Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Exame de sangue deteta Alzheimer anos antes dos primeiros sintomas

A descoberta foi feita por investigadores australianos e japoneses e promete identificar a doença com bastante antecedência.

Exame de sangue deteta Alzheimer anos antes dos primeiros sintomas
Notícias ao Minuto

16:13 - 05/02/18 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Alzheimer

Identificar o Alzheimer através de um dos exames mais simples e económicos – análise ao sangue – é uma realidade que se prevê estar para breve.

Conta um estudo publicado na revista Nature que é possível identificar com precisão proteínas tóxicas associadas à doença o que se traduz como algo muito positivo para o estudo desta doença, que começa a desenvolver-se entre vinte e trinta anos antes de surgirem os primeiros sintomas.

Até hoje, o Alzheimer desafia a medicina já que não há tratamento definido. Com a possibilidade de se identificar a doença anos antes de os primeiros sintomas se desenvolverem, a procura por uma cura ganha novas possibilidade já que até então, quando a doença era identificada, o paciente já havia perdido diversas células cerebrais, o que impossibilitava a recuperação da memória.

Além de ser mais acessível, o teste sanguíneo apresenta-se ainda como mais prático e menos invasivo que os exames de ressonância magnética cerebral, utilizados anteriormente nos doentes com Alzheimer.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório