Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 26º

AO MINUTO: Avião não traz ventiladores. EUA ultrapassam os 100 mil casos

Acompanhe aqui AO MINUTO os últimos desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

AO MINUTO: Avião não traz ventiladores. EUA ultrapassam os 100 mil casos

O país está desde esta quinta-feira (dia 26) a atravessar a fase mais crítica da pandemia - a fase de mitigação - já com 76 mortos, segundo o mais recente boletim emitido pela Direção-Geral da Saúde. Há ainda 4.268 infetados - um aumento de 724 casos em 24 horas. O número de recuperados mantém-se inalterado (43) desta quinta-feira. Quanto a boas notícias, nasceu o terceiro bebé de uma mulher infetada com o novo coronavírus, na maternidade Alfredo da Costa, em Lisboa. 

Esta tarde, António Costa afirmou que "ou a União Europeia faz o que tem de fazer ou a União Europeia acabará. Quanto ao senhor ministro da Holanda, se alguém se excedeu foi manifestamente no que ele disse". O primeiro-ministro reiterou assim as suas suas críticas ao governo holandês durante esta pandemia

Marcelo Rebelo de Sousa falou aos jornalistas após se ter reunido, esta sexta-feira, com a bastonária dos Enfermeiros. "Isto é uma prova de resistência e não se pode facilitar nessa resistência. Se se facilita o vírus ganha espaço", afirmou sobre a Covid-19. 

Após a terceira reunião da Estrutura de Monitorização do Estado de Emergência, o ministro Eduardo Cabrita informou que deu ordem para que as forças de segurança intensificassem "a fiscalização rodoviária durante o fim de semana e ao longo do período da Páscoa, sobretudo em direção ao Algarve". 

A nível global, o novo coronavírus já infetou mais de meio milhão de pessoas em todo o mundo, e já morreram mais de 26 mil doentes. Os Estados Unidos tornaram-se o país com mais casos confirmados no mundo, depois de ultrapassarem a China e a Itália.

Acompanhe aqui AO MINUTO os últimos desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo:

00h00 - Fica por aqui o acompanhamento desta noite. Retomamos este sábado pela manhã. 

23h57 - O número de mortos devido à doença covid-19 aumentou para dois na Venezuela, país que regista 113 infetados, anunciou o ministro venezuelano da Comunicação e Informação, Jorge Rodriguez.

23h54 - Mil e quinhentos enfermeiros voluntariaram-se para reforçar o apoio à linha telefónica SNS 24, os cuidados intensivos nos hospitais e as unidades de hemodiálise por causa da pandemia Covid-19, indicou a bastonária da Ordem dos Enfermeiros.

23h51 - Um médico que trabalhava com uma tribo na Amazónia testou positivo para o novo coronavírus, noticia a Reuters. O alarme acerca da epidemia 'tocou' por existir aqui uma possibilidade de o vírus se disseminar em comunidades mais vulneráveis. 

23h42 - Nem toda a gente pode trabalhar a partir de casa. Para quem não consegue, as viagens nos transportes públicos continuam a ser uma realidade, agora acompanhada por máscaras e luvas, entre outros equipamentos. A Associated Press tirou fotografias desta realidade. 

23h39 - Retomamos aqui um tema que se tem tornado notícia um pouco por todo o mundo. Como tantas outras empresas, Karex Berhad, o maior produtor de preservativos no mundo, teve de parar atividade devido à pandemia de Covid-19. E agora? Escassez à vista.

23h34 - Francisco Louçã considerou, esta sexta-feira, que o "protesto" de António Costa à posição do ministro das finanças holandês foi "muito justificado" e aponta ao dedo aos países que resistem contra a possibilidade de emissão de dívida conjunta, entre os quais a Alemanha, país que "beneficia com estas crises".

23h30 - O músico Salvador Sobral realizou o teste para Covid-19 e revelou que o resultado foi negativo. A informação foi dada a conhecer pelo próprio, na noite desta sexta-feira, dia 27, durante o direto no Instagram de Bruno Nogueira.

23h24 - O confinamento em França devido ao novo coronavírus foi esta sexta-feira prolongado até, pelo menos, ao dia 15 de abril. A informação é avançada pelos meios nacionais. 

23h20 - Cristina Ferreira terminou a semana com uma comovente publicação nas redes sociais na qual foram dispensáveis palavras para apelar à sensibilidade dos que a seguem. A apresentadora partilhou duras imagens, dadas a conhecer pela New York Time Magazine, que ilustram o lado negro da pandemia da Covid-19. 

23h19 - O exército israelita bombardeou hoje postos do movimento radical Hamas em Gaza, em represália contra o disparo de um míssil, no primeiro confronto registado no enclave palestiniano em pleno surto do novo coronavírus, noticiou a Efe.

23h16 - O CDS-PP questionou hoje o Governo sobre que medidas foram adotadas para repatriar os estudantes nacionais que estão fora de Portugal e inscritos em instituições do ensino superior noutros países, na sequência da pandemia da doença provocada pelo SARS-CoV-2.

23h09 - A BBC fez também um resumo da Covid-19 que dá conta de mais de 300 mil casos do vírus na Europa. A Itália teve hoje o maior número de vítimas mortais em apenas 24 horas alguma vez registado. Já a Espanha tem mais mortes do que qualquer outro país, à exceção de Itália. 

23h07 - "Covid-19 é uma ameaça à existência de todos os clubes europeus". O Presidente da Juventus e da Associação de Clubes Europeus prevê um cenário pouco animador no regresso das competições. Saiba tudo aqui. 

23h00 - Fazemos agora um ponto da situação quanto à Covid-19: 

  • Portugal - Registo de 4.268 infetados e 76 mortos; 
  • Espanha - Registo de 64.059 infetados e 4.858 mortos; 
  • Itália - Registo de 86.498 infetados e 9.134 mortos; 
  • Reino Unido -  Registo de 14.543 infetados e 769 mortos; 
  • Estados Unidos - Registo de mais de 100 mil infetados e 345 mortos. 

Mais de 572.040 casos de infeção foram oficialmente diagnosticados em 183 países e territórios desde o início da pandemia. O novo coronavírus já matou, pelo menos, 26.621 pessoas em todo o mundo.

22h53 - O regulador do medicamento vai dar prioridade à avaliação de novos ensaios clínicos para novos fármacos que visem prevenir ou tratar a doença Covid-19, segundo uma orientação com "medidas excecionais durante o período de risco para a saúde pública".

22h49 - Bill de Blasio, presidente da Câmara de Nova Iorque, anunciou que 450 detidos vão ser libertados devido a preocupações relativas à Covid-19. Já foram soltas 375 pessoas, conta a CNN

22h43 - Com as ruas vazias, as casas enchem-se, um pouco por todo o mundo, de homenagens a todos os que estão a trabalhar contra o surto do coronavírus. Mostramos-lhe as imagens de algumas das melhores homenagens realizadas a todos os que estão 'na primeira linha' no combate à Covid-19, aqui

22h40 - A modelo Jo Wood confirmou esta sexta-feira, dia 27, as notícias que davam conta de que o seu irmão, Paul Karslake, teria morrido no início desta semana (segunda-feira) vítima de Covid-19. 

22h39 - A comissão permanente da Assembleia Nacional de Cabo Verde aprovou o pedido do Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, para declaração do estado de emergência no país, devido à pandemia de Covid-19.

22h35 - O avião da Hi Fly que aterrou hoje em Lisboa com material médico para ajudar Portugal a mitigar a pandemia de Covid-19 chegou apenas com 24 das 35 toneladas previstas, faltando os reagentes para testes e os ventiladores.

22h32 - A Orquestra Filarmónica de Roterdão, nos Países Baixos, tocou o 'Hino da Alegria' a partir de casa. Os integrantes 'uniram-se' e o resultado final é emocionante. Veja as imagens da Reuters em baixo. 

22h28 - A Frente Comum de Sindicatos da Administração Pública (FCSAP) condenou a perda de rendimentos dos trabalhadores que vão continuar em casa com os filhos durante as férias escolares e a falta de esclarecimento do Governo.

22h20 - Mais de três mil pessoas foram detidas em Bagdad por violarem o recolher obrigatório imposto pelas autoridades há 10 dias para obrigar os cidadãos a ficarem em casa e prevenir a propagação da covid-19, noticiou a agência EFE.

22h15 - O Papa Francisco fez, esta tarde, uma bênção Urbi et Orbi única na história. Uma cerimónia que apenas se realiza normalmente no Natal e na Páscoa deu-se hoje perante uma praça de S. Pedro totalmente vazia. Veja as imagens. 

22h09 - O pacote de incentivos à economia aprovado pelo Congresso norte-americano, com uma dimensão inédita de 2,2 biliões (milhão de milhões) de dólares (1,98 biliões de euros), já foi assinado pelo Presidente, Donald Trump.

22h04 - Cerca de 50 operacionais e 25 viaturas foram mobilizados para transferir hoje os 53 idosos com Covid-19 do lar de Vila Real para um hospital privado, na "maior operação sanitária de sempre" realizada neste concelho.

21h58 - Os Estados Unidos têm mais de 100 mil casos de infetados, de acordo com um novo balanço. A informação é avançada pela Johns Hopkins University.

21h47 - O governador do estado brasileiro de São Paulo, João Doria, criticou hoje a retórica do Presidente do país, Jair Bolsonaro, de desvalorização da pandemia do novo coronavírus, acusando o atual Governo de "desprezar vidas".

21h42 - O Presidente dos Estados Unidos da América, Donald Trump, falou hoje por telefone com o primeiro-ministro inglês, Boris Johnson, que acusou positivo à Covid-19, desejando-lhe uma recuperação rápida.

21h38 - Esta sexta-feira, Fernando Rocha comunicou aos fãs que testou positivo para Covid-19. Uma notícia que se seguiu de mensagens de força de vários rostos conhecidos, nomeadamente de Daniel Oliveira. Saiba tudo aqui. 

21h34 - A transferência dos idosos que vivem numa residência sénior da Maia, onde ocorreram duas mortes devido à Covid-19, começou esta noite, numa operação em articulação entre a direção da instituição e a câmara local.

21h30 - Os verdadeiros craques também o são fora de campo. Javi Martínez arregaçou as mangas e ajudou, na quinta-feira, a Cruz Vermelha a distribuir alguns bens essenciais em Grünwald, subúrbio de Munique. 

21h26 - O confinamento obrigatório em hotéis para os passageiros que aterrem nos Açores não será feito nos quartos, sendo permitida circulação pelo hotel, desde que seja cumprida uma distância de segurança, segundo o responsável pela Autoridade de Saúde Regional.

21h13 - O Presidente italiano, Sérgio Mattarella, apelou hoje à solidariedade europeia, "antes que seja tarde demais", dizendo que o país vive "uma página triste" da sua história, por causa da pandemia de Covid-19.

21h10 - Os trabalhadores do Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, vão ter o subsídio de refeição cortado em abril se continuarem em teletrabalho devido ao Estado de Emergência em vigor, para travar a Covid-19, confirmou fonte oficial da instituição.

21h03 - O Hospital de Santa Maria, em Lisboa, inaugura no sábado uma estrutura do serviço de urgência exclusivamente dedicada a doentes suspeitos ou já com infeção confirmada de Covid-19, anunciou a direção da unidade.

20h55 - As escolas estão desde o início da suspensão das atividades letivas presenciais, devido à pandemia Covid-19, a identificar os alunos sem acesso à Internet nem computador em casa para acompanhar aulas à distância, anunciou hoje o Ministério da Educação.

Criámos um novo registo: Siga aqui as atualizações desta tarde e  aqui as atualizações desta manhã

Recomendados para si

;
Campo obrigatório