Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Incêndio deflagrou junto à Gare de Lyon em Paris na sequência de protesto

As autoridades afirmaram que a estação teve de ser evacuada. 30 pessoas foram detidas.

Notícias ao Minuto

17:24 - 28/02/20 por Fábio Nunes

Mundo França

Um incêndio deflagrou na tarde desta sexta-feira na Gare de Lyon em Paris, avança o Le Figaro. Os bombeiros de Paris já dominaram o fogo que estará perto de ser dado como extinto. A Câmara de Paris anunciou que a estação de comboios teve de ser parcialmente evacuada e pede às pessoas que costumam frequentar a estação que evitem aquela zona. 

As autoridades francesas referiram que o incêndio foi provocado por um grupo de manifestantes que se opõe ao concerto do músico congolês Fally Ipupa, que terá lugar às 20 horas locais (19 horas em Portugal Continental). 

Os manifestantes começaram a incendiar caixotes de lixo e scooters que estavam estacionadas na Rue de Bercy, perto da estação Gare de Lyon. Face a este comportamento dos manifestantes, a polícia teve de intervir para interromper o protesto.

Ao mesmo tempo, as chamas propagaram-se e o fogo ganhou uma proporção maior, com uma coluna de fumo negro a elevar-se nos céus parisienses. 

Os bombeiros foram chamados ao local e conseguiram dominar o incêndio. 

Nas redes sociais circularam imagens e vídeos do incêndio e do fumo negro junto à Gare de Lyon. 

Um dos vídeos mostrava os manifestantes que tentaram impedir que os bombeiros conseguissem chegar ao foco de incêndio, um comportamento que a polícia de Paris considerou ser "escandaloso". 30 pessoas foram detidas. 

Fally Ipupa é um cantor muito popular na República Democrática do Congo, que também já alcançou o sucesso global. No entanto, é alvo dos opositores do atual presidente da RD Congo Félix Tshisekedi que acusam-no de ser próximo do líder congolês e do seu antecessor, Joseph Kabila

Durante 10 anos, Ipupa não deu um concerto em França por receio de protestos. Em 2017, desistiu de um concerto que já estava agendado no Le Cigale, em Paris. 

A Gare de Lyon é uma das principais estações de comboios da capital francesa. 

[Notícia atualizada às 18h48]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório