Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Costa presencia chegada de equipamento. "Há coincidências felizes"

O primeiro-ministro aterrou esta sexta-feira no aeroporto do Porto e testemunhou, por coincidência, a chegada de material de proteção individual.

Costa presencia chegada de equipamento. "Há coincidências felizes"
Notícias ao Minuto

11:51 - 27/03/20 por Filipa Matias Pereira com Lusa

Política Covid-19

Ao aterrar, esta sexta-feira, no Porto, o primeiro-ministro testemunhou, por coincidência, a chegada de equipamento de proteção individual para reforçar as unidades de saúde em Portugal, no cambate à pandemia de Covid-19. "Há coincidências felizes", sublinhou Costa. 

Na rede social Twitter, o chefe de Governo deu conta que, quando aterrou no aeroporto, "deu-se a coincidência de ter apanhado o momento exato da descarga de milhares de equipamentos de proteção individual".

Entre estes equipamentos estão "fatos de proteção e máscaras", que chegaram ao país num avião da Ethiopian Airlines. 

Na mesma mensagem, o primeiro-ministro afirma que Portugal está a "reforçar as compras e a receber mais donativos".

"Em breve, todos estes equipamentos, tão necessários, estarão a ser distribuídos onde fazem mais falta", acrescenta.

Fonte do Governo adiantou à agência Lusa que chegaram hoje a Portugal 4,6 milhões de máscaras tipo 2, 56 mil fatos e 20 mil cobre botas.

No Norte do país, o primeiro-ministro está hoje a visitar centros industriais em Famalicão e Matosinhos que adaptaram a sua atividade para produzir equipamentos médicos considerados essenciais para o combate à covid-19, como ventiladores.

Esta manhã, o líder do executivo está no Citeve - Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal, em Vila Nova de Famalicão, no distrito de Braga, seguindo depois, ao início da tarde, para Centro para a Excelência e Inovação na Indústria Automóvel (CEIIA) de Matosinhos, no distrito do Porto.

Com estas visitas, segundo uma nota do gabinete do primeiro-ministro, pretende-se "dar visibilidade à capacidade de iniciativa e voluntarismo de organizações que adaptaram a sua atividade à produção de bens essenciais ao combate à pandemia covid-19, nomeadamente ventiladores e equipamentos têxteis hospitalares".

"Sendo produtos com elevados requisitos técnicos, o trabalho do CEIIA e do Citeve, em colaboração com o Governo, é fundamental para permitir eficácia na resposta e coordenação do esforço individual das várias empresas, bem como a sua adequação às efetivas necessidades", lê-se na mesma nota.

Fique com as imagens: 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório