Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Al-Baghdadi, líder do ISIS, terá escapado a 'golpe de estado' no grupo

Foi Abu Bakr al-Baghdadi quem autoproclamou o grupo terrorista como Estado Islâmico.

Al-Baghdadi, líder do ISIS, terá escapado a 'golpe de estado' no grupo
Notícias ao Minuto

20:55 - 07/02/19 por Pedro Filipe Pina

Mundo Estado Islâmico

O líder do autoproclamado Estado Islâmico (ISIS) terá sobrevivido a uma tentativa de usurpação de poder no seio do grupo terrorista.

O episódio terá ocorrido no mês passado, reporta o The Guardian.

Abu Bakr al-Baghdadi é um dos homens mais procurados do mundo. Foi ele que, em junho de 2014, foi escolhido para liderar o suposto califado que o grupo terrorista criou.

Ao longo dos últimos anos, poucas imagens suas foram divulgadas, embora tenha sido sempre claro que ele era a figura que liderava o grupo jihadista. Chegou a ser avançada a sua morte, algo que depois não se comprovou.

O ISIS chegou a controlar vastas partes do território do norte do Iraque e da Síria. Nos últimos anos o grupo tem sofrido diversas perdas e recuado.

Nesta fase, os extremistas encontram-se encurralados pelas Forças Democráticas Sírias (SDF) no leste da Síria, controlando menos de 1% do território do califado.

A tentativa de 'golpe de estado' no seio do grupo terá sido levada a cabo por estrangeiros que se juntaram aos militantes extremistas na Síria. Entre eles estariam algumas figuras muito próximas de Abu Bakr al-Baghdadi.

Terão havido confrontos, com Abu Bakr al-Baghdadi a escapar a tempo, segundo revela o jornal britânico. Entretanto, o Estado Islâmico colocou a prémio a cabeça de um dos golpistas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório