Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 26º

Médico morre na Argentina aumentando vítimas mortais para 13 no país

Um médico argentino de 59 anos morreu infetado pelo coronvírus que provoca a pandemia da covid-19, elevando o número de mortos na Argentina para 13, anunciaram hoje fontes médicas.

Médico morre na Argentina aumentando vítimas mortais para 13 no país
Notícias ao Minuto

15:16 - 27/03/20 por Lusa

Mundo Covid-19

O médico, Alejandro Passarelli, nascido na província de Río Negro, morreu às 21:00 (horário local) de quinta-feira (00:00em Lisboa) na clínica San Agustín, em Neuquén, confirmaram fontes deste centro.

As mesmas fontes adiantaram que o médico "esteve em viagem no estrangeiro", o que significa que não se tratou de transmissão local do vírus.

O seu diagnóstico foi difícil de determinar, já que, inicialmente, o teste foi negativo para infeção por coronavírus, mas quando o quadro clínico do homem piorou, foi feito um segundo exame, que apontou, finalmente, para uma situação positiva de infeção.

O médico tornou-se, assim, a 13ª. vítima de coronavírus no país, que detetou o seu primeiro infetado em 3 de março.

A média das idades das mortes conhecidas até agora - a primeira ocorreu em 7 de março - varia entre os 53 e 89 anos.

O Ministério da Saúde argentino adiantou hoje, em conferência de imprensa diária, que há uma equipa a trabalhar especificamente para analisar a situação epidemiológica, bem como estratégias de outros países para aprender "e pensar durante quanto tempo será necessário manter essas medidas".

"Este inverno vai ser diferente. Temos de começar a planear as medidas de isolamento social, as medidas de higiene das mãos, de higiene respiratória, que deverão ser mantidas no hemisfério sul. Temos todo o inverno para passar por outras infeções respiratórias" disse a secretária de Acesso à Saúde, Carla Vizzotti.

O número total de pessoas contaminadas com covid-19 no país é de 589, de acordo com o último relatório oficial do Ministério da Saúde, depois de adicionar 87 novos casos conhecidos na quinta-feira, a maioria na cidade (30) e na província de Buenos Aires (27)

Segundo o Ministério da Saúde, até agora a maioria dos 589 casos totais é importada, mas o início da transmissão comunitária foi identificado em Buenos Aires e na zona urbana e muito populosa de Chaco.

Face ao aumento de infeções, o Governo de Alberto Fernández, que, entre outras medidas, já decretou isolamentos preventivos e obrigatórios para a maioria da população entre a última sexta-feira e 31 de março, acelerou o reforço dos centros hospitalares para tratar doentes com o vírus.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório