Meteorologia

  • 18 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 20º

Trump felicita México pelo aumento de detenções de imigrantes ilegais

O Presidente norte-americano, Donald Trump, felicitou hoje o México por aumentar o número de detenções de imigrantes ilegais na sua fronteira com a Guatemala.

Trump felicita México pelo aumento de detenções de imigrantes ilegais
Notícias ao Minuto

18:43 - 02/04/19 por Lusa

Mundo Estados Unidos

"Vários anos depois, o México detém agora um grande número de pessoas na sua fronteira do sul, principalmente com a Guatemala, Honduras e El Salvador", afirmou Trump na sua conta da rede social Twitter.

"TODOS [estes países] retiravam dinheiro dos Estados Unidos durante anos, e sem fazerem NADA, ABSOLUTAMENTE NADA por nós", acrescentou.

As declarações do Presidente norte-americano surgem após ter ameaçado, na semana passada, fechar a fronteira com o México se os fluxos de imigração ilegal no território mexicano não diminuíssem.

O México recebe todos os anos milhares de migrantes ilegais com destino aos EUA, sujeitos a roubos, sequestros, violações e assassinatos por parte de grupos criminosos, bem como abusos de autoridades corruptas.

Desde meados de outubro do ano passado, milhares de migrantes, a maioria naturais das Honduras e de El Salvador, iniciaram um êxodo em grupos para se sentirem mais seguros durante a passagem pelo território mexicano, com o objetivo de chegar aos Estados Unidos da América (EUA).

A 23 de março do mês passado, uma caravana com mais de 1.200 migrantes iniciou uma viagem pelo sudeste do México após passarem dois meses parados no Estado de Chiapas à espera que as autoridades lhes dessem uma carta de visitante por motivos humanitários.

Na sexta-feira passada, o Presidente norte-americano voltou a insistir no encerramento da fronteira do sul com o México, ameaçando que o podia fazer já esta semana se o país vizinho não detivesse "imediatamente" toda a imigração ilegal.

Algumas ONG, nomeadamente a Pueblo Sin Fronteras (Povo sem Fronteiras), denunciaram que a secretária do Governo mexicano, Olga Sánchez Cordero, legitima a política migratória "severa" dos Estados Unidos.

Donald Trump criticou o que considerou ser a inação por parte do México, Guatemala, Honduras e El Salvador, para diminuir o fluxo de imigrantes, considerando que os três países não "fazem nada" pelos norte-americanos.

De acordo com os últimos dados do Departamento de Estado, em 2018 os EUA aprovaram ajudas diretas no valor de 120 milhões de dólares para Guatemala, 80 milhões para Honduras e 58 milhões para El Salvador.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório