Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 24º

Covid-19: Bastonária apelou ao Presidente para "testar, testar, testar"

A bastonária Ana Rita Cavaco defendeu, à saída de Belém, que sejam testados para Covid-19 os profissionais de saúde que, tendo contacto com casos positivos, se manifestam assintomáticos.

Covid-19: Bastonária apelou ao Presidente para "testar, testar, testar"
Notícias ao Minuto

18:25 - 27/03/20 por Melissa Lopes

País Covid-19

No encontro com o Presidente da República, em Belém, a bastonária da Ordem dos Enfermeiros, Ana Rita Cavaco, pediu um reforço nos materiais de proteção dos profissionais de saúde e frisou a necessidade de aumentar o número de testes à Covid-19. 

"Há alertas que temos feito e que aproveitamos para fazer ao Presidente da República que são fundamentais", disse Ana Rita Cavaco, referindo-se ao reforço do equipamento de proteção individual para os enfermeiros e ao apelo que também já fizera à Direção-Geral de Saúde (DGS).

"Basicamente [fizemos] o apelo que a Organização Mundial de Saúde tem feito desde o início: testar, testar, testar", apontou, considerando "fundamental" fazer testes não só aos profissionais que têm sintomas por terem contactos com casos positivos de Covid-19, mas também outros que, tendo tido esses mesmos contactos, permanecem sem sintomas.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou cerca de 540 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram perto de 25 mil.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

Em Portugal, registaram-se 76 mortes, mais 16 do que na véspera (+26,7%), e 4.268 infeções confirmadas, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, que identificou 724 novos casos em relação a quinta-feira (+20,4%).

Dos infetados, 354 estão internados, 71 dos quais em unidades de cuidados intensivos, e há 43 doentes que já recuperaram.

Portugal, onde os primeiros casos confirmados foram registados no dia 02 de março, encontra-se em estado de emergência desde as 00:00 de 19 de março e até às 23:59 de 02 de abril.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório