Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Oliveira do Bairro divulga relatório diário da Covid-19 no concelho

Há seis casos confirmados de pessoas infetadas com covid-19 no concelho de Oliveira do Bairro, tendo já morrido uma pessoa por causa desta doença, segundo o relatório epidemiológico diário publicado pelo município no Facebook.

Oliveira do Bairro divulga relatório diário da Covid-19 no concelho
Notícias ao Minuto

10:49 - 27/03/20 por Lusa

País Covid-19

A decisão de divulgar um relatório diário sobre evolução da pandemia no concelho, que engloba também valores nacionais, foi tomada pelo executivo municipal presidido por Duarte Novo após a declaração do estado de emergência, tendo em vista a necessidade de "informar e sensibilizar os oliveirenses" sobre o impacto da pandemia.

Este tipo de informação, que reúne dados fornecidos pelas autoridades de saúde pública, fez "disparar" os acessos à página do Facebook e ao 'site' do município, num concelho com apenas 23 mil habitantes.

"Destaco o impacto que as nossas publicações na página de Facebook estão a ter na população. Uma publicação sobre os nossos trabalhos de desinfeção alcançou mais de 70 mil pessoas, com centenas de pessoas a agradecerem o trabalho dos colaboradores que estão a fazer esses trabalhos", refere Rui Conceição, responsável pela comunicação do município.

Oliveira do Bairro criou uma "publicação especial de agradecimento" para os trabalhadores que se encontram na primeira linha do combate à pandemia, como profissionais de saúde, bombeiros ou agentes da autoridade, designados como "Guerreiros contra o Vírus".

"Para além disso, criámos uma imagem personalizada do arco-íris, numa versão para pintar, que as pessoas têm utilizado e mandado os seus trabalhos para nós", refere Conceição.

Oliveira do Bairro declarou oficialmente "situação de alerta" na área do concelho, criou um Grupo de Crise e ativou o Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais 480 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram perto de 22.000.

Em Portugal, registaram-se 60 mortes, mais 17 do que na véspera (+39,5%), e 3.544 infeções confirmadas, segundo o balanço feito na quinta-feira pela Direção-Geral da Saúde, que identificou 549 novos casos em relação a quarta-feira (+18,3%).

O país está em estado de emergência até 02 de abril devido à pandemia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório