Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Estado Islâmico controla menos de 1% do território do califado

O grupo Estado Islâmico (EI) controla agora menos de 1% do território que autoproclamava como seu califado, que antes se estendia a regiões do Iraque e da Síria, anunciou hoje a coligação internacional anti-'jihadista'.

Estado Islâmico controla menos de 1% do território do califado
Notícias ao Minuto

17:51 - 07/02/19 por Lusa

Mundo Coligação

Os extremistas estão agora encurralados pelas Forças Democráticas Sírias (SDF) no leste do país, depois da aliança árabe-curda com apoio da comunidade internacional ter conseguido libertado cerca de "99,5% dos territórios sírios controlados pelo EI", segundo a coligação.

As SDF estão a conduzir uma operação na província síria de Deir Zor contra o último reduto dos radicais islâmicos perto da fronteira do Iraque, que tinha sido suspensa nos últimos dias porque o exército da coligação no terreno afirma que estão a ser usados civis como "escudos humanos".

"À medida que continuamos a pressionar os restantes combatentes do EI numa praça cada vez menor -- menor que 1% do califado original --, eles tentam fugir misturando-se com mulheres e crianças inocentes que tentam escapar do conflito", lê-se na declaração enviada à agência France Presse.

Segundo o Observatório Sírio para os Direitos Humanos, desde o início de dezembro que mais de 37 mil pessoas, maioritariamente famílias dos extremistas, fugiram da última região ocupada pelo EI, sendo que cerca de 3.400 são 'jihadistas'.

Iniciado em 2011, o conflito na Síria já provocou mais de 360 mil mortos e milhões de refugiados, numa situação que se tem tornado mais complexa com o passar dos anos graças ao envolvimento de países estrangeiros e grupos terroristas num território cada vez mais fragmentado.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório