Meteorologia

  • 16 MAIO 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 21º

Aumenta para oito o número de mortos em atentando no Paquistão

Pelo menos oito pessoas morreram e 25 ficaram feridas num ataque suicida contra uma patrulha policial junto a um templo sufi na cidade de Lahore, indicaram fontes oficiais.

Aumenta para oito o número de mortos em atentando no Paquistão
Notícias ao Minuto

10:07 - 08/05/19 por Lusa

Mundo Lahore

"Oito pessoas, entre as quais cinco polícias, morreram e outras 25 ficaram feridas, incluindo agentes", disse o chefe da polícia do Punjab, Arif Nawaz Khan, numa conferência de imprensa acrescentando que foram utilizados sete quilos de explosivo num ataque que visou unicamente o corpo de Polícia.

Anteriormente, o primeiro balanço oficial dava conta de cinco mortos e de 24 feridos.

O atentado ocorreu junto à entrada do templo sufi de Data Darbar às 08:45 (03:45 hora de Lisboa) indicou Muhammed Ishfaq, do posto de controlo da polícia de Lahore.

Segundo a mesma fonte o alvo do ataque foi um veículo de transporte de pessoal, da Força de Elite da Polícia da província do Punjab, que se encontrava a patrulhar a zona no quadro da operação de segurança que se vai prolongar durante todo o mês do Ramadão que começou na terça-feira.

"Por causa das festividades do Ramadão a segurança aumentou, especialmente nos locais de culto", disse Ishfaq.

O primeiro-ministro do Paquistão, Imra Khan, condenou o ataque e demonstrou "dor pela perda de vidas".

No passado dia 12 de março, pelo menos 20 pessoas morreram, mais de metade paquistaneses da minoria xiitas, e 40 ficaram feridas na sequência de um atentado à bomba num mercado na zona ocidental do país.

Mesmo assim, de acordo com as autoridades a violência terrorista diminuiu no Paquistão desde que o Exército lançou uma operação nas zonas tribais do noroeste do país, em junho de 2014, e que mais tarde foi alargada ao resto do território.

Desde o início da operação morreram 3.500 alegados terroristas, segundo dados que têm sido divulgados pelo Exército, mas que não foram verificados junto de fontes independentes.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório