Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Fundação Oriente doa unidade de cuidados intensivos a Centro Hospitalar

O Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte vai poder contar com mais uma unidade de cuidados intensivos, o que permitirá alargar a capacidade de internamento de doentes de Covid-19 em estado crítico.

Fundação Oriente doa unidade de cuidados intensivos a Centro Hospitalar
Notícias ao Minuto

11:03 - 27/03/20 por Filipa Matias Pereira

País Covid-19

A Fundação Oriente vai doar uma unidade de cuidados intensivos com capacidade para dez camas ao Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN). Este gesto vai permitir à unidade hospitalar alargar para perto de 90 camas a sua capacidade de atendimento ao doente crítico Covid-19.

O CHULN, refere o comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso, "conta já com um plano de oito unidades de cuidados intensivos (UCI), que serão acionadas em função das necessidades de internamento". A primeira unidade dedicada ao doente crítico com o novo coronavírus foi ativada no dia 6 de março e "e esta semana começou a funcionar a segunda".

Refere ainda a Fundação Oriente que a Medicina Intensiva do CHULN é o Centro de Referência Nacional para ECMO (dispositivo de circulação extracorporal). Trata-se de uma técnica "essencial ao tratamento de doentes críticos com Covid-19 e apoia doentes críticos em todo o centro hospitalar e referenciados por outros hospitais".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório