Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Comer mais vegetais pode ajudar a travar a demência

Uma porção de vegetais por dia é o suficiente para manter o cérebro até 11 anos mais jovem.

Comer mais vegetais pode ajudar a travar a demência
Notícias ao Minuto

18:04 - 21/12/17 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle Estudo

Está mais do que cientificamente provado de que o declínio cognitivo pode andar de mão dada com as más escolhas alimentares que, por seu turno, andam quase sempre lado a lado com outros maus hábitos, como o sedentarismo e o tabagismo.

Uma alimentação saudável, variada e equilibrada é meio caminho andado para melhorar a saúde e o desempenho do cérebro – especialmente quando se ingerem determinados alimentos, como os frutos secos -, mas, sabe-se agora, a ingestão diária de vegetais pode fazer toda a diferença.

De acordo com um estudo do Centro Médico da Universidade Rush, nos Estados Unidos, os idosos que comem uma porção de vegetais por dia conseguem ter um cérebro até 11 anos mais jovem do que aqueles que não incluem verdes na alimentação.

Escreve o Mirror que 200 gramas de alface (numa salada) ou 100 gramas de vegetais de folga verde escura cozinhados são o suficiente para travar a demência, uma vez que o cérebro fica mais jovem, ativo e capaz.

O estudo norte-americano comparou os hábitos alimentares e o desempenho cognitivo de um conjunto de idosos sem demência (960 no total e com uma idade média de 81 anos) e notou que aqueles que comiam até 1,3 doses de vegetais por dia apresentavam um melhor performance cognitiva.

Passados dez anos de análise, os investigadores notaram que os idosos que comiam mais vegetais por dia apresentavam uma taxa de declínio menor e mais lenta, acabando por ficar com um cérebro cerca de 11 anos mais jovem do que os demais.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório