Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

AO MINUTO: EUA é o país com mais casos; Costa pressiona UE

Acompanhe aqui AO MINUTO os últimos desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: EUA é o país com mais casos; Costa pressiona UE
Notícias ao Minuto

20:35 - 26/03/20 por Mafalda Tello Silva e Sílvia Abreu

Mundo Covid-19

Em Portugal, arrancou hoje a  fase de mitigação envolvendo todo o sistema de saúde, público e privado. Esta é a terceira e a mais grave etapa de resposta à doença Covid-19 e é ativada quando há transmissão local, em ambiente fechado, e/ou transmissão comunitária. 

Esta fase tem início no mesmo dia em que se sabe que existem já 60 mortos em Portugal.  Segundo o mais recente boletim emitido pela Direção-Geral da Saúde, há ainda 3.544 infetados, num aumento de 549 casos em 24 horas. Um total de 43 pessoas já recuperaram.

Marcelo Rebelo de Sousa mostrou-se satisfeito por constatar que existe "uma descida na percentagem de crescimento" dos casos de infeção por Covid-19 em Portugal, considerando que o encerramento das escolas e o isolamento social estão a ter resultados e assegurou que mantém os planos de "celebração do 10 de junho" em Lisboa, confirmando que as cerimónias previstas para a Madeira e África do Sul foram canceladas.

Durante a tarde de hoje, após a reunião do Conselho de Ministros, em conferência de imprensa, o ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, e a ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Mariana Vieira da Silva anunciaram mais medidas de apoio às famílias e empresas devido ao impato do surto da Covid-19 no país. Conheça as novas soluções AQUI.

Acompanhe aqui AO MINUTO os últimos desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:

00h02 - Numa declaração publicada em vídeo horas depois do final do Conselho Europeu, Mário Centeno, presidente do Eurogrupo, anunciou: "Vou convocar os ministros das Finanças para uma reunião na próxima semana para avançar rapidamente no nosso mandato". 

23h59 - A Administração Regional de Saúde Algarve abriu hoje três áreas dedicadas à covid-19 denominadas ADC-Comunidade, nos cuidados de saúde primários, uma em cada um dos agrupamentos de centros de saúde, em Portimão, Olhão e Tavira.

23h52 - Donald Trump anunciou quee vai falar com Presidente chinês, Xi Jinping, ainda esta noite. Sobre o facto dos EUA terem tido um aumento exponencial de número de casos de Covid-19 ultrapassando a China, o Presidente dos Estados Unidos afirmou que não se sabe "quais são os números" daquele país. 

 

23h48 - A Venezuela registou hoje a primeira morte causada por covid-19, informou a vice-presidente venezuelana, Delcy Rodríguez, que anunciou ter aumentado o número de casos confirmados no país para 107.

23h45 - O primeiro-ministro, António Costa, qualificou hoje de "repugnante" e contrária ao espírito da União Europeia uma declaração do ministro das Finanças holandês pedindo que Espanha seja investigada por não ter capacidade orçamental para fazer face à pandemia.

Para o primeiro-ministro, a afirmação do ministro holandês "é uma absoluta inconsciência" e uma "mesquinhez recorrente" que "mina completamente aquilo que é o espírito da UE e que é uma ameaça ao futuro da UE".

23h42 - Várias cidades na fronteira entre Canadá e EUA estão aterrorizadas com método de Donald Trump, após o Presidente dos Estados Unidos ter afirmado que quer restaurar o funcionamento da economia norte-americana apesar dos conselhos da Organização Mundial de Saúde.

23h37 - A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyenem conferência de imprensa após Conselho Europeu, defendeu um "orçamento europeu forte" como forma de responder à crise gerada pela pandemia na União Europeia e de relançar a economia comunitária.

"É importante estarmos preparados e ter uma estratégia de recuperação", insistiu a responsável do Conselho.23h31 - O presidente do Atlético de Madrid, Enrique Cerezo, confirmou, esta quinta-feira, que está em estudo a hipótese de avançar com uma redução salarial geral no clube. Numa entrevista concedida ao jornal espanhol Marca, o dirigente colchonero sublinhou que este se trata de um período "muito duro".

23h24 - O número de pessoas contagiadas pela Covid-19 na Colômbia aumentou hoje para 491, com mais 21 casos confirmados nas últimas 24 horas, aumentando também para seis o número de mortos, anunciou o Ministério da Saúde colombiano.

23h16 - FC Barcelona confirma cortes nos ordenados devido à pandemia. A medida anunciada pelo clube tem como objetivo "reduzir o impacto económico desta crise".

23h13 - O número de mortos pelo novo coronavírus no Brasil aumentou hoje para 77, registando ainda 2.915 infetados, anunciou hoje o Ministério da Saúde, no dia em que completa um mês desde a chegada da pandemia a território brasileiro.

23h12 - O presidente da Câmara de Vila Real, Rui Santos, informou que vão começar a ser retirados esta noite os idosos com convid-19 do lar e encaminhados para o Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro.

23h01 - A Turquia colocou hoje em confinamento cerca de 1.500 pessoas, maioritariamente argelinos, que se encontravam há vários dias bloqueados no principal aeroporto de Istambul, na sequência da anulação dos voos devido à pandemia do novo coronavírus.

22h59 - O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, anunciou, esta quinta-feira, que o governo irá investir aproximadamente 230 milhões de euros para apoiar o desenvolvimento de uma vacina para combater o novo coronavírus.

22h48 - Ainda em conferência de imprensa, António Costa referiu que a parte mais relevante da reunião do Conselho Europeu foi o impacto económico e financeiro que a pandemia está já a provocar. O primeiro-ministro sublinhou com cruciais as duas medidas do BCE, designadamente, o anúncio de mobilização de 750 mil milhões de euros para intervenção no mercado e a retirada de restrição à criação de linhas de dívida dos países. 

O chefe do Governo adiantou também que a última decisão tomada pelo Conselho Europeu foi de começar a preparar “um programa de apoio à Economia europeia para o período pós crise”. “Ninguém sabe qual o momento zero do pós crise, mas é preciso começar a preparar o futuro”, argumentou Costa acrescentando que “assim que a pandemia esteja controlada possamos começar a levantar medidas e não perder tempo no no relançamento da Economia". 

O primeiro-ministro avançou ainda que nove países, incluindo Portugal, assinaram uma carta a pedir “mais ousadia” à União Europeia. Segundo Costa, "a emissão de dívida conjunta na União Europeia para financia o conjunto de ações em todos os países para combater” esta crise é uma resposta que devia avançar. Contudo, não houve consenso sobre esta questão

22h46 - O Parlamento Europeu aprovou hoje a proposta de mobilização de 37 mil milhões de euros de investimento público europeu para ajudar os Estados-membros a fazer face à crise provocada pela pandemia, cabendo a Portugal cerca de 1,8 mil milhões.

22h41 - O BCP vai propor na assembleia-geral o cancelamento do pagamento de dividendos referentes a 2019, devido à incerteza associada à situação de pandemia, mas vai manter a compensação salarial aos trabalhadores, anunciou hoje o banco.

22h36 - Após ter aprovado dois diplomas esta tarde, Marcelo Rebelo de Sousa promulgou mais cinco relativos às medidas anunciadas hoje pelo Governo. De acordo com a página oficial da Presidência o Chefe de Estado deu luz verde:

  • Ao diploma que estabelece medidas excecionais de proteção dos créditos das famílias, empresas, instituições particulares de solidariedade social e demais entidades da economia social, bem como um regime especial de garantias pessoais do Estado;
  • Ao diploma que altera as regras gerais de aplicação dos fundos europeus estruturais e de investimento, de forma a permitir a antecipação dos pedidos de pagamento;
  • Ao diploma que estabelece um regime excecional e temporário de cumprimento de obrigações fiscais e contribuições sociais;
  • Ao diploma que estabelece uma medida excecional e temporária de proteção dos postos de trabalho;
  • E ao diploma que estabelece um regime excecional e temporário de faltas justificadas motivadas por assistência à família.

22h28 - Os chefes de Estado e de Governo da União Europeia acordaram hoje uma declaração na qual "convidam" o Eurogrupo a apresentar dentro de duas semanas propostas que tenham em conta os choques socioeconómicos sem precedentes causados pela pandemia de covid-19.

22h18 - Depois de os números de casos confirmados nos EUA indicarem que este é agora o país com mais casos de infeção, Donald Trump falou aos cidadãos e voltou a referir que a população deve regressar ao trabalho, tentando sempre praticar o distanciamento social possível.

22h08 - Os Estados Unidos ultrapassaram a China e a Itália no número total de casos de infeção pela Covid-19, tornando-se no país com mais casos confirmados no mundo. De acordo com a Reuters, há 81,788 casos confirmados no país. Na China há 81,285 casos de infeção e em Itália 80,539.

22h03 - O Parlamento Europeu aprovou hoje a suspensão temporária das regras para atribuição dos slots às companhias aéreas, que obrigam a 80% de utilização destas faixas horárias para descolagem e aterragem, medida criada para apoiar o setor devido à pandemia.

22h00 - À semelhança do que já aconteceu noutros países, como Itália, Espanha e Portugal, o Reino Unido uniu-se para homenagear os profissionais de saúde britânicosque lutam na linha da frente contra a pandemia Covid-19. O momento foi partilhado no Twitter.

21h58 - A Irlanda reportou mais 10 mortes pelo novo coronavírus, elevando o número total no país para 19. Há 1,819 casos de infeção confirmados, indicam as autoridades de saúde, citadas pelo The Guardian.

21h55 - Amara Municipal de Vila Franca de Xira anunciou hoje que vai isentar o pagamento de rendas de habitação social e vai atribuir apoios extraordinários às empresas e às IPSS, para mitigar os efeitos do surto de covid-19.

21h49 - O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) pediu hoje à ministra da Saúde a requisição civil de todos os estabelecimentos de saúde geridos pela direção clínica dos serviços médicos dos bancários, para auxiliar na mitigação da pandemia da doença covid-19.

21h43 - No que diz respeito à escassez de materiais, António Costa, ainda em direto para o país, refere que o Conselho Europeu apurou que sejam acelerados todos os processos de compra de equipamento médico e "reforçasse o orçamento para a constituição de um stock de reserva para o conjunto destes materiais".

No entanto, "a maior atenção foi centrada nas consequências económicas e sociais desta situação. Portanto, temos procurado agir de forma coordenada à escala europeia", referiu o primeiro-ministro português.

21h41 - Depois da reunião do Conselho Europeu, António Costa referiu, na conferência de imprensa em São Bento, que foi criada uma 'task-force' para repatriar europeus espalhados pelo mundo. "Portugal e Espanha são um caso exemplar do modo organizado e conjunto, sempre com decisões unilaterais", afirmou, referindo-se à gestão de fronteiras.

"Já conseguimos assegurar o repatriamento de cerca de 640 portugueses que estavam espalhados pelo mundo. Neste momento, estimamos que ainda temos três mil no estrangeiro, muitos deles dispersos, e havendo um trabalho conjunto conseguimos fazer operações mais coordenadas, como fizemos no início desta crise", adiantou ainda o primeiro-ministro. 

21h37 - O ator Mark Blum, de 69 anos, morreu vítima de Covid-19. A notícia foi confirmada pela companhia de teatro Playwrights Horizons.

21h32 - “Acho mesmo que aquilo que aprovámos hoje e nos últimos dias é muito poderoso”, começou por afirmar o ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, em entrevista à SIC Notícias esta noite, referindo-se ao 'pacote' de novas medidas aprovadas esta quinta-feira de apoio às famílias e empresas. Reconhecendo que "a incerteza que existe [neste momento] é muito forte", o governante sublinhou que a "função do Estado" agora é de "tentar reduzir essa incerteza e introduzir alguma confiança na população, nas famílias e nas empresas”.

21h27 - O presidente interino da Juventude Popular, Francisco Mota, considerou hoje que existe "falta de transparência" nos dados apresentados pela Direção-Geral da Saúde relativamente ao contágio por covid-19, apontando que os números não são os mesmos que os autarcas relatam.

21h26 - O Instituto de Administração da Saúde da Madeira atualizou hoje para 21 o número de casos confirmados de infeção por covid-19 no arquipélago, mais um do que na quarta-feira.

21h25 - Um autocarro com 54 emigrantes esteve hoje retido na fronteira de Chaves, por ultrapassar a lotação permitida para entrar em Portugal, mas após correção a entrada no país ocorreu sem ser imposta quarentena obrigatória, disse fonte da GNR.

21h22 - A ministra da Saúde de Angola, Silvia Lutucuta, anunciou hoje mais um caso positivo de infeção pelo novo coronavírus, aumentando para quatro o número de doentes da covid-19.

21h11 - António Guterres reiterou, durante a noite desta quinta-feira, que as Nações Unidas está "a mobilizar-se pelo mundo inteiro para proteger" a população mais vulnerável enquanto se combate a crise mundial provocada pelo coronavírus. "Mulheres, crianças, pessoas com incapacidades, os marginalizados e os refugiados - os grupos vulneráveis - são quem está em maior risco de sofrer" devido à Covid-19, sublinhou ainda o secretário-geral da ONU

21h08 - Cabo Verde confirmou hoje o quinto caso de infeção pelo novo coronavírus no arquipélago, o primeiro de transmissão local, na cidade da Praia, conforme anúncio feito pelo ministro da Saúde, Arlindo do Rosário.

21h07 - Os idosos que permanecem na 'O Amanhã da Criança', residência sénior da Maia onde ocorreram duas mortes devido à Covid-19, vão ser retirados e levados para outros estabelecimentos do Grande Porto, indicou hoje à Lusa o presidente da instituição.

21h01 - Sabe quais são as regras do Estado de Emergência? O Ministério da Administração Interna - através da GNR, da PSP e do SEF - começou, esta quinta-feira, a distribuir um folheto informativo, divido em três secções, com as regras a cumprir devido à vigência do Estado de Emergência para prevenir o contágio da pandemia de Covid-19. Saiba mais AQUI

Notícias ao Minuto[Legenda]© MAI

20h58 - Já nasceu o primeiro bebé em Torres Novas. Serviço de Ginecologia/Obstetrícia do Centro Hospitalar do Médio Tejo foi transferido esta quinta-feira para o Hospital de Torres Novas devido à pandemia causada pelo SARS-Cov 2. E apenas uma hora depois nasceu o Dinis.

20h53 - O Papa Francisco doou 30 ventiladores aos hospitais italianos para ajudar a combater a crise do coronavírus, que em Itália causou já mais de 8.000 mortos, informou hoje a Santa Sé, citada pela agência EFE.

20h39 - A Comissão Europeia avisou hoje os Estados-membros que está atenta às medidas extraordinárias adotadas na União Europeia para conter o surto de covid-19, alertando que estas devem respeitar os direitos fundamentais, como o Estado de direito.

20h25 - A Câmara de Lisboa anunciou que "está em curso uma operação de lavagem e desinfeção do espaço público em toda a cidade". A limpeza "incide especialmente em passeios, mobiliário urbano, papeleiras e contentores, abrigos de passageiros e terminais de transporte, e junto a unidades de saúde", adiantou ainda a autarquia através das redes sociais. 

 

20h22 - O partido PAN vai apresentar um projeto de resolução no qual defende a suspensão de voos, comerciais e privados, "de todas as companhias aéreas" de e para o Brasil, criticando o fim das restrições à circulação.

20h15 - A transmissão do coronavírus da mãe para o filho é possível durante a gravidez? Sim, mas é raro, sugere um novo estudo de cientistas chineses hoje divulgado.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório