Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Artes marciais são boas para a memória

Não haverá nada mais benéfico, a nível de exercício físico, do que uma modalidade que trabalhe o corpo e a mente.

Artes marciais são boas para a memória
Notícias ao Minuto

13:15 - 27/02/18 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Artes

As artes marciais obrigam a um esforço do cérebro por vezes maior que o próprio esforço físico. Além disso, crianças que pratiquem taekwondo ou outra modalidade do género, apresentam melhores notas a matemática do que as que não praticam, aponta um estudo no qual, juntamente com outros dados do género, levou um grupo de investigadores a questionar se as artes marciais ajudam a desenvolver mais o cérebro ou se indivíduos com estas caraterísticas tendem a escolher este tipo de actividades.

O ponto que serviu de base a esta investigação focou-se no argumento de que tanto o exercício como a prática do mindfulness beneficiam a atenção do ser humano, e as artes marciais integram ambos os aspetos.

À amostra de 21 praticantes adultos de artes marciais e 27 sem experiência em desporto, foi analisada a atenção em três tipos: alerta, orientação e execução. A atenção alerta é a que mais se associa à modalidade referida no estudo, que se notou ser superior nos indivíduos praticantes e que tal era tão maior quantos mais fossem os anos durante os quais se praticasse artes marciais.

Os resultados permitiram assim provar que as artes marciais têm de facto melhorias a nível do cérebro, que não se cingem ao período em que a modalidade é praticada.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório