Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Covid-19: Câmara do Funchal leva fruta e legumes a casa de idosos

A Câmara do Funchal vai assegurar, a partir desta semana, a entrega de bens essenciais, como fruta e legumes, em casa dos idosos, com recurso à frota de viaturas municipais, anunciou hoje a autarquia.

Covid-19: Câmara do Funchal leva fruta e legumes a casa de idosos
Notícias ao Minuto

12:16 - 27/03/20 por Lusa

País Madeira

"Esta é uma medida para fazer face aos atuais condicionalismos à circulação da nossa população mais envelhecida, consoante determinado pelo estado de emergência, pelo que é muito importante reduzir as deslocações físicas ao exterior por parte destes cidadãos, bem como o uso de transportes públicos", afirma o presidente da Câmara Municipal do Funchal, em comunicado de imprensa.

Miguel Gouveia, eleito pela coligação Confiança (PS/BE/PDR/Nós, Cidadãos!), sublinha que esta medida, no âmbito da contenção da pandemia de covid-19, é também uma forma de ajudar os comerciantes a escoar as frutas e os legumes frescos regionais, a partir dos espaços que continuam abertos nos mercados municipais.

O chefe do executivo camarário refere, por outro lado, a importância de "promover iniciativas de apoio à economia local", contribuindo para a manutenção dos postos de trabalho.

"Esta é uma iniciativa que pode ajudar a criar valor em toda a cadeia, em termos de produção, transporte e comercialização, valorizando o papel dos mercados municipais e promovendo a sua aproximação aos residentes do concelho", reforça o autarca madeirense, sublinhando que serão observadas regras de higienização em todo o processo.

A iniciativa, designada "Mercado em Casa", assegura o transporte gratuito pelo município de bens alimentares, nomeadamente frutas e legumes, que serão adquiridos aos comerciantes dos mercados municipais dos Lavradores e da Penteada.

As equipas de entrega serão compostas por um funcionário municipal e por um comerciante dos mercados, sendo que o pagamento é feito no ato da entrega, ao comerciante que acompanha o motorista.

"Os preços praticados serão os mesmos de venda nos mercados e serão confirmados a quem fizer a encomenda, antes do ato de entrega", explica, indicando que estão abrangidos pelo serviço de entregas gratuitas os idosos residentes no concelho do Funchal ou os agregados onde estes estejam inseridos.

As encomendas podem ser feitas pelo telefone 291 214 083, no período das 9:00 às 12:00, ou através do email [email protected].

O Instituto de Administração da Saúde da Madeira (Iasaúde) atualizou quinta-feira para 21 o número de casos confirmados de infeção por covid-19 no arquipélago, mais um do que na quarta-feira.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais 505 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram cerca de 23.000.

Em Portugal, registaram-se 60 mortes, mais 17 do que na véspera (+39,5%), e 3.544 infeções confirmadas, segundo o balanço feito quinta-feira pela Direção-Geral da Saúde, que identificou 549 novos casos em relação a quarta-feira (+18,3%).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório