Meteorologia

  • 31 MARçO 2020
Tempo
13º
MIN 8º MÁX 13º

Edição

"Estimamos que ainda temos três mil portugueses no estrangeiro"

No final de uma reunião do Conselho Europeu, por videoconferência, o primeiro-ministro António Costa revelou que foi decidido "acelerar o processo de repatriamento" de cidadãos europeus, bem como o de compra de equipamento médico e material de proteção individual pela Comissão Europeia.

"Estimamos que ainda temos três mil portugueses no estrangeiro"

Ao fim de cerca de seis horas de discussão através de videoconferência, António Costa dirigiu-se ao país, esta noite de quinta-feira, anunciando as conclusões decorrentes da reunião do Conselho Europeu, que teve como intuito discutir as medidas a aplicar para minimizar os efeitos da pandemia de Covid-19.

Uma das propostas aprovadas, anunciou o primeiro-ministro português, foi "a criação de uma task force para acelerar o processo de repatriamento de cidadãos europeus dispersos pelo mundo, procurando coordenar esforços de todos para agilizar essa operação".

"Já conseguimos assegurar o repatriamento de cerca de 640 portugueses que estavam espalhados pelo mundo. Neste momento, estimamos que ainda tenhamos três mil [portugueses] no estrangeiro, muitos deles dispersos, e havendo um trabalho conjunto conseguimos fazer operações mais coordenadas, como fizemos no início desta crise", afirmou.

António Costa explicou que foi também feito "um ponto de situação sobre o controlo das fronteiras externas", tendo-se decidido "prolongar as medidas de limitar ao máximo a utilização das fronteiras externas da União Europeia".

"Como sabem, Portugal decidiu interromper todas as ligações marítimas e aéreas para fora da União Europeia, com exceção dos países onde temos comunidades portuguesas significativas. Quanto ao controlo das fronteiras internas, Portugal e Espanha são um caso exemplar ao nível europeu pela forma como, de forma organizada e conjunta, fechámos a fronteira a todas as viagens", referiu.

Os líderes europeus apelaram ainda "à Comissão [Europeia] para que acelere todos os procedimentos de compra de equipamento médico e material de proteção individual. Em toda a União Europeia, há uma grande carência desses materiais, e por isso a 'aquisição em pool' facilita obter melhores preços e uma melhor capacidade negocial".

"Em quarto lugar", prosseguiu o primeiro-ministro, "houve uma avaliação positiva da mobilização de verbas para apoiar os 17 projetos em curso na área de investigação científica para o desenvolvimento de vacinas contra o coronavírus. Uma empresa portuguesa tem participação num desses projetos, o que é muito importante a médio prazo. No conjunto da reunião, a maior atenção foi centrada nas consequências económicas e sociais desta situação, porque estamos numa paralisia generalizada a nível europeu", apontou.

"Desse ponto de vista, foi muito importante a acção determinada do BCE, de forma a controlar o risco de qualquer crise de dívida soberana, que, depois de um movimento inicial de especulação sobre o valor das dívidas, tem vindo a ter uma acalmia dos mercados e uma descida acentuada da taxa de juro", acrescentou.

A terminar, António Costa anunciou a tomada de "duas decisões importantes": "A avaliação do trabalho do Eurogrupo, e o mandato que foi atribuído, para, no prazo de duas semanas, apresentar as condições da mobilização de uma linha de instrumento de estabilidade europeia para financiar os Estados no combate à crise do coronavírus, no valor global de 240 mil milhões de euros, que cada Estado pode levantar até ao limite de 2% do PIB, e que poderão servir, não só para o investimento na área de saúde, como também nas medidas de apoio ao emprego, rendimento e estabilização das empresas, que é fundamental para podermos assegurar a maior confiança possível nestes três meses que temos pela frente, de crise profunda".

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório