscovo, na Rússia, Till Lindemann ter-se-á queixado de sintomas coincidentes com uma possível pneumonia, ao ser levado de urgência para o hospital, acabou por ser diagnosticado com Covid-19.

12h51 - Na conferência de imprensa conjunta do governo e da Direção Geral de Saúde, o secretário de Estado da Saúde, revelou que "os reclusos, a população sem-abrigo, os doentes crónicos, as vítimas de violência doméstica", não estão protegidos do coronavírus e que o governo quer testar vítimas de violência doméstica antes de entrarem em abrigos. "A nossa maior arma continua a ser o isolamento social. Não é tempo de complacência, é de resiliência", acrescentou António Lacerda Sales. 

diretora-geral da Saúde explicou ainda que, à medida que retardamos a subida da curva, o pico vai diferindo no tempo "para mais adiante". No entanto, referiu que estas informações "são previsões" e que o pico não será um momento instantâneo no tempo, mas um planalto de algumas semanas. "Tudo indica que o período será diferido para mais tarde, nunca antes do mês de maio", revelou Graça Freitas, acrescentando: "Não vamos chegar ao dia "x" e começamos logo a descer"

Fique com o essencial da conferência da Direção-Geral da Saúde sobre a situação da Covid-19 em Portugal.

12h43 - O presidente do Parlamento Europeu, David Sassoli, defendeu hoje ser necessário contrariar as "vistas curtas e egoísmo" de alguns governos, para encontrar verdadeiras respostas ao nível europeu à crise provocada pela pandemia de Covid-19.

12h35 - A Comissão Europeia apresentou hoje uma proposta de orçamento retificativo para alocar 75 milhões de euros a ações de repatriamento dos cidadãos da União Europeia (UE) no estrangeiro e para aumentar a reserva de equipamentos médicos.

12h28 - Um militar da Guarda Nacional Republicana (GNR) decidiu animar a manhã da filha que se encontra fechada em casa, na sequência da pandemia da Covid-19. Colocou música 'Baby Shark' e dançou junto ao carro patrulha, na rua, enquanto a criança observava, animada, o momento da janela.

12h25 - Número de mortos por Covid-19 em Portugal subiu para 76 - mais 16 do que ontem. Segundo o mais recente boletim da Direção-Geral da Saúde há ainda mais 724 casos confirmados perfazendo um total de 4.268 e 43 pessoas já recuperaram.

12h22 - A mara do Funchal vai assegurar, a partir desta semana, a entrega de bens essenciais, como fruta e legumes, em casa dos idosos, com recurso à frota de viaturas municipais, anunciou hoje a autarquia.

12h15 - Tossir propositadamente para cima de elementos dos serviços de urgência, como médicos ou polícias, ameaçando com o contágio de Covid-19, pode resultar numa pena de até dois anos de prisão, informou o ministério público britânico. 

12h11 - Lar de idosos em Vila Real terá 88 pessoas infetadas, 68 são idosos e 20 funcionários. A informação foi confirmada pelo autarca e desde domingo foram realizados 99 testes à infeção por novo coronavírus.

12h09 - A família real britânica, primeiro-ministro e milhares de populares aderiram na quinta-feira à noite à primeira edição do aplauso aos profissionais de saúde que continuam a trabalhar durante a pandemia de Covid-19. 

12h06 - Uma empresa de limpezas industriais e domésticas das Caldas da Rainha está a desinfetar gratuitamente carros de polícia e ambulâncias de transporte de doentes de várias corporações de bombeiros da região, "uma forma de agradecimento a estas instituições".

12h02 - Quase 25 mil pessoas morreram em todo o mundo infetadas por covid-19, de acordo com um balanço feito pela Agência France Presse (AFP) a partir de dados oficiais divulgados hoje às 11h.

12h - Ralph Lauren também vai ajudar a combater a luta contra a pandemia do novo coronavírus. O designer, de 80 anos, anunciou, esta quinta-feira, que a Ralph Lauren Corporate Foundation irá doar 10 milhões de dólares, quase dez milhões de euros, para ajudar nesta luta contra a Covid-19.

11h59 - O primeiro-ministro aterrou esta sexta-feira no aeroporto do Porto e testemunhou, por coincidência, a chegada de material de proteção individual. "Há coincidências felizes", sublinhou Costa. 

11h51 - Esta iniciativa assume a forma de uma app de nome Covidografia que, de acordo com o site oficial do serviço “permite aos utilizadores da aplicação acompanhar, em tempo real, o impacto da pandemia na zona onde se encontram”.

11h49 - rapper Scarface testou positivo para a Covid-19 e afirmou que a doença o deixou bastante mal durante três semanas, chegando mesmo a pensar que "iria morrer". 

11h44 - Esta terça-feira, e após 22 dias de isolamento, Teresa pode finalmente sair de casa. Depois de dois testes positivos à Covid-19, a mulher terá finalmente vencido a doença. A boa notícia, contudo, esconde uma história atribulada vivida em família.

11h41 - A Bélgica registou na quinta-feira o primeiro contágio de um animal com a covid-19, um gato contaminado pelo seu dono, mas as autoridades sublinham nada indicar que os animais domésticos sejam vetor de transmissão.

11h37 - A mara de Coimbra tomou posse da Casa da Criança, em Taveiro, no âmbito da transferência de competências para o poder local, para nela instalar a extensão de saúde daquela localidade, anunciou a autarquia.

11h33 - O governo angolano avisou hoje que está interdita a circulação de pessoas na via pública, no âmbito do estado de emergência em vigor desde a madrugada de hoje devido à Covid-19, assegurando serviços gratuitos de água e telecomunicações.

11h31 - O bastonário da Ordem dos Enfermeiros da Guiné-Bissau, Alberto Oliveira Lopes, alertou que o país não está "minimamente preparado" em termos técnicos e materiais para combater a pandemia provocada pelo novo coronavírus.

11h29 - As ações da empresa chinesa líder no fabrico de tecidos usados em máscaras de proteção respiratória subiram 221%, desde o início do novo coronavírus que, entretanto, se tornou uma pandemia mundial.

11h25 - O Hospital de Santa Maria, em Lisboa, recebeu esta semana a doação de três unidades de cuidados intensivos, alargando para 90 camas a capacidade de atendimento ao doente crítico com Covid-19, foi hoje anunciado.

11h21 - O município de Fornos de Algodres e o Agrupamento de Escolas local são parceiros na produção de viseiras de proteção para profissionais de saúde, no âmbito da pandemia da Codiv-19, foi hoje anunciado.

11h18 - O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, testou positivo para Covid-19. O governante recorreu ao Twitter para dar a notícia. "Nas últimas 24 horas desenvolvi alguns sintomas e testei positivo para coronavírus. Vou isolar-me, mas continuarei a liderar a resposta do governo por videoconferência conforme combatemos este vírus. Juntos venceremos isto".

11h16 - Dos EUA à Índia, os locais improváveis que acolhem infetados por Covid-19. Percorra a galeria a testemunhe os locais mais improváveis que as autoridades adaptaram para aumentarem a capacidade de internamento.

11h12 - O Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte vai poder contar com mais uma unidade de cuidados intensivos, o que permitirá alargar a capacidade de internamento de doentes de Covid-19 em estado crítico.

11h06 - Um jogador do Everton foi apanhado a furar quarentena e mandado para pela polícia. As autoridades informam que Oumar Niasse circulava sem cinto de segurança e com passageiros no seu carro, num momento em que o primeiro-ministro britânico decretou que as únicas deslocações permitidas teriam de ter carácter essencial.

10h57 - farmacêutica portuguesa Hovione está a produzir gel desinfetante na sua fábrica de Loures para doar. O objetivo é “ajudar a prevenir a escassez de desinfetante para as mãos em Portugal, especialmente, no que diz respeito às unidades de saúde e outras entidades oficias diretamente envolvidas", explicam em comunicado.

10h53 - seis casos confirmados de pessoas infetadas com covid-19 no concelho de Oliveira do Bairro, tendo já morrido uma pessoa por causa desta doença, segundo o relatório epidemiológico diário publicado pelo município no Facebook.

10h51 - O partido britânico dos Liberais Democratas vai adiar por um ano, até maio de 2021, a eleição de um novo líder devido à pandemia covid-19, foi hoje anunciado. 

10h50 - Os alunos da Mealhada que não dispõem de computador ou acesso à Internet mantêm ligação às respetivas escolas através dos serviços da autarquia, que servem de intermediário entre professores e alunos, foi hoje anunciado.

10h48 - A Alemanha contabilizou 5.780 novos casos diagnosticados nas últimas 24 horas, registando, no total, 42.288 casos e 253 vítimas mortais, segundo dados oficiais do Instituto Robert Koch. A entidade responsável pela prevenção e controlo de doenças indica que a Baviera, o maior estado federado do país, concentra o maior número de infetados, 9.481.

10h42 - O Irão anunciou hoje 144 novas mortes ligadas ao novo coronavírus, elevando o número de mortos para 2.378 no país, um dos mais afetados pela pandemia da Covid-19.

10h39 - Espanha tem mais 769 mortos nas últimas 24 horas. Os números continuam a aumentar e o país vizinho já está tem de momento 4.858 vítimas mortais. Há ainda registo de 64.059 casos registados - mais 7.871 que ontem.

10h31 - A mara Municipal de Armamar começou hoje a limpar um espaço com 12 quartos para acolher cidadãos que precisem de isolamento profilático no caso de propagação da pandemia da covid-19 no concelho.

10h29 - Mais de 4.500 médicos responderam ao apelo do bastonário da ordem para reforçar o Serviço Nacional de Saúde (SNS) durante a pandemia de covid-19, anunciou a Ordem dos Médicos (OM).

10h23 - Campos de férias online, a solução ideal para continuar a aprender. O objectivo é dar apoio às crianças e jovens que se encontram em casa, ajudando os pais a lidarem com esta situação.

10h19 - A mara Municipal de Cinfães entregou material de proteção individual para reforço do combate à pandemia da Covid-19 a várias instituições no concelho, anunciou a autarquia.

10h14 - Os profissionais responsáveis pela recolha de resíduos em Ovar dizem que a população em quarentena devido à pandemia de Covid-19 tem produzido "muito mais lixo" e foram aplaudidos por, embora receosos e sobrecarregados, trabalharem com espírito de missão.

9h58 - O deputado do PSD Luís Leite Ramos questionou a Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte sobre "planos e medidas" previstas para casos de lares, como o de Vila Real onde estão já contabilizadas 45 pessoas com Covid-19.

9h54 - Os produtores portugueses de flores e plantas alertaram hoje que estão a "deitar ao lixo toneladas de plantas" devido à "estagnação quase total das vendas" causada pela pandemia da Covid-19.

9h43 - O primeiro-ministro da Coreia do Sul defendeu hoje que apesar do número de infeções pela Covid-19 ter estabilizado "não é tempo de ser complacente", considerando que esta vai ser uma "luta a longo prazo".

9h35 - A empresa Dyson terá criado um ventilador em apenas dez dias e planeia contribuir para o sistema de saúde britânico com dez mil destes ventiladores. Irão ainda doar cinco mil a outros países.

9h28 - Os Mossos d'Esquadra estão de luto. A força policial espanhola registou, esta sexta-feira, a primeira morte de um dos seus elementos por Covid-19. A notícia foi confirmada através de um comunicado em que dão conta de que a vítima era um homem de 57 anos.

9h26 - As forças armadas norte-americanas anularam importantes manobras militares previstas em maio nas Filipinas, devido à pandemia da covid-19.

9h23 - A PSP do Porto dispõe de listas atualizadas das pessoas que estão obrigadas a confinamento, podendo conduzi-las a casa voluntariamente ou à força, situação que gera uma participação ao Ministério Público, indicou hoje fonte desta autoridade policial.

9h21 - O formulário para aderir ao Lay-off - um mecanismo de combate à crise causada pelo novo coronavírus - fica disponível a partir desta sexta-feira, na página da Segurança Social. Saiba aqui como vai funcionar.

9h18 - Paramédicos muçulmano e judeu rezam juntos. Imagem tornou-se viral. O momento mostra que perante a pandemia que se vive é preciso união, independentemente das religiões professadas.

9h15 - Com polichinelos e 'joelhos altos' começa o aquecimento para 40 minutos de movimento e animação num empreendimento nas Caldas da Rainha onde os vizinhos se juntam todos os dias na varanda para uma aula de ginástica.

9h07 - Ao longo dos últimos tempos, Cristina Ferreira tem-se revelado bastante preocupada com a luta contra a Covid-19. Por isso, a apresentadora da SIC decidiu contribuir para a batalha contra a pandemia através de uma doação de 20 mil euros, conforme refere um comunicado enviado às redações.

9h04 - A mara da Póvoa de Varzim, distrito do Porto, garantiu hoje que está preparado o dispositivo de controlo de entrada de pessoas na cidade, no fim de semana, como forma de prevenção da propagação da pandemia da covid-19.

9h03 - Seis dezenas de psicólogos, psicanalistas, psiquiatras e pedopsiquiatras estão a prestar apoio gratuito, através de uma linha telefónica criada para ajudar as pessoas a lidar com o novo coronavírus e a "epidemia do afeto".

9h01 - A Direção-Geral da Saúde alerta que o teste do pezinho deve ser feito entre o 3.º e o 6.º dia de vida e não pode ser adiado, assim como as vacinas e as consultas de vigilância da saúde infantil e juvenil.

8h53 - O número de casos positivos de covid-19 na Santa Casa da Misericórdia de Resende subiu para 31, informou a Câmara Municipal de Resende. "Foram confirmados mais nove casos de Covid-19" e "encontram-se registados, no total, 31 casos positivos e um óbito", acrescenta o município em comunicado.

8h51 - A Air Asia, a maior linha aérea de baixo custo do continente asiático vai suspender temporariamente a maioria das ligações devido às restrições impostas pelos governos da região para conter a pandemia de covid-19, anunciou hoje a companhia.

8h46 - A recente compra exagerada de papel higiénico devido à pandemia da Covid-19 dá agora lugar ao humor. E se por acaso não conseguir encontrar o produto nas respetivas prateleiras dos supermercados não desespere, ao invés vá à secção da padaria ou pastelaria... e espreite os bolos hilariantes e no mínimo peculiares em forma de papel higiénico.

8h41 - movimento 'Todos pelos Açores’ tinha como objetivo angariar 100 mil euros para comprar material médico para a região, face à pandemia da Covid-19. Em pouco mais de uma semana, o objetivo foi ultrapassado e chegou aos 121.522.64 euros.

8h35- O festival Iminente, que tem Vhils como um dos fundadores, vai ter uma edição online, no sábado, com o valor dos bilhetes a reverter para dois hospitais de referência no tratamento do novo coronavírus em Portugal.

8h33 - O Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD) assumiu os cuidados a prestar aos idosos do lar de Vila Real, prevendo-se que hoje sejam retirados daquele edifício, informou a câmara municipal.

8h29 - Portugal foi mais rápido a tomar medidas de combate à covid-19 do que Espanha, Itália e Reino Unido, indica um estudo comparativo divulgado na quinta-feira, no qual se alerta que esta situação não permite traçar um cenário ou inferir resultados.

8h21 - Estes 'rookies' da NBA estavam a dar que falar... até que chegou a Covid-19. surto do novo coronavírus obrigou à suspensão da larga maioria das competições desportivas em todo o mundo, entre elas a NBA, numa altura em que a temporada regular do principal escalão do basquetebol norte-americano entrava na reta final.

8h09 - O presidente de Timor-Leste decretou hoje o estado de emergência, entre sábado e 26 de abril, para responder à pandemia da Covid-19, e pediu à população tranquilidade e respeito.

7h54 - Durante a fase de pandemia, as autoridades de saúde têm alertado a população para a importância da higienização. Direção-Geral da Saúde (DGS) chama agora à atenção para a necessidade de limpar o telemóvel e explica como fazê-lo.

7h49 - A pandemia da Covid-19 causou hoje os primeiros dois mortos na África do Sul, que ultrapassou já a barreira dos mil infetados, anunciou o ministro da Saúde.

7h43 - O presidente do Brasil voltou a subestimar, na quinta-feira, a pandemia da covid-19 ao afirmar que o contágio no país não se assemelhará ao dos Estados Unidos porque "nada acontece com os brasileiros".

7h41 - O presidente de França anunciou hoje que está a preparar com o homólogo dos Estados Unidos e outros países uma "nova iniciativa importante" face à pandemia da covid-19. Também o presidente da China disse hoje ao homólogo norte-americano, Donald Trump, que os países devem "unir-se contra a pandemia", apesar da crescente rivalidade, noticiou a imprensa estatal chinesa.

7h37 - A mara dos Representantes dos EUA debate e vota hoje um plano histórico de dois biliões de dólares (1,8 biliões de euros) de apoio à primeira economia mundial, asfixiada pela pandemia da covid-19.

7h34 - Os lucros das principais empresas industriais na China registaram uma queda homóloga de 38,3%, nos dois primeiros meses do ano, refletindo o impacto do surto do novo coronavírus, indicam dados oficiais hoje divulgados.

7h32 - A China anunciou hoje 55 novos casos da covid-19, quase todos oriundos do exterior, numa altura em que o país suspendeu temporariamente a entrada no país de cidadãos estrangeiros, incluindo residentes.

7h29 - Uma equipa de investigadores do Instituto Murdoch, na Austrália, anunciou hoje que vai testar em profissionais de saúde contagiados com a covid-19 uma vacina utilizada para tratar a tuberculose para verificar a eficácia na mitigação dos sintomas da doença.

7h25 - O primeiro-ministro, António Costa, visita hoje centros industriais em Famalicão e Matosinhos que adaptaram a sua atividade para produzir equipamentos médicos considerados essenciais para o combate à covid-19, como ventiladores.

7h22 - O primeiro-ministro australiano anunciou hoje a mobilização das forças de defesa e polícia para garantir que todos os viajantes que chegarem à Austrália sejam colocados em quarentena obrigatória em hotéis, como prevenção da covid-19.

7h16 - O Município de Ovar, que desde o dia 17 se encontra em estado de calamidade devido à covid-19, anunciou quinta-feira que o 'stock' das empresas locais retido devido ao cerco sanitário será expedido sob elevado controlo de salubridade.

7h11 - As forças da ordem francesas já aplicaram mais de 225 mil sanções por violação do confinamento obrigatório imposto em França, em resposta à pandemia de covid-19.

7h06 - O presidente da estatal brasileira Petrobras afirmou que as duras medidas de ajuste anunciadas na quinta-feira procuram preparar a companhia para o que considera ser a pior crise mundial do setor do petróleo em 100 anos.

7h03 - Passado o "susto" do início de março provocado pelo anúncio da chegada do novo coronavírus, o Centro de Distribuição (CD) do Norte da Jerónimo Martins, em Valongo, reorganizou-se e tem normalizado o abastecimento das lojas Pingo Doce e Recheio. No caso da Sonae, a pandemia da covid-19 obrigou Portugal a travar o ritmo de vida, mas no centro de distribuição da empresa na Azambuja, distrito de Lisboa, a azáfama é ainda maior nestes dias de um país em estado de emergência.

7h00 - O governo dos Estados Unidos vai doar 210 milhões de dólares (mais de 190 milhões de euros) a 64 dos países mais afetados pela pandemia do coronavírus, que inclui Espanha e Itália, noticiou hoje a agência EFE.

Recorde aqui o acompanhamento AO MINUTO anterior.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório